sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Ghiraldelli X Sheherazade: judicializações imbeciloides

TODOS QUE LEEM este blogue sabem bem que não sou um admirador da ex-âncora da TV Tambaú Rachel Sheherazade. Já teci fortes críticas contra o seu pensamento. Também já havia alertado que as BABOSEIRAS que ela comenta quando diante das câmeras sofreria fortes ataques, intensa oposição. Afinal, uma coisa é ela falar para um ESTADO com forte carência educacional, farto moralismo e fortíssima pieguice intelectual como é o Estado da Paraíba; outra coisa é falar para um país continental e "imaginar" que não sofreria nenhum tipo de ataque. 
POIS BEM, a última da Sheherazade é que ela PROCESSARÁ CRIMINALMENTE o prof. filósofo Ghiraldelli Jr, prof. universitário do Estado do Rio (UFRJ). Motivo? Diz Sheherazade que INCITAÇÃO AO ÓDIO, AO  DESRESPEITO, À INTOLERÂNCIA, enfim, é CRIME: intolerância da MAIORIA contra a minoria. Por quê? Em tese, o prof. filósofo teria desejado para ela um ESTUPRO em 2014 e que logo após - o estupro - ela encontrasse um TAMANDUÁ para abraçar. 

DESCONFIO que quanto mais DEMOCRATA se torna uma pessoa mais PODRE, IMUNDA E COVARDE se tornam suas ações... Então, VIVA A DEMOCRACIA!!!!


O BURACO É AINDA MAIS EMBAIXO... O PROBLEMA não se resume apenas À PÉSSIMA FORMAÇÃO DOCENTE EM NÍVEL SUPERIOR... VENHO CRITICANDO FAZ UM BOM TEMPO O MODELO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA, A FORMAÇÃO DOCENTE. Só para se ter uma ideia da FRAGILIDADE DO SISTEMA, um aluno universitário que curse Licenciatura em História pode ser admitido pelo poder público (geralmente, os municípios, mas os Estados não se furtam a contratar), mesmo sistema privado de ensino (escolas com menor expressão ou até mesmo por grandes escolas) para EXERCER O MAGISTÉRIO sem correr o risco de ser denunciado por EXERCÍCIO ILEGAL DO MAGISTÉRIO. Mas, se um mesmo aluno universitário, que curse medicina RECEITAR um analgésico corre um sério risco de ser denunciado por EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA. Temos aí, então, DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS. Professores iletrados podem exercer o magistério e as instituições que ADMITEM estes RÁBULAS DO MAGISTÉRIO não sofrerão nenhuma punição legal. 



55% dos professores dão aula sem ter formação na disciplina

Bahia é o Estado que possui menor proporção de professores com formação






Pouco mais da metade (55%) dos professores do ensino médio da rede pública do país não tem formação específica na área em que atua. Em números absolutos, o percentual equivale a quase 280 mil docentes do país.

Em física, a proporção de especialistas na matéria cai a 17,7%; em química, a 33,3%.

Na rede particular, a situação é só um pouco melhor: do total de professores, 47% não possuem a formação ideal.

O levantamento, inédito, foi tabulado pelo Inep (instituto de pesquisas do Ministério da Educação), a pedido da Folha. A base é o Censo Escolar de 2012 (o mais recente).

Os últimos dados oficiais divulgados sobre deficit de professores no país referiam-se a uma estimativa da Capes (outro órgão da pasta), com informações de 2005, que englobavam também os anos finais do fundamental.

Considerando as redes públicas e privadas juntas, hoje 53,5% dos docentes do ensino médio não têm a formação ideal. Naquele ano, eram 51% (fundamental e médio).

A Bahia é o Estado que possui menor proporção de professores com a formação ideal (8,5%) no sistema público.




FORA DA LEI

Na outra ponta da lista está o Distrito Federal (71%). São Paulo possui 57% -o Estado afirma que, se o professor não tem a formação específica na matéria, ao menos tem diploma em área correlata (por exemplo, docente de matemática para física).

"Não existe uma oferta de profissional no ritmo que [a rede] precisa", reconhece o secretário de educação básica do Ministério da Educação, Romeu Caputo. Ele ressalta, porém, que parte do deficit é proveniente de matérias recentemente incorporadas ao currículo, como sociologia e filosofia.

Para Ana Lúcia Marques, diretora da escola Setor Leste, de Brasília, licenciatura faz diferença no ensino.

A escola, referência de ensino público na capital, diz ter todo corpo docente com formação específica. "Uma pessoa que faz engenharia [e dá aula de física] pode ter o domínio do conteúdo, mas não aprendeu o manejo da classe, que também é extremamente necessário", disse a diretora.

Para o professor de física no Distrito Federal Paulo Sérgio Alves, 54, a especialização não é um fator determinante, mas é importante.

"Na área de física, a maioria dos professores é de matemática porque sabe resolver, mas falta definição do conceito, falta habilidade para passar de onde vem aquilo."

Na tentativa de reverter o quadro, o Ministério da Educação lançou o pacto nacional para o fortalecimento do ensino médio. A medida prevê a realização, a partir do próximo ano, do curso de formação continuada para docentes da rede pública. Serão 90 horas de capacitação, com bolsa mensal de R$ 200.

O curso do ministério terá o objetivo não apenas de atualizar o conhecimento dos professores na área de atuação como desenvolver atividades para aproximá-lo dos alunos em sala de aula, afirma o secretário da área.



Folha
O ofício do cientista humanista, do historiador libertador


Um velho barbudo alemão uma vez escreveu que “a religião é o ópio do povo” e, desde então, isto foi ventilado, divulgado, comentado, tornado emblema de libertação política, social, cultural, científica. Assim, se visto de longe, parece que a única coisa a entorpecer “o povo” é a religião com suas fadas, duendes, semi-deuses (Jesus Cristo), santos e, por fim, falando em relação ao Ocidente contemporâneo: Deus. Outro velho, não menos barbudo, mas brasileiro, uma vez disse e um jornalista escreveu, eternizou, que o “sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão”**: profecia ou jogo contextual de determinada situação histórica? O fato é que o mundo fora dividido entre mocinhos e bandidos, entre deuses e demônios, entre revolucionários e reacionários, entre homens e mulheres, adultos e crianças e, nestas divisões, alguém levou a pior. É, portanto, ofício do cientista humanista consciente LUTAR por causas justas e contra as injustiças sociais, políticas de um “povo” que encontrou na religião a sua redenção. Todo o estabelecido deve ser questionado, deve ser desmistificado para que A VERDADE possa aparecer. É, assim, que para uma elite intelectual ler Marx é sinônimo de boa consciência para que nunca se deixe enganar pelas letras de Tati Quebra Barraco ou do Mc Copinho. Um cientista humanista está sempre a postos, sempre preparado para LUTAR contra as opressões, as injustiças sociais, a deflagrar uma guerra contra os PODEROSOS. O cientista humanista, o historiador libertador só ainda não chegou a “virar” uma possível terceira margem de rio. Isto seria espetacular.

** O sertão vai virar mar: de sangue, de corpos mortos, de muito sofrimento e dor;
** O mar vai virar sertão: esvaziamento das tropas litorâneas a fim de combater os camponeses "rebelados"