quarta-feira, 5 de junho de 2013

CONCURSO DO SESC: PROFESSORES DE SOCIOLOGIA SÃO HUMILHADOS


O SESC quis realmente ECONOMIZAR na formulação da prova do concurso para professor de Sociologia. A prova, exceção para a prova de LEGISLAÇÃO, pode ser considerada um LIXO. Elaborada por qualquer idiota metido a sociólogo traz QUESTÕES ESPANTOSAS e reveladoras a respeito de quem as elaborou: NÃO ENTENDE NADA DE SOCIOLOGIA. Sem grandes delongadas, a primeira questão de CONHECIMENTO ESPECÍFICO INDAGA

11. O que é fato social?
a) É o que toda pessoa que vive em sociedade realiza sem questionar.
b) É tudo aquilo que acontece em uma sociedade.
c) É tudo aquilo que traz consequências para as pessoas em uma sociedade.
d) É todo e qualquer acontecimento bem recebido pela sociedade.
e) NRA

SURPRESA, o gabarito divulgado traz como RESPOSTA CERTA a LETRA A. Só para sacanear: ENTÃO, SE MEU VIZINHO CAGAR NO MEU MURO SEM SE QUESTIONAR É UM FATO SOCIAL?  Quando penso, então, que não mais leria nenhuma COISA ESDRÚXULA nas questões seguintes, a questão de número 2 (12) faz a seguinte pergunta;

12. O que é ação social?
a) É a ação praticada essencialmente por ONGs no interesse mesmo da sociedade.
b) É a ação imposta pela autoridade representativa de determinada sociedade.
c) É qualquer ação que leva em conta ações ou reações de outros indivíduos e, por isso mesmo, é modificada.
d) É qualquer ação praticada por uma indivíduo, que interfere nas ações ou reações dos demais. 
e) NRA.

O gabarito traz como resposta a letra C. Até o termo 'indivíduos' eu já me dava por satisfeito... Só não entendi o "por isso mesmo, é modificada". Realmente, PAVOROSO. A questão de número 15 traz uma SURPRESA ainda maior. Trata-se de definir CONCEITUALMENTE sociedade. Obras inteiras e debates intermináveis não conseguiram colocar um X na questão, mas a PROVA DO SESC PARA PROFESSOR DE SOCIOLOGIA CONSEGUIU O FEITO. Vejam:

15. Seria um conceito de sociedade:
a) reunião de pessoas que acreditam unicamente em relações utilitaristas.
b) é o conjunto de pessoas que, muito embora tenham propósitos díspares, acabam por estabelecerem 
relações, sublimando, com isso, seus ideais. 
c) é uma reunião de indivíduos que decidem unirem-se, para que cada um, consiga, através do outro, realizar 
seus próprios objetivos.
d) é uma reunião de indivíduos, cônscios de suas limitações, e, portanto, decidem se associar, acreditando que 
a sociedade consiga suprir suas limitações. 
e) é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

A proposição que figuraria a um entendimento próximo de uma perspectiva CLÁSSICA seria a letra B, mas surpresa, o gabarito traz a letra E como resposta correta e aí revela a sua TOTAL IGNORÂNCIA conceitual entre SOCIEDADE e COMUNIDADE. As questões de números 16 e 17 ASSUSTAM:

16. Como podemos conceituar cultura, pela ótica meramente sociológica? [QUAL É A FUNÇÃO DAQUELA VÍRGULA ALI? KKK]
a) Quantidade de conhecimentos que os seres humanos conseguem absorver.
b) É a capacidade do ser humano de simplesmente interagir com a natureza, transformando-a.
c) A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas (a cultura dos EMOS, DOS ESTUPRADORES, DOS LADRÕES DE CALCINHAS E PUNHETEIROS DA MADRUGADA), nas normas que seguem e nos bens matérias que criam.
d) A cultura consiste essencialmente na capacidade individual de assimilar conhecimentos e também de 
transmiti-los. 
e) Cultura consiste simplesmente em criar símbolos, arte e conhecimentos.

17. Qual a diferença entre valores e normas?
a) Valores são ideias abstratas, enquanto as normas são princípios definidos ou regras que se espera que o 
povo cumpra.
b) Valores são o acúmulo de bens matérias ou morais de uma sociedade e normas são regras comportamentais 
que visam coagir os indivíduos.
c) Valores são crenças impregnadas de religiosidade, enquanto que normas são essas mesmas crenças filtradas 
pela laicidade.
d) Valores são criações abstratas de certo povo pautadas em seus costumes, e as normas seriam a positivação 
desses costumes.
e) Não há diferença, pois os valores são os pilares fundamentais de toda e qualquer norma.

A questão de número 16 já traz em seu próprio enunciado um desleixo, uma falta de preocupação total tanto com a palavra CULTURA quanto com o termo SOCIOLÓGICO. MAIS outra vez revela ignorância, uma vez que, os debates são muitas vezes transcendentais e infindáveis a respeito de uma conceituação possível, conceitual de CULTURA e não se chega ao fim; no concurso do SESC o gênio que elaborou a questão em tom de deboche inclusive conseguiu fechar o debate. A resposta conforme o gabarito para a questão de número 16 é letra C e com grave erro de grafia.
A QUESTÃO DE NÚMERO 17 também surpreende. A resposta que se acha no gabarito para tal QUIESTÃO é a LETRA A. E o elaborador da questão faz a diferença: VALORES SÃO IDEIAS ABSTRATAS o que nos leva a acreditar que QUALQUER IDEIA ABSTRATA É UM VALOR enquanto que AS NORMAS são princípios definidos ou regras que se espera que o povo cumpra. É pra GARGALHAR MUITO. Esse concurso do SESC é um enorme desrespeito com os PROFESSORES DE SOCIOLOGIA.
Para não me delongar mais neste LIXO vou apenas lançar uma última QUESTÃO que o elaborador faz aos professores de Sociologia. Pergunta ele

29. Como podemos entender a modernidade?
a) A modernidade, em verdade, teve suas origens em fins do século XIV com o movimento humanista, e sua 
proposta seria de colocar o ser humano em evidência, afastando assim uma pré determinação divina.
b) A modernidade costuma ser entendida como um ideário ou visão de mundo, relacionada ao projeto 
empreendido a partir da transição teórica operada por Descartes, numa ruptura com a tradição.
c) A modernidade advém das propostas revolucionárias pregadas pela Independência dos Estados Unidos e 
pela Revolução Francesa, onde Igualdade, Liberdade e Fraternidade seria o norte de tal movimento.
d) A modernidade seria uma resposta revolucionária aos ideais disseminados durante o período da Idade 
Média, onde até as ciências deveriam estampar a chancela da igreja romana.
e) A modernidade, de início, tinha como suporte as reformas renascentistas que se voltavam as artes. Do 
campo artístico, estas reformas penetraram furtivamente nos ideais sócio-políticos, pretextando assim certo 
“embelezamento” das relações sócias. 

EU GARGALHEI desta QUESTÃO. Gargalhei sinistramente do TARÂNTULA que formulou esta questão. Aos professores de Sociologia que PERDERAM seus preciosos tempos numa tarde de domingo tentando responder estas ASNEIRAS aqui deixo minha solidariedade, meu pesar e minhas condolências e faço votos de, na PRÓXIMA, não cair no conto dos VIGÁRIO E VIGARISTA. Tenho dito!


PS. Para ter acesso à prova na íntegra, por favor, cliqui AQUI e para ter acesso ao seu GABARITO, por favor, clique AQUI