segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Semana Nacional de Mobilização da APG/UFBA começa na próxima semana
 A Associação Nacional de Pós-Graduandos da Universidade Federal da Bahia (APG-UFBA) organizou a Semana Nacional de Mobilização pelo PL dos Pós-Graduandos para a primeira semana de Dezembro, tendo em vista que até o dia 21 de novembro os estudantes encontravam-se em recesso. As atividades abrangem panfletagens e debates sobre a pauta nacional dos estudantes no que se refere às bolsas de Pós-Graduação, política permanente de valorização das bolsas, PL dos pós-graduandos, a Pós-Graduação no Brasil, na Bahia e na UFBA e as pautas estudantis locais.
 
Leia abaixo a carta de divulgação da Semana: 

SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO
APG-UFBA/ ANPG

“40% de Reajuste Já! Por uma Política Permanente de Valorização das Bolsas” 

Colegas estudantes da pós-graduação da UFBA, 
 
Sabemos que o desenvolvimento da ciência e tecnologia é fundamental para um país soberano e que o caminho para conquista desta soberania começa pela valorização dos pesquisadores e pela garantia das condições dignas de pesquisa. 
Entretanto, o que se viu nos últimos anos é contraditório com essa necessidade: corte da bolsa “auxílio defesa”, não garantia da 13º bolsa, exclusão dos pós-graduandos do direito à assistência estudantil (vagas nas creches, residências e acesso aos restaurantes universitários), acrescido do fato de que apenas 30% dos estudantes de pós-graduação são bolsistas no Brasil! 


 
Somada a essa situação calamitosa, chegamos a 2012 completando 4 anos sem nenhum reajuste no valor das bolsas de pesquisa, com um déficit inflacionário de 40% !! Este quadro levou a estudantes de pós-graduação de todo país, junto a suas entidades representativas (APG´s e ANPG) a iniciarem uma forte mobilização na luta pelo reajuste imediato de 40% no valor das bolsas de pesquisa e por melhores condições de estudo e pesquisa, mobilização essa que já conquistou a licença-maternidade para as pós-graduandas, bem como permitiu o reajuste de 10% das bolsas em julho de 2012, e ainda arrancou o compromisso do MEC de um novo reajuste de mais 10% para o início de 2013. 
 
Tais conquistas mostram sim a força do movimento estudantil da pós-graduação, porém, essas foram vitórias parciais! É preciso que o governo federal inverta sua prioridade: recomponha os cortes de 2012 que atingiram diretamente o MEC e o MCTI e pare de destinar o dinheiro da União para o Superávit Primário! 
 
Na UFBA a situação da pesquisa e da pós-graduação não é diferente! As condições das salas de aula e laboratórios é ruim, faltam professores, faltam bolsas, nosso acesso a assistência estudantil é ínfimo e ainda temos nossa autonomia enquanto movimento estudantil atacada! 
 
Colegas! Em novembro, a Associação Nacional de Pós-Graduandos realizou uma série de atividades em todo o Brasil para colocar na mesa do governo federal a necessidade imediata de reajustar em 40% as bolsas e valorizar a pesquisa e o pesquisador no Brasil. Como estávamos de férias em novembro, agora chegou a nossa vez de levantar as bandeiras dos estudantes da UFBA. 
 
Participe conosco da Semana Nacional de Mobilização da ANPG – APG UFBA 
 
Confira a programação aqui
 
Saiba mais pelo site: apgufba.blogspot.com.br
 
 
Da redação com informações da APG/UFBA
Peladões de São Francisco saem nus pelo bairro de Castro para protestar contra proibição
Peladões invadem prefeitura de São Francisco para protestar contra lei que punirá quem ficar nu em público
A cidade de São Francisco derrubou nesta semana por meio de uma medida a pemissão para que os cidadãos circulem nus na cidade, em especial no bairro gay de Castro, que é onde os peladões costumam caminhar à vontade. Indignados com esse cerceamento da liberdade individual, cerne da cultura da cidade desde os anos 60, ativistas tiraram suas roupas dentro da prefeitura em protesto à decisão. Policiais tentaram conter os pelados e eles foram então para as ruas, nus em pêlo. A proibição só terá efeito a partir da assinatura do Prefeito e, se isso acontecer, ficará proibida a partir de fevereiro a nudez pública.

A nova lei legislação proíbe nudez em lugares públicos com exceções para praias de nudismo e para a Parada Gay. Quem infringir a lei vai pagar multa que varia de US$ 100 a US$ 500.
"É sete dias por semana num bairro onde as pessoas moram e trabalham. Eles ficam na esquina [das ruas Market e Castro] exibindo suas genitálias para qualquer um que passe", disse Wiener, autor da proposta ao defendê-la. "Essa legislação é sobre genitálias. Não quero prender ninguém por mostrar o cofrinho ou usar biquíni".