SEMPRE TIVE em conta o comentário do topetudo - hoje em dia nem tão topetudo assim - HELDER MOURA mesmo quando ele defendia a FIGURA POLÍTICA MAIS ESQUISITA DESTE ESTADO: Zé Maranhão (PMDB). Mas, de uns dias pra cá seus comentários têm, pelo menos, em meus conceitos decaídos. Mas, nada que uma tragada numa boa cachacinha xixi de cabrita não resolva. Quero, portanto, comentar uma análise do Helder. Cito-o e depois volto para comentá-lo.
[...] eis que o Senado, pra não ficar atrás, também fez seu teatrinho. Sem praticamente qualquer discussão, os senadores aprovaram projeto de lei caracterizando a corrupção como crime hediondo. [...] Tudo teatro. Os senhores senadores aprovaram rapidinho, porque estão com medo. Com medo do futuro de seus mandatos. Com medo da guilhotina que os protestos levaram às ruas. Eles continuam seguindo a cartilha da maior hipocrisia do mundo, a exemplo de seus colegas deputados. E a população agora sabe que eles são covardes, têm medo das ruas.
VOLTEI.
SERÁ MESMO MEDO, meu caro PAIAKAN? Bom, primeiro rejeitar a ideia de TEATRO aplicado a atos políticos GOLPISTAS que as casas legislativas do nosso PAÍS estão dando nestes últimos dias. HELDER, caríssimo jornalista, TEATRO é outra coisa: TEATRO é arte - acho que a palavra arte é muito discutida por aloprados teóricos pós-graduados, né? Mas, enfim, imaginemos que sabemos o que significa arte e fica isto aí mesmo -. OS SENADORES estão COM MEDO? É análise SIMPLISTA. Entender as AÇÕES CONTEMPORÂNEAS dos nossos parlamentares como BATER PINO, MEDO, etc. é deixar-se atolar por simplificações que em nada ajudam a compreensão do que, realmente, está acontecendo em Brasília.
TAIS MANIFESTAÇÕES, caríssimo Helder, não fazem sequer cócegas, quanto mais AMEAÇAR mandatos dos que lá já estão e daqueles pretensos, futuros zumbis políticos do nosso PARLAMENTO. Não te deixes enganar por estas "CENAS" tão mesquinhas do nosso Congresso, cenas GOLPISTAS. HAVERÁ SIM eleição em 2014, elegeremos SIM deputados, senadores, governadores e presidente. Não importa se TEREMOS OU NÃO uma REFORMA POLÍTICA - que pelo visto, será mesmo ditada pelo CONGRESSO -. É ser INGÊNUO DEMAIS pensar que MUDANDO as regras do JOGO muda-se o JOGO, pelo menos, NO BRASIL. Renan Calheiros estará lá, provavelmente, José Sarney (caso já não esteja MORTO) SEVERINO CAVALCANTI, Maluf (que hoje anda de mãos dadas com LULA), Fernando Collor e tantos OUTROS que nos repugna e nos embrulha o estômago - afinal, nossos estômagos são sensíveis! -.
LEIS temos aos montes em nosso país. A aprovação de uma lei que caracteriza a CORRUPÇÃO como CRIME HEDIONDO (ridículo que necessitemos de uma lei específica assim!) é uma PIADA num país como o nosso - DE OUTRO MODO, SEMPRE EXISTIRÃO ROMBOS ENORME QUE OS 'OPERÁRIOS DO DIREITO' CONSEGUIRÃO ENFIAR A BUNDA E A CABEÇA DO CORRUPTO LIVRANDO-O DO CADAFALSO, tem sido assim nos últimos 500 anos -. A propósito, temos a lei MARIA DA PENHA, A LEI SECA e tantas outras LEIS e me pergunto: são, realmente, executáveis? Valem mesmo alguma coisa?
CONCORDO que os nossos parlamentares são HIPÓCRITAS, mas, afinal, se eles são NÓS TAMBÉM SOMOS. Eles são produto de nossos VALORES, de nossa CULTURA, ou seja, ninguém chega a BRASÍLIA para se corromper, ser corrompido. Tudo começa muito cedo e em casa. Dá pra IMAGINAR um Brasil sem corruptos da noite para o dia? Vivemos praticamente 500 anos desta forma. TALVEZ, nossos TATARANETOS não sintam mais TESÃO em roubar velhinhas... Um dia, quem sabe? (rs)
O que HELDER chama de COVARDIA eu prefiro chamar de GOLPE, ESTRATÉGIA, porque assim dizendo orienta melhor a quem me ler; faz refletir melhor a dinâmica política do nosso país. Quem tem as armas e a violência institucional não precisa TEMER, mas, é fato, precisa saber articular, pensar, engabelar, usufruir ao máximo de suas cartilhas políticas. MEDO temos nós, pobres eleitores falidos que PEDIMOS socorro para esta democracia imaginária, esquizofrênica, portadora de câncer.
Todas estas matérias votadas em FAVOR DO POVO, na verdade, são INÓCUAS na prática. Como disse uma vez o nosso IMPERADOR D. PEDRO I: "Tudo farei para o povo; nada, porém, pelo povo". Talvez, seja esta a mentalidade que GOVERNA o nosso PARLAMENTO. Alguma dúvida? PARA OS QUE AINDA SONHAM, talvez, valha a PENA sonhar. Tenho dito!!!!