segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Como nasce um cabra da peste: Toinho do Sopão diz que Zé Maranhão não foi HOMEM suficiente

O deputado Toinho do Sopão (PTN), pré-candidato a prefeito de João Pessoa, resolveu destampar o caldeirão de sua sopa e "acusar" o ex-governador Zé Maranhão (PMDB) de, praticamente, ser um político frouxo. Motivo da querela? Bom, Toinho revelou que no segundo turno das eleições do ano passado (2010) ele aceitou o convite de Zé Maranhão para ajudá-lo no segundo turno em "represália" às práticas do, então, candidato a governador Ricardo Coutinho quando prefeito de João Pessoa. Toinho disse que não aprovava a política da BOMBADEIRA que o ex-prefeito Ricardo Coutinho, hoje, governador do Estado, aplicava aos ambulantes do centro, aos camelôs e por isto resolveu partir para o lado de Zé temendo que o ex-prefeito e candidato, naquela altura, a governador, vencesse a campanha e ampliasse o massacre que praticava aos camelôs e ambulantes de João Pessoa em escala estadual. Disse Toinho sobre a adesão a Zé no segundo turno: "Foi um protesto contra Ricardo". Mas, o deputado Toinho do Sopão que ainda não sabe a hora de calar e a hora de falar, abriu artilharia contra o ex-governador derrotado e disse: "Ele (Maranhão) não foi homem suficiente". Respondeu isto sobre o apoio oferecido a Maranhão. Em que Zé não teria sido "homem suficiente" que levasse Toinho a publicizar a sua "mágoa" contra o ex-governador? Terá sido por causa daquele TEMPERO que Zé prometera e, provavelmente, não cumprira? Terá sido pouco COMINHO e COLORAU em demasia no SOPÃO de Toinho o motivo para deixá-lo, assim, meio vermelhinho de "raiva"? Vai ver, Toinho só está ensaiando um MOTE para enfrentar Zé nos debates que irão acontecer no próximo ano. Tenho dito!

*Ajude o blogueiro a ganhar dinheiro: clique nos anunciantes

Não é fácil ser POLÍTICO no Brasil não é mesmo?


Professores universitários sem mestrado e doutorado? É a proposta do PLS 220/2010

Está em tramitação no Senado o Projeto de Lei 220/2010 que modifica o artigo 66 da Lei 9.394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que exige que professores universitários tenham diploma de pós-graduação –especialização, mestrado ou doutorado. De acordo com o projeto de lei, os docentes de instituições públicas e privadas poderiam lecionar apenas com o diploma de graduação, desde que contratados em regime temporário.
O projeto é considerado um retrocesso pelas autoridades e especialistas do setor educacional. Para assegurar um mínimo de qualidade ao ensino superior, a LDB recomenda que pelo menos um terço dos professores das instituições de ensino superior tenha título de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Essa determinação é acatada pelas universidades públicas e por várias universidades confessionais, mas desprezada por muitas universidades privadas - principalmente as que foram criadas nos últimos anos.
Alegando que não há mestres e doutores em número suficiente para lecionar nessas universidades, o relator do projeto, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), deu-lhe parecer favorável. O argumento usado é o mesmo dos dirigentes de várias escolas particulares. Segundo eles, haveria déficit de docentes titulados em várias áreas. "Um profissional com experiência tem muito a ensinar, mesmo que não tenha pós-graduação. Por outro lado, há aqueles que terminam a graduação e emendam com o mestrado. Que experiência têm eles para passar?", diz Ana Maria Souza, da Anhanguera Educacional.
Os especialistas, contudo, afirmam que os portadores de título de mestrado e doutorado têm sólido preparo teórico e conhecimento de técnica de pesquisa e metodologia científica - competências que os portadores de diploma de graduação não têm. Eles também alegam que o País tem 4,7 mil cursos de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e fiscalizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes). Anualmente o Brasil forma 50 mil novos mestres e doutores. Hoje, 56% dos professores universitários são pós-graduados e a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é que esse número chegue a 75%.

Opiniões
A Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) divulgou uma nota oficial em que se posiciona de forma contrária ao projeto de lei.
A ANPG propôs e aprovou uma moção na Assembleia Geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação dos Pós-Graduandos em Engenharia Elétrica da Unicamp (APOGEEU) também se manifestou com umamoção sobre o assunto.
“Os investimentos em formação de mestres e doutores precisam ser ampliados no Brasil, é fato.  A preparação que o mestrado e o doutorado oferecem aos futuros docentes é essencial para a garantia da qualidade da graduação, e disso não podemos abrir mão", opina a presidenta da ANPG, Elisangela Lizardo.

Negócio
Para os dirigentes de universidades públicas, se as universidades privadas enfrentam problemas para contratar docentes com mestrado e doutorado, o motivo não estaria na falta de pós-graduados em número suficiente, mas nos baixos salários. "O gargalo está nas más condições de empregabilidade que as instituições particulares oferecem", diz o professor Roberto Piqueira, da Escola Politécnica da USP.
Além de desprezar as atividades de pesquisa e extensão, que são fortemente enfatizadas pela LDB, os grupos nacionais e internacionais que são donos de instituições de ensino - muitos dos quais com ações cotadas em bolsas de valores - demitiram os docentes mais experientes e contrataram bacharéis recém-formados, com o objetivo de reduzir custos.

Possível veto


Haddad observou que o Governo Federal vem investindo, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na formação de pessoal com pós-graduação. A presidenta Dilma anunciou 100 mil bolsas de estudos para cursos no exterior, até 2014, no âmbito do programa Ciência Sem Fronteiras. 
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou ser contrário à mudança. Segundo Haddad, a presidenta da República, Dilma Rousseff, também não concordaria em reduzir a exigência de qualificação de professores da educação superior. A proposta foi apresentada em agosto do ano passado, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Foi aprovada na comissão e está desde o início de julho na Ordem do Dia da casa, à disposição para ser apreciado pelo Plenário.

Se aprovado no Senado, o projeto deve ainda passar pela Câmara dos Deputados, antes de chegar às mãos da presidenta, que poderá sancioná-lo ou vetá-lo.   

* Da Redação com informações do Estado de São Paulo e Ministério da Educação

Fonte: ANPG

Em defesa de Cícero Lucena

Pelo visto, a candidatura do senador cristão Cícero Lucena (PSDB) é mesmo uma "realidade". Ou seja, "é pra aguentarmos Cícero III". Bom, o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) defendeu o nome de Cícero para prefeito de João Pessoa e disse mais: "A nacional do partido já determinou e é uma orientação geral que se lancem candidatos próprios na maioria das capitais e existe uma determinação e ela precisa ser respeitada". Quando indagado se não há possibilidade de uma reversão do nome de Cícero, o deputado respondeu: "É prego batido, ponta virada". Prego no coração do povo, ponta virada no juízo da oposição. Tenho dito!

*Ajude o blogueiro a ganhar dinheiro: clique nos anunciantes


Luiz Couto X Luciano Cartaxo: que será, que será que andam suspirando pelas ALCOVAS?

Pois é, pois é, pois é... O deputado Luiz Couto (PT) que ama o governador Ricardo Coutinho (PSB), que se congratula com o governo de Ricardo, que faz tudo por Ricardo, até ficar contra a decisão de seu próprio partido, que deseja veementemente a reeleição de Luciano Agra a prefeito de João Pessoa, que diz que não há governo no mundo melhor e mais republicano do que o de Ricardo Coutinho resolveu, hoje, alfinetar a pré-candidatura do deputado Luciano Cartaxo: "Nós do PT precisamos aprender a não brincar de eleição, eleição é coisa séria e tem que ser discutida". Bom, até onde sei, as posições de um Couto estão mais viradas para um Coutinho e o resto do PT que se dane, não é não? Tenho dito!

*Ajude o blogueiro a ganhar dinheiro: clique nos anunciantes

À noite Lady Gaga e de dia Jo Calderone: perspectivas de gênero

Muita gente está meio assustada com a "bagunça" em que anda o mundo de gênero. Isto é, se se quiser, já se pode mudar o gênero conforme a circunstância. Bom, pela manhã você pode ser "homem" e à noite ser mulher; no dia seguinte você pode ser uma drag-queen ou uma travesti. Muitos estudiosos acadêmicos têm visto nisto e com grande euforia uma espécie de "libertação" de antigos modelos muito rígidos, isto é, uma libertação dos tempos em que só se podia ser homem ou mulher de acordo com o aparelho reprodutor: se você nasceu com um pênis seria homem e teria de morrer assim e qualquer "inversão" de gênero o assunto era logo tratado ao nível da patologia mental; se nascesse com uma vagina teria que seguir o mesmo destino daqueles que nasceram com pênis: mulher no nascimento até a morte. Bom, a perspectiva de uma MULTIPLICIDADE de gênero animou bastante os estudiosos acadêmicos. Eles viram nesta "bagunça" uma grande possibilidade de libertação e uma pluralização da identidade do sujeito. Isto que dizer que, o indivíduo moderno/pós-moderno conforme a perspectiva teórica que se analise isto tudo é um indivíduo pluri-identitário, isto é, ele consegue percorrer sem se abalar os diversos espaços de constituição de gênero, suas práticas, seus desejos, etc. Entretanto, talvez, haja nisto tudo mais euforia e desejo de liberdade dos antigos padrões do que, verdadeiramente, a invenção de algo novo, de algo que transcenda o velho regime, o antigo modelo de gênero. Há uma confusão teórica de gênero em curso. Só para esclarecer um pouco mais, por exemplo, as travestis aparecem em estudos etnográficos como uma espécie de entre-meio, como um cordão muito esticado, uma espécie de abismo que liga o homem verdadeiro à mulher verdadeira. Quer dizer, a travesti embora do ponto de vista estético, do ponto de vista de suas práticas e de seus desejos seja "semelhante" à mulher, é considerada HOMEM por conta do seu aparelho reprodutor, isto é, por conta do seu pênis; nalguns casos, elas são consideradas um novo GÊNERO, daí a ideia de multiplicidade (vários) de gênero no mundo contemporâneo ou são consideradas personalidades QUEER (estranhas) conforme a teoria pela qual a travesti é investigada. Mutas travestis respondem aos pesquisadores que são mesmo homens embora tenham "CABEÇA DE MULHER". Respondem unicamente que são homens por conta do pênis que carregam no meio de suas pernas. Não fosse o pênis, então, seriam MULHERES de verdade. Bom, esse papo levanta muitos questionamentos e não raras vezes os questionamentos para serem respondidos exigem muita erudição. Bom, de qualquer modo, as linhas gerais sobre as "confusões" em torno das constituições de gênero estão postas. 

*Ajude o blogueiro a ganhar dinheiro: clique nos anunciantes




Dia-a-dia com as gatinhas de lingerie


Testando a paciência...

Notícias de bastidor dão conta que o presidente da EMLUR, Coriolano Coutinho, será EXONERADO do cargo na prefeitura e em SEGUIDA será PROMOVIDO a um cargo no Estado. Vai ver, o governador Ricardo Coutinho (PSB) esteja mui necessitado de alguém para COMPRAR carne para o Estado... Oh, my God... Como diz a música: "Ainda somos os mesmos como nossos pais". Tenho dito!

*Ajude o blogueiro a ganhar dinheiro: clique nos anunciantes

Homofobia faz vítima em Cabedelo


Karoline Zilah
Ainda conforme a Polícia Civil, a briga começou por volta da 1h30. Um representante do Golfinho informou pelo Twitter que o fato aconteceu na praça em frente ao bar, e não dentro de suas dependências. Um jovem identificado até o momento apenas como Max foi assassinado ao tentar apaziguar uma discussão na frente de um bar na Praia do Jacaré, em Cabedelo, na madrugada desta segunda-feira (8). De acordo com a delegada Aurelina Monteiro, da 7ª Delegacia Distrital, a discussão teria começado devido a comentários discriminatórios feitos por dois homens contra um rapaz que dançava com amigas na área externa do Golfinho Bar. Dois homens, um deles conhecido como Aluísio, teriam agredido verbalmente um rapaz homossexual. O grupo começou a discutir e, na tentativa de apaziguar a situação, Max acabou sendo baleado por um dos dois homens que iniciaram o desentendimento. Uma segunda pessoa teria ficado ferida. Seria funcionário de uma das bandas que se apresentava, mas seu nome ainda não foi divulgado. Segundo a delegada Aurelina, as testemunhas do crime informaram os primeiros nomes dos dois acusados, mas eles ainda estão foragidos. A Polícia Civil tenta identificar todos os envolvidos no caso para convocá-los a prestar depoimento. O corpo de Max foi levado para a Gerência de Medicina Legal (Gemol), onde a família poderá fazer o reconhecimento.
Fonte: Paraíba1