segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O He-Man da Rede Globo

Recebi um e-mail elegantíssimo de uma colega noite passada. Dois textos e ambos assinados por Arnaldo Jabor. Imaginem vocês a histeria fim de campanha de um funcionário global, togado das certezas, distanciado de todas as ilusões, cúmplice de Deus, amigo-irmão de Jesus. Um homem que escreve como fala, teatraliza, usa da arte cadente (o cinema), irmana-se a Asmodeu para falar de qualquer um. Em um dos seus textos "A verdade está na cara, mas não se impõe" a respeito do governo Lula diz,

"Mente compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir poder. Este governo é psicopata!!! Seus membros riem da verdade, viram-lhe as costas, passam-lhe a mão nas nádegas. A verdade se encolhe, humilhada, num canto. E o pior é que o Lula, amparado em sua imagem de 'povo', consegue transformar a Razão em vilã, as provas contra ele em acusações 'falsas', sua condição de cúmplice e Comandante em 'vítima'! E a população ignorante engole tudo... Como é possível isso?"

Uma estilística pronta, toda feita, bem humorada, onde até as nádegas aparecem sem receio acenando, talvez, para dois mamas de leite, escalpeladas. Fiel, apela para todas as entendidades: razão, verdade, humildade, justiça e até para o 'povo'. Será que o Arnaldo Jabor está mesmo interessado em defender os direitos do 'povo', interessado na verdade que ele alude como certa, conhecida, mas não aceita? Será que ele nos quer fazer ENGOLIR a sua verdade, a verdade do Sistema de Comunicação poderosíssimo que ele integra e defende com sua teatralização de quinta? Jabor apela até para a VENDADA (justiça, pra não dizer outra coisa) dizendo-lhe de sua inoperância institucional. E ao dizer que Lula consegue transofrmar razão em vilã, dizer que as provas contra ele (Lula) em acusações falsas, afirma por outros caminhos que a justiça deixou de ser VENDADA pra ser VENDIDA, que a espada virou Gilete, que a razão da Justiça é psicodelismo judiciário. E sem ter para quem mais apelar, desnuda-se da máscara do humorista e privilegia, obviamente, os mecanismos de sua instrução:


A existência dessa estirpe de mentirosos está dissolvendo a nossa língua. Este neocinismo está a desmoralizar as palavras, os raciocínios. A língua portuguesa, os textos nos jornais, nos blogs, na TV, rádio, tudo fica ridículo diante da ditadura do lulo-petismo.

Por que o Jaborzão, o grande intelectualóide global, não senta as grandes nádegas que ele deve ter numa cadeira e procura se instruir mais um pouco? Dizer que a "A língua portuguesa, os textos nos jornais, nos blogs, na TV, rádio, tudo fica ridículo diante da ditadura lulo-petismo" isto sim é ridículo. Por que ele silencia sobre a ditadura midiática, da parcialidade da Rede Globo, da grande imprensa de modo geral? Deve ser porque acredita que o FASCISMO MIDIÁTICO a que ele faz parte e ocupa uma cadeira muito importante não é tão ridículo assim... Termino com um ditado do povo que diz: "Tomate no cu dos outros é refresco". Experimenta, Jaborzão.