segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A DOENÇA INTELECTUAL e sua CURA

JÁ PERCEBERAM como os intelectuais se comportam e dentre os tais os pós-graduados? Figuras socráticas, esnobes, fingidas. Tudo muito bem sabem diagnosticar, puxar, encolher, amarrar, soltar, criar, inventar e como uma espécie de pulgão sabem bem SALTAR POR CIMA. É o tipo criativo . Não há nada sobre o qual não saibam dissertar ou opinar. Negam-se a proferir "a verdade", fingem-se receiosos, mas suas análises, suas interpretações, suas avaliações, digam-me, que são? Talvez, como cantava Rita Lee tudo no final vire bosta. Mas, não para o pós-graduado,  porque no final para o intelectual tudo vira discurso. E o discurso é algo bem moderno que ele não quer abdicar; é o meio sobre o qual o intelectual pós-graduado põe ovos.
POSSO GABAR-ME de ter ido fundo, escavei muito fundo para falar tudo todas estas coisas. Intelectual pós-graduado é um bicho que adora a lama, são os repetidores da ordem. Sobrevivem de uma legislação específica. Criaram tais leis, são seus próprios juízes. Se um pós-graduado tenta escapar à regra é, rapidamente, denunciado; se quer invadir um quartel general em outro território é delatado. A vida no mundo intelectual é o da mesmice continental, arrodeado pelos louros da febre antiga. 
O saber para tais 'criaturas' é uma doença, lepra incurável. Seus intelectos reduzem-se a fagulhas. Esta casta de seres civilizados - permita-me, então, aqui lhes falar numa linguagem moral -, de seres bons, todos eles dotados dos bons modos, dos bons tons, dos bons pensamentos, dos bons sentimentos é, assim, o exemplo, o padrão, o caminho para o qual os seres selvagens - permita-me, então, mais uma vez utilizar-me da linguagem moral -,  seres maus devem percorrer. Afinal, que são os nossos institutos de educação, as nossas universidades que não enfermarias superiores
POSSO GARGALHAR, enfim, destes pobres diabos que se acreditam melhores do que os crentes de todas as nações porque o condão do saber viera-lhes afetar. Seus galardões apresentam-se na forma compactada e profundamente instruída, o título. Ah, como isto mexe com os pós-graduados. Trabalham toda a sua vida em prol de receber um título. Chegam alguns a abdicar da própria vida, neste caso, então, pela segunda vez, em favor do que chamam de carreira acadêmica. Eis, aí, então, os novos Sócrates, os Sócrates pós-modernos. Ai já se vê de que espécie são filhos. 
QUANDO, POIS um ser mau - chamemos, então, mau a um ladrão, a um assassino ou coisa parecida - rejeita todas as leis ordinárias, inclusive, a do saber, principalmente, ela, não temos aí uma espécie de cura? Cura da "cultura", deste tipo de saber amesquinhado, apequenado, soberbo que tudo sub-repticiamente reduz a seus critérios de avaliação? Quando, pois, o ladrão, o assassino põe em funcionamento outra perspectiva de avaliação, a sua própria, não faz tremer esta espécie de pulgão que se esconde por entre as portas e olha pelas brechas destas nas enfermarias superiores? Não houve, então, uma cura desta "cultura"? A sua perspectiva singular, como a força heroica de um gigante, derruba de um só golpe todas as interpretações viciadas daquela cultura e só não se impõe como deveria impor-se porque o número de doentes é muito maior do que o número dos que receberam alta deste hospital.