domingo, 13 de março de 2011

Agradecimento aos leitores

Bom, nem sei como começar a agradecer. Talvez, a melhor maneira seja mesmo dizendo MUITO GRATO pelas VISITAS ao BLOG DO JOÃO. Bom, o Blog é novinho ainda, um bebê, nem completou 10 meses, mas já este mês passado bateu o recorde dos 10.048 acessos. Fiquei, de fato, SUPRESO com o crescimento do Blog. Bem, talvez, o bom humor e a leveza de espírito tenham ajudado a atrair e, mais importante, a FIDELIZAR os leitores do Blog. Geralmente, notícias do mundo político são carregadas de SOLENIDADE e aqui tudo vira motivo de graça e às vezes piada sem perder a credibilidade da informação. Recebi alguns e-mails parebenizando e convites para a profissionalização do Blog, modestamente, recusei apesar de desempregado (rsrs). Acho que você que lê o Blog do João, que acompanha, deve preferir mesmo da forma que ele é feito: sem muito partidarismos a não ser o do próprio blogueiro e, claro, a do leitor que sempre que vem aqui encontra algum motivo para sorrir. Claro, algumas novidades podem aparecer no layout do blog tudo, claro, para melhor INTERLIGAR-NOS. Enfim, mais uma vez: OBRIGADUUUUUUUUUUUUU.

2014, já?

O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) deu declarações dizendo que irá APOIAR a candidatura de Ricardo Coutinho à reeleição ao governo do Estado. Mas, já? Será mesmo? Até 2014 muita água não passará por debaixo dessa ponte não? Mas, o ex-governador admitiu coesão discursiva e coerência de práticas políticas. Bem, a julgar pela dupla coesão-coerência com o senador Cícero Lucena - amigo de infância - Ricardo pode botar as barbas de molho. Mas, não havia conversa de BASTIDOR dando conta que o menino do poeta estava BARGANHANDO com o "cabiludo" Vené do Rego a candidatura de Diogo? Pelo visto, muita água vai rolar mesmo. E eu, se puder, vou pedir um banho de cheiro.

Queer Nerds ou as Bichas Metidas

Depois da homossexualidade ter sido DIAGNOSTICADA uma doença DEGENERATIVA lá no séc. XIX - 1879 -, ter um novo DIAGNÓSTICO agora em meados de 1970, ou seja, não havia NENHUMA DOENÇA, houve o conhecido boom gay. Daí em diante só na década seguinte, com o advento da AIDS, a homossexualidade, novamente, sofreu uma BAIXA no seu efetivo cultural, científico e pessoal. Diante da aids todo mundo passou a imaginar que ela seria uma PESTE GAY, CÂNCER GAY. Bom, descobertas as causas reais da aids lá nos anos 1990 os gays se livraram um pouquinho do preconceito e começaram a cobrar os seus direitos civis fazendo lobby político, ajudaram a confeccionar uma política do corpo saudável, não é a toa que heteros e gays SONHAM com o corpo perfeito e as academias de ginástica APROVEITARAM a mentalidade para faturar muito em cima. Enfim, depois da doença, da maldição, enfim, a saúde, as tribos. Digo, as novas tribos sociais urbanas. Pois é, para encurtar um pouco este texto, em São Paulo apareceu mais uma nova tribo urbana - dentre as dezenas que todo mundo conhece: emo, gótico, dark, punk, etc -, a Queer Nerds. Ou seja, um grupinho de jovens que se acha mais inteligente do que as outras bichas, que TENTA ter assunto como em seu círculo como tecnologia, games, literatura, filosofia, etc. Um movimento meio separatista das outras bichas, as burras que só pensa em trepar o dia inteiro. O movimento surgiu através de uma comunidade no orkut e já está ganhando o país. Pelo jeito, essa onda vai pegar. Afinal, nada neste mundo é mais divisor de ÁGUAS do que o conhecimento. O saber termina nas mão de poucos para dominância de muitos. A relação saber/poder quando usada da forma que é usada nas igrejas e nas universidades transforma a humanidade - será que alguém ainda acredita na humanidade? - dos indivíduos em seu rolinho de papel higiênico. Enfim, viva la tribo!

A resposta de Sherazade (clique em leia mais para ver o vídeo)

Rachel Sherazade resolveu comentar a REPERCURSÃO dos seus comentários a respeito do carnaval. Agradeceu os comentários, mas MAIS uma vez defendeu o ELITISMO linguístico-ortoépico e fez crítica a quem escreve Rachel com QU = Raquel. A moça não é nada BOÇAL, ela só DEFENDE, pelo visto, VELADAMENTE em forma de críticas recheadas de uma logorréica assustadora a pura escrita de seu nome com CH. Pelo visto, ela é daquelas que defende o purismo da língua e a tradição da escrita. Parece que mais uma vez ela quis excluir a linguagem rápida da internet onde VOCÊ vira VC e TAMBÉM vira TB. Nada contra, mas a moça deveria receber um prêmio. Digam aí vocês que prêmio ela merece!

Legião para relaxar: se você puder (clique em leia mais para assistir)

As nó-vidades de Nó-nato

Pelo que se comenta pelos bastidores vai ser uma AVALANCHE de adesões reveladas esta semana. Em entrevista este fim de semana, o secretário de comunicação do Estado, Nonato Bandeira, revelou que esta semana PRÓ-METE. Bem, depois de Wilson Draga, Doida de Tião, acenos de Caio Roberto, Márcio Roberto, depois da FAMOSA adesão do ex-cicerista Hervázio Bezerra, quem mais virão? Será Trocólis Junior? Gervásio Maia? Quem mais? Pois é, o negócio é aguardarmos o desenrolar desta semana que só começou hoje.

A política separa irmãos

O senador Cícero Lucena (PSDB) andou dando declarações sobre a TRAIÇÃO de Hervázio Bezerra ao deixar a oposição em troca de mandato tampão na Assembléia Legislativa e declarou: "A política separa irmãos". De fato, a POLÍTICA tanto SEPARA quanto UNE irmãos. Cícero Lucena não era inimigo de Zé Maranhão não? E agora não vive de braços dados com o Zé? O que nos faz GARGALHAR destes caras é, justamente, o TAMANHO da coerência e da COESÃO  de seus discursos. Bom, já que Hervázio se aproveitou para escalar mais rapidamente os céus da política local via um aceno governista, Cícero achou que agora a POLÍTICA SEPARA IRMÃOS: pura hipocrisia. Já se percebe o TEOR e o SABOR desta amizade, irmandade. Os valores políticos são bem volúveis e bem VULNERÁVEIS. O ressentimento GRACEJA em toda esquina partidária. Agora, pensando melhorzinho, não fez bem HERVÁZIO em ter ido se acoloiar com o povo do PSB não? O que fez Hervázio, pense direito, senão TROCAR seis por meia dúzia? Se aqui o RANCOR é a tônica, lá o rancor é a tônica. Pelo menos, é melhor sofrer de rancor sendo DEPUTADO ESTADUAL do que sendo vereador cuja expressão não lhe levaria a muito distante. Se em quase 20 anos os IRMÃOS não o ajudaram a ascender, politicamente, diz o ditado popular: Se Deus não ajuda, Satã não nega um empurrãozinho.

A palavra do Gordo

O vice-governador Romulo Gouveia (PSDB) não ARREDA um centímetro a respeito de sua defesa na composição entre PSDB e PSB para a disputa da prefeitura da capital. Esta sua histérica defesa tem deixado presidente do PSDB, o senador Cícero Lucena, de cabelos em pé e com nó na goela. E Cícero até já anunciou provável composição com o PMDB tendo Manoel Junior como vice na possível chapa. Pelo visto, Rômulo só está interessado na manutenção glamourosa da sua vice-governadoria. Enquanto isto, Cícero que não tem nada a ver com a aliança do ano passado que ajudou a eleger o governador Ricardo Coutinho quer mesmo que tudo exploda, a sua vingança vem em primeiro lugar. Afinal de contas, todos viraram as costas para ele que se acha ISOLADO dentro do próprio partido.  De acordo com Rômudo: "A parceria não é só duradoura como representa o sentimento da população paraibana que elegeu o atual governo. Essa aliança é duradoura e vamos ampliar essa parceria". Bom, Rômulo só esqueceu de combinar isto com o presidente do partido, com a população que, pelo visto, não lhe deu carta branca. O gordinho parece mesmo que está AMANDO brincar de vice-governador enquanto Ricardo dá as notas deste samba.

O choro da MAMATA

DEPOIS da rotunda lástima, parece, e contrário a todos os DOSSIÊS e políticas contra, Zé Maranhão será mesmo nomeado para gerir os negócios da Caixa. Será fato [a Falha de São Paulo diz que sim!], você acredita? Pelo que se comenta, a sua nomeação PODERÁ sair em Diário Oficial ainda esta semana quebrando todas as expectativas adversárias de Zé Maranhão. Pois é, depois de Zé ter quase quebrado o Estado com pesados empréstimos, ter uma folha de pagamento do ALÉM - pagava mais a defuntos do que a vivos, ter se desgastado politicamente e perdido amigos aliados para RICARDO COUTINHO, talvez, comece agora a nova era. Como ele é fazendeiro, bem se pode dizer: começa agora a era das vacas GORDAS. E põe gordura neste pasto. Tenho dito!

O sentimento de pesar

O deputado federal Agnaldo Ribeiro (PP) disse que já está mais do que na hora da CLASSE política paraibana abandonar as intrigas e fofocas um pouco de lado, esquecer por alguns instantes as diferenças partidárias para que o Estado possa se desenvolver e condenou àqueles que são contra a NOMEAÇÃO do grão-mestre Zé Maralhão a ocupar um cargo no governo de Dilma Dentão (PT). Agnaldo ainda se mostrou meio indignado com a respeito de que políticos haviam tentado impedir a nomeação do ex-governador e disparou: "Isso é uma política pequena, é preciso que a classe política fique de mãos dadas para que possamos ocupar uma função importante. Não digo isso por que é com Maranhão, seria com qualquer político paraibano". Será que seria mesmo, deputado? Só é meio engraçado a imagem infantil que o deputado usa para se referir à classe política: MÃOS DADAS. Pois é, nesta ciranda quem não dançar direitinho DANÇA. Acho que foi o caso de Zé. Deu as mãos a quem não devia ter dado e deu no que deu.

Mais uma vez os caudilhos partidários

De repente, na política paraibana, começaram a aparecer declarações internas contra os partidos, inflexões que no mais das vezes eram encobertas pelos múltiplos interesses convergentes. Mas, de uns dias para cá, declarações do tipo das de Geralo Amorin que considerou os partidos políticos sacos de batatas; as declarações de Tavinho Santos que disse que o legislativo estava de cócoras, sem legislar, que só servia para carimbar decisões do executivo ou do judiciário; também basta lembrar as palavras do vereador Fernando Milanez para quem os partidos são JOGO DE CARTAS MARCADAS etc. agora é a vez de Dunga Junior do PTB, secretário municipal de articulação. Segundo Junior, um partido tem de ouvir os seus partidários e dispara: "O PTB tem que passar por uma reestruturação e voltar a ser um partido que discuta e escute seus filiados. O PTB não pode ter um mandatário". Teria o secretário se referido ao governador Ricardo Coutinho (PSB)? E ameaçou deixar a legenda caso a audição dos filiados não seja mais possível. Ao que parece é que a idéia de que partidos políticos no Brasil são úteis, são necessários começa a ruir, a ir por terra. O pluripartidarismo no Brasil teve sua razão de ser quando da queda da ditadura militar num passado recente e naquela ânsia por LIBERDADE e representação política passou-se as pernas pelas mãos e no lugar de criar bases sólidas para o desenvolvimento político, armaram uma celeuma para os anos seguintes. Mas, avançamos e o pluripardarismos COMANDADOS por GRANDES caudilhos locais, regionais, nacionais já não se sustenta e a reforma política está aí. O antigo voto de CABRESTO foi substituído pelo voto OBRIGATÓRIO: o capataz foi transformado em juíz de toga. Se já não há mais um capataz com açoite na mão obrigando um alguém a votar num determinado coronelzinho ou no seu estimado filhinho, por outro lado existe a troca de favores velada, existem as penalidades institucionais que doem tanto ou mais do que os açoites que os juízes e a IN-JUSTIÇA farão questão de cobrar a falta. As grandes decisões políticas de um município, um Estado, mesmo, um país, os votantes nunca participam. Sendo apenas chamados a sentenciar nas urnas a decisão das instituições partidárias. Nenhum pobre tem direito ao voto na cúpula dos partidos que são comadados por figurões. Como ninguém, principalmente os ninguéns dos estratos sociais mais baixos, acredita em político, menos ainda em política, a cada dois anos esses mesmos NINGUÉNS tentam ir à forra. Tentam de um tudo para tirar alguns mízeros reais dos candidatos que chegam às portas querendo cooptar o seu voto. Tenho como criticar essas pessoas que mercantilizam o seu voto? Claro que não e sabe por quê?: em política não duvidem, temos de ter um olho antropológico: a visão, o discurso GERAL é que não se deve VENDER o voto (visão/discurso institucional, interessada na manutenção do existente), do outro lado existe o necessitado, o desacreditado que ENXERGA alguma vantagem em VENDER o que para ele não faz a menor diferença entre DAR e vender, SENÃO pelo fato de que VENDENDO tem ao menos como escapar aí um botijão, uma sandália, etc: só para lembrar, BARGANHAR entre partidos pode não é mesmo?. -. Talvez, sejam mais conscientes politicamente do que os marxistas ortodoxos de plantão e os moralistas midiáticos que defedem a manutenção da ORDEM, e aqui vou na contra-mão das idéias mais gerais sobre o assunto. A obrigatoriedade do voto não é algo CAVILOSO? O layout da justiça eleitoral FESTA DA DEMOCRACIA não é ainda mais caviloso? Por que a mídia não faz lobby contra a justiça eleitoral que a cada dois anos nos OBRIGA a assistir aquelas propagandas ridículas sobre a festa da democracia? E, acreditem, o interesse na manutenção do voto obrigatório, do discurso segundo o qual BARGANHAR voto é ABOMINÁVEL aos olhos do Senhor, não é só dos políticos especificamente. Tem jornal interessado, grandes empresas, enfim, é uma rede de negócios altamente lucrativa. Bom, vou ficando por aqui que este post até transcendeu à sua essência. De qualquer modo, abram os olhos e analisem os discurso que pregam a ORDEM: Afinal, a ordem é interesse de quem? Quem LUCRA com a ordem? Pensem!

O coroné tá nu

Pelos comentários gerais, Zé Maralhão (PMDB) não assume tão cedo qualquer cargo no governo de Dilma Dentão (PT). Dizem que o velho oligarca anda cabisbaixo, quando levanta a cabeça o olhar é o tipo PERDIDO. Se ele não desenvolver como Cícero Lucena uma NEUROSE DE DEFESA chamada Ricardo Coutinho vai ficar acamado. Quer dizer, a neurose de Zé teria de ser chamada de Cássio Cunha Lima. De qualquer modo, o ministro Antonio Palocci deu declarações à revista Veja dizendo que o PMDB não precisa se afobar em relação às nomeações do SEGUNDO escalão do governo Dilma. As nomeações acontecerão até o final de 2014. Xiiiiiiiiiiiiiiiiii, pelo visto, Zé foi pro VINAGRE. Será inferno astral? Urucubaca, frieira, mandinga, azar? Que nada, Zé está pagando essa fatura e sabe bem por que e em nome de quem. Pelo visto, se ele não morrer de tédio, morre de inanição política. Tenho dito!