quarta-feira, 9 de março de 2011

A casa da MÃE Joana

Em menos de cem dias e o Estado que já estava bagunçado, parece, piorou. Em menos de 100 dias DESORDEM de toda natureza: greve dos policiais, indicativo de greve dos professores, dos médicos, dos delegados, dos ondontólogos, falta remédios nos postos, nomeações a todo preço, exoneração dos pro-tempores, o negócio está bagunçado mesmo. Mas, alguém aí poderia indagar: Oh, João, e o que temos nós com a ordem? De fato, nada! Mas, também não fomos nós que JURAMOS dar uma arrumadinha no Estado. De qualquer modo, lá se vão dois SECRETÁRIOS alengando, pelo menos, o primeiro, o das secretaria de Educação - Fernando Abath - ter CONTRAÍDO uma enorme PEDRA NOS RINS; já o segundo, o da saude - Mário Toscano - ainda não disse o motivo, de fato, mas corre a boca pequena que não aguentou a secretária de saúde do município metendo o BEDELHO na sua PASTA, ficou com o bofe arfando, ou seja, falta de ar, SUFOCOU. Qualquer modo, já são dois e já se noticia mais uns 3 fora do governo. O governo está sem norte, apela a toda hora para a justiça GOVERNAR por decretos judiciários: não adianta governista dizer que é melhor que se troque agora do que mais tarde os secretários: a falta de competência DIALÓGICA deste governo é mais do que EVIDENTE, é fenomenal. Enquanto vemos o CIRCO pegar fogo e Aracilba Arrocha arrochando as finanças do Estado do outro lado da rua tem gente tomando uísque com água de coco e comentando: deixa fazer, deixa passar. A ordem liberal do Estado só contempla os seus apadrinhados. No mais: fumo para o povo.

Pelas costas

O bafafá já é grande. 2012 está nas ruas. E segundo se comenta claro, pelos bastidores, Cássio Cunha Lima poderá barganhar com Veneziano Vital do Rego a candidatura de Diogo Cunha Lima. Pois é, em troca do apoio de Veneziano a Diogo, Cássio comporia com Veneziano em 2014. Pelo visto, o mago Coutinho que bote as COSTELETAS de molho. O bicho parece que vai pegar pro lado dele. Mas, ainda segundo se comenta, tudo vai depender da posição do STF sobre a LEI DO FICHA LIMPA. Caso Cássio fique mesmo inelegível, essas articulações facillmente seriam concretizadas, mas ficando Cássio elegível, aí sim, o pau comeria. De qualquer modo todo esse furdunço se dá em prol da BOA SAÚDE da oposição. Enfim, vamos esperar os detalhes do boato!

Toscano a vida: gordura demais na SAÚDE!

Pelo que se comenta nos bastidores políticos a FOLIA do GOVERNO não foi nada boa. Não teve sal de fruta que ARRUMASSE o estômago do secretário de SAÚDE, o cardiologista Mário Toscano. Pelo visto, vai sair à toscana do governo Ricardo Coutinho. Segundo se comenta, o grande motivo do cardiologista deixar a pasta é a PENTELHAGEM da secretária de saúde do município Roseana Meira. Bem, o ex-secretário de Educação, Fernando Abath, pediu pra sair alengando PEDRAS NOS RINS, e o doutor Mário, que vai alegar? Acho que vai dizerque tá com o BOFE ARFANDO = falta de ar, sopro no coração. Pelo que se comenta, ele também dará uma desculpa em ENTREVISTA coletiva para as próximas horas. A doença é que é suspeita. Pelo visto, o cardiologista prefere não AGITAR as válvulas do seu coração. Vá lá, doutor, o senhor tem uma vida para zelar e não vale a pena ENTUPIR com as gorduras do governo o vosso coraçãozinho.

Pai, Filho e Espírito, mas não tão santo assim

Sinceramente, cá para nós, não acho que a OPOSIÇÃO esteja DESRESPEITANDO o chamado PACTO DOS 100 DIAS. Isto é, um "acordo" firmado de tréguas em que a oposição não faria nenhum tipo de crítica ao governo antes do seu estabelecimento de fato. A imprensa local tem divulgado que a oposição não cumpriu com a PALAVRA. Bem, particulamente, a julgar pela QUALIDADE da oposição que se faz ao governo, fico com alguns BLOGUEIROS que TRABALHAM mais do que os deputados de oposição e no mais das vezes não ganham nada para isto, nem os CRÉDITOS do Blog. Entretanto, o deputado Luciano Cartaxo (PT) adiantou-se em justificar o por quê das críticas feitas ao governo de Ricardo Couto, pois a turma do petezão - apenas 3 deputados que apelidei de PAI, FILHO E ESPÍRITO - não pode ficar de "braços cruzados diante de algumas medidadas tomadas pelo governador Ricardo Coutinho". Não seria o caso de DESCRUZAR os braços, soltar este neném, arregaçar as mangas dos paletós caros e dar a cara a tapa pra valer? Cartaxo ainda diz que "A bancada do PT é indepente [...] O governo está sendo muito duro com os funcionários e continua sem dar atenção a saúde, educação e segurança". Se de um LADO o governo usa e ABUSA do bordão EQUILÍBRIO FISCAL, do outro lado a oposição que ainda não conseguiu tomar SOPA DE PEDRA pra ficar com o BUCHO DURO repete as mesmas histórias bobas, isto é, o governo ainda não investiu nisto, não investiu naquilo. A oposição até parece radiola velha tocando um compacto de Valdico Soriano: "Eu não sou cachorro não". Valha-me de tanta LERDEZA!

A GUERRA DOS CEM DIAS: Ricardo Imperador

Alguns portais reproduziram um texto sobre OS CEM DIAS do governo Ricardo Coutinho. Bem, eu odeio copiar os outros. Isto, porque tenho minha visão das coisas e dos pretensamente fatos. Mas, farei uma comparação dos quase cem dias do novo governo à Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra lá na EUROPA. Na Paraíba a similute dos “fatos” é gritante. Senão vejamos.  Vamos chamar Ricardo Coutinho de INGLATERRA – sua característica discursiva MORALIZADORA é assustadora – e vamos chamar os servidores públicos de FRANÇA: pro-tempores e demais categorias do Estado como Polícia Militar, Polícia Civil, Delegados, Professores, Médicos, Odontólogos, etc. – a característica, portanto, dos franceses na guerra dos cem anos foi da RESISTÊNCIA -. Guardada as devidas proporções, o conflito entre GOVERNO e Servidores caracteriza, portanto, A GUERRA DOS CEM DIAS do novo governo contra as categorias do Estado. É lamentável que por trás de um discurso moralizador se ache como fundamento discursivo uma DITADURA translúcida. Portanto, é mais do que visível, embora o objeto da GUERRA esteja protegido, é firmar-se dinasticamente no PODER. Proclamando o fim das OLIGARQUIAS paraibanas – com a morte do ex-governador Zé Maranhão – RICARDO COUTINHO inaugura, assim, o período DINÁSTICO em que a voz última do imperador é quem deve prevalecer. Morte aos Líberos Badarós da vida: fim da liberdade de expressão e IMPRESSÃO. Os CEM dias do governo Ricardo Coutinho, portanto, não tem muito o que comemorar. As obras não aparecem e o discurso de EQUILÍBRIO FISCAL, temos a sensação, não findará. A cooptação de quadros partidários de adversários políticos – caso do PMDB – é flagrante e só revela a SUJEIRA debaixo do tapete dos partidarismos institucionais; nomeações duvidosas – como é o caso da digníssima esposa do ex-governador tucano Cássio Cunha Lima  para gerir os museus na Paraíba – são flagrantes; nomeações por favorecimentos políticos como é o caso dos filhos da ex-deputada Chica Motta DESMORALIZA o serviço público e tira toda a credibilidade dos discursos moralizadores como proferido pela ex-prefeita paraibana de São Paulo, Luiza Erundina (PSB). Bem, a terminar assim os 100 dias o governo, de fato, assume para si a responsabilidade da incompetência institucional na gestão da coisa pública. Mas, não só. Lança por terra as promessas de campanha. Ao proferir a morte das oligarquias (embora esteja aliado a um OLIGARCA, Cássio Cunha Lima e disto já deu prova), lembremo-nos que este também era o mesmo discurso de Getúlio Vargas lá no final dos anos 1920 e início dos anos 1930, mas estava aliado a uma das maiores OLIGARQUIAS DO PAÍS, a EPITACISTA da qual João Pessoa era partícipe e, claro, disto soube tirar GRANDES PROVEITOS. Já não nos enganamos com os rumos políticos de uma PROVÍNCIA –recentemente ditada pelo arcebispo D. Aldo Pagotto -. O império está instalado novamente e começou, claro, pela Parahyba.

Nas teias de Sherazade: quando o moralismo vira o penico


Muitas coisas hoje me revoltam no carnaval. Umas delas é ouvir a BOA MÚSICA ser calada à força por hits do momento como o MELÔ DA MULHER MARAVILHA.  Similares que eu não ouso nem citar.
(Rachel Sherazade, âncora da TV Tambaú)

Depois que Rachel Sherazade se ‘notabilizou’ na imprensa local falando algumas asneiras sobre o carnaval, resolvi fazer um comentário à parte sobre o trecho de sua fala aí acima. Em um tom moralista em que condena a exclusão dos ricos aos pobres do carnaval parece que a narradora das mil e uma moralidades da Paraíba, Rachel Sherazade, cai também no ELITISMO e PROSELITISMO que condenava. De modo tão DITATORIAL a boa música é a que Sherazade deve ouvir, tipo, Chico Buarque, Elis Regina, Elizete Cardoso: MELÔ DA MULHER MARAVILHA é coisa de pobre que não sabe SOLFEJAR. Agora imaginem vocês um trio elétrico puxando uma turba de foliões tocando a Alla Turca do Mozart, imaginaram? Pois é! Será que a BOA MÚSICA não tem alguma coisa a ver com uma espécie de DITADURA que dita o que deve ser CONSIDERADO a boa música? Isto me parece o mesmo discurso cristão: reconhecemos as outras religiões, mas FORA do CRISTIANISMO não há SALVAÇÃO. E, assim, xintoístas, budistas, taoístas, xangozeiros, kardecistas, bramanistas, e tantos outros ismos e istas são, rapidamente, lançados ao FOGO DO INFERNO: SIMILARES QUE EU NÃO OUSO NEM CITAR. Como se percebe, o discurso da Sherazade paraibana é frágil, cheio de preconceitos cuja fundamentação não duvide é o moralismo. Libertamo-nos de algumas ditaduras, mas os saudosistas não dão tréguas. A boa música, camarada, é aquela que te agrada, que te faz alegre; é muito parecido com o bom vinho: o que melhor agrada ao paladar. Chega desse ABSOLUTISMO disfarçado da mídia que ARROGANTEMENTE decide o que é bom e ruim. Bom, nenhum sábio iria comparar a obra de Bruckner ou Wagner ao Melô da Mulher Maravilha do mesmo modo que ninguém faria uma comparação idiota entre a música de Beethoven e a de Roberto Carlos. Chega desse IDIOTISMO midiático, sem o menor respeito ao GOSTO individual. Ou será que a Rachel ainda imagina como os marxistas mais ortodoxos que é PRECISO conscientizar o povo das suas agruras? Seria o mesmo que dizer: vamos mostrar as feridas do seu corpo ao Lazarento. Tenho dito!

O maquiador de números

Não sei por que sempre que o secretário de segurança pública do Estado, Cláudio Lima, entra em algum veículo de comunicação para dar uma entrevista estala no meu JUÍZO o seguinte: "Pronto, vai começar o groguismo". Bem, eu semprei achei que o secretário toma umas e outras antes de dar entrevista, talvez, até para disfarçar a timidez diante das câmaras, mas enfim, vai ver, a voz dele é embolada mesmo por culpa da língua PRESA. O secretário deu uma escorregada feia nos últimos dias ao dizer que para CONTRIBUIR com a segurança durante o carvanal o CORPO DE BOMBEIROS cederia 1.600 homens. DESTAQUE, o corpo de bombeiros tem uma corporação de 1.300 homens. É, o secretário, de fato, está bem inteirado das suas atribuições e dos números que vive jogando a toda hora na impresa. Segundo consta, ele foi EXONERADO do cargo de secretário lá em Pernambuco porque adorava a arte da maquilagem. O MAQUIADOR DE NÚMEROS. Enquanto ele pintava 7 na mídia, o dado oficial apontava 14 e assim por diante. Vamos esperar a divulgação oficial dos números sobre crimes no Estado. Se bem que, por si só, o DADO OFICIAL já é uma maquiagem. Ser historiador me ensinou a desconfiar dos números e dos DOCUMENTOS, principalmente, os oficiais: culpa do positivismo.

O balido de Caneiro: O pacto do Futuro (clique em leia mais para assistir ao vídeo)

Eis aí um tucano LOUCO para comer girassol, minha impressão. De qualquer modo, é bastante LOUVÁVEL o chamamento para que todos os PARTIDOS se unam em prol do desenvolvimento sócio-econômico do Estado. Bem, a DESCRENÇA é tão grande que qualquer esmola nós, os pbres, preferimos DESCONFIAR. Bom, numa coisa Ruy tem razão quando diz que "O clima de PALANQUE transborda os anos eleitorais, aprofundam-se as divergências num maniqueísmo político exarcebado que já não existe em nenhum outro Estado do nordeste". É melhor vocês mesmos assistirem ao discurso do deputado.