quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pós-Graduandos ocupam Brasília pela Valorização das Bolsas de Pesquisa

A Caravana dos Pós-Graduandos a Brasília foi marcada com uma intensa agenda de reuniões e atividades que buscam agregar apoiadores às reinvindicações dos pós-graduandos. Estiveram presentes alunos integrantes de 16 Associações de Pós-Graduandos (APGs), além de representantes de universidades e movimentos pró-APG. A Caravana a Brasília, além de reivindicar por uma política permanente de valorização das bolsas de pesquisa, visa concretizar apoiadores para a proposta de origem do legislativo, popularmente conhecida como PL dos Pós-Graduandos. 
Na reunião quarta-feira (28) os líderes estudantis foram recebidos pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva. Na ocasião as pautas do movimento científico foram apresentadas com intuito de garantir o compromisso da agência de fomento na defesa de uma política de valorização e nos encaminhamentos para a consolidação do PL. O caráter estratégico dessa demanda foi reconhecido pelo presidente, que afirmou que atuará como interlocutor junto ao governo. 
 
Glauco ressaltou o esforço que a agência tem feito no sentido de mudar a situação do quadro comprimido da pós-graduação brasileira e anunciou a criação de novos programas. Um deles é o “Ciência Inovadora” que pretende estimular a inovação tecnológica e social com vistas à interação com a comunidade e aos interesses locais e regionais. De acordo com o presidente, esses jovens beneficiados, serão, daqui 10 anos, a cara da ciência brasileira. Os programas foram apresentados no conselho deliberativo da agência e já percorrem o caminho para sua implementação.  
 
O presidente destacou o papel da ANPG junto a luta dos pesquisadores brasileiros “Vocês possuem uma visão que vai muito além dos interesses imediatos. É um engajamento essencial para a ciência e tecnologia.”
 
Brasília com as cores dos pós-graduandos
 
De baixo do sol forte que fez em Brasília na quinta-feira (29), os pós-graduandos pintaram o Ministério da Educação com as cores dos estudantes brasileiros. Enquanto os diretores e representantes de APGs seguiram para reunião com Aloízio Mercadante, ministro da educação, parte dos estudantes permaneceram no entorno do prédio, panfletando, dialogando com os transeuntes e deixando a marca dos pesquisadores. Berenice, estudante da Escola Superior de Agricultura da USP, enquanto pintava o gramado da esplanada, contou sobre a expectativa para os resultados da Caravana. “Esperamos que o Ministro ouça as nossas reivindicações. Há muito coisa que a ciência já faz pelo país, e é ela quem impulsiona o Brasil para frente.” 
 
Aloizio Mercadante ouviu as demandas da pós-graduação e garantiu que os 10% de reajuste nas bolsas de pesquisa para 2013 está confirmado e não há possibilidade de recuo.  
O ministro citou alguns dados para comparação: Diversas categorias estão em greve e, neste quadro, a 3º maior proposta de reajuste, até agora, é da ANPG que contabiliza pouco mais de 20% - considerando o reajuste de 10%, feito em Julho de 2012, durante o congresso da entidade e o 10% anunciado para Janeiro de 2013. Outros setores receberam a proposta de 15,8%, divididos em três anos partir de 2013. 
 
De acordo com a ANPG é uma informação considerável, porém, há condições para que a corda da campanha seja esticada. Garantir o reajuste é prioritário, mas construir uma política permanente de valorização é estratégico, por isso, a consolidação do PL dos pós-graduandos se faz tão necessário. “Voltaremos para as nossas universidades com a tarefa de ampliar o debater acerca dessa pauta, discutir o seu conteúdo e, principalmente, convencer a base parlamentar de sua importância”, afirmou Luana Bonone, presidenta da ANPG, na plenária final. 
 
Uma moção direcionada à presidente Dilma foi elaborada nos dias que antecederam a caravana. A presidência não pode receber os pós-graduandos, mas direcionou o pedido ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), que representado pelo  secretário executivo, Luiz Antônio Rodrigues Elias, reuniu-se com os universitários. 
 
Blitz no Congresso
 
Separados em pequenos grupos, os estudantes percorreram os gabinetes da câmera e senado federal numa Blitz pelo Congresso. Com panfletos, adesivos e cartazes os deputados foram abordados e apresentados às pautas. Embora o movimento no congresso federal neste período seja menor, os estudantes consideraram a atividade positiva. André Vieira, estudante de Física na Unicamp, acredita que desse movimento há de surgir efeito. “Precisamos encontrar parlamentares que abracem a nossa causa e conheçam o nosso projeto. Somente realizando atividades como essa que fizemos hoje, conseguiremos dar bons rumos à pós-graduação brasileira.“
 
Da redação.

G1: Presos são encontrados cagados, vomitados e vomitados... Mas, os meninos estão até malhadinhos


CONSELHO DIVULGA FOTOS DE MÁS CONDIÇÕES EM PRESÍDIO NA PARAÍBA


Conselho Estadual de Direitos Humanos visitou o PB1 nesta terça-feira.
Na cela de disciplina, presos estavam nus e não tinham onde dormir.

Do G1 PB
408 comentários
Conselheiros entregaram a máquina através da entrada de ventilação da cela (Foto: Divulgação/CEDH-PB)Conselheiros entregaram a máquina através da entrada de ventilação da cela (Foto: Divulgação/CEDH-PB)
Após uma confusão entre integrantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba (CEDH-PB) e funcionários do Sistema Penitenciário na noite desta terça-feira (28), os conselheiros divulgaram um relatório sobre a visita ao Complexo Penitenciário de Segurança Máxima Romeu Gonçalves de Abrantes, o PB1, em João Pessoa. No relatório divulgado nesta quarta (29), além de constar relatos de maus tratos contra os detentos, foram anexadas as fotos feitas pelos próprios presidiários dentro das celas.
Segundo o relatório, logo no início da visita foram encontradas celas superlotadas, sem locais para que os presos pudessem dormir e sujas, com fezes. No primeiro pavilhão, 80 detentos estavam fazendo greve de fome, protestando por melhores condições de tratamendo dentro da unidade prisional. Porém, os próprios presidiários sugeriram que os conselheiros visitassem os detentos que estavam nas celas de disciplina.

Com o acesso impedido, os conselheiros deram a volta para falar com os presos através da entrada de ventilação da parede, conforme mostra o relatório. “Quando chegamos ao local, o odor já prenunciava as terríveis condições que verificaríamos. Havia sinais de vômito na área externa das celas e só podíamos ver as mãos dos presos e ouvir o que tinham a dizer”, relata o documento.

Preso registrou imagem de outros detendos deitados nus na cela (Foto: Divulgação/CEDH-PB)
Preso registrou imagem de outros detendos
deitados nus na cela (Foto: Divulgação/CEDH-PB)
Os presos relataram aos conselheiros que estavam sem acesso a banho higiênico, água potável e banho de sol há quatro meses. Além disso, todos estavam dormindo no chão, nus. Eles afirmaram ainda, segundo mostra o relatório, que os parentes eram obrigados a pegar fichas para conseguir visitá-los e muitas vezes a pagar por elas.

Como não era possível ver dentro da cela, os conselheiros passaram a máquina fotográfica para os que os presos pudessem registrar as condições no interior das celas e imediatamente, segundo relata o documento, devolvida. “A situação foi utilizada prontamente pelos funcionários da unidade e policiais militares responsáveis pela segurança externa do presídio para interromper a visita e tentar recolher a câmera, que continha as evidências da tortura e maus tratos praticados contra os presos da unidade", diz o relatório.

Vaso sanitário da cela estava entupido (Foto: Divulgação/CEDH-PB)
Vaso sanitário da cela estava entupido
(Foto: Divulgação/CEDH-PB)
O relatório ainda sugere que o Governo do Estado afaste o diretor do PB1, o major Sérgio Fonseca, até a conclusão das investigações por parte do Ministério Público.

Entenda o caso
Na noite da terça-feira, uma integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos foi flagrada entregando uma máquina fotográfica a presos do PB1. O diretor do presídio, o major Sérgio Fonseca, explicou que policiais militares presenciaram a entrega e a devolução da câmera. Segundo ele, há uma legislação específica para a proibição da entrada de celulares em unidades prisionais, mas que máquinas fotográficas também não são permitidas.

Com a constatação da entrega, o grupo de conselheiros foi detido no presídio pelos agentes penitenciários e policiais militares. Após a chegada do promotor Marinho Mendes, os conselheiros seguiram do PB1 para a 9ª Delegacia Distrital, onde registraram um boletim de ocorrência, prestando queixa contra os policiais militares que os mantiveram detidos.

Dos esperneios de Ricardo às gargalhadas de Agra


DE TUDO QUANTO o governador Ricardo Coutinho (PSB) lança contra o prefeito Luciano Agra (sem partido) a pecha de LADRÃO DO PODER, USURPADOR DA PREFEITURA é o que menos cala fundo em nossas almas. Como o prefeito Luciano Agra poderia ter usurpado um poder público tendo sido eleito com Ricardo para administrar a cidade? Para que serve um vice-prefeito, um vice-governador, vice-presidente? Exatamente, para preencher a vacância do cargo na falta do titular de modo legítimo. Agra, portanto, foi legitimamente eleito e não pode ser considerado um usurpador; o prefeito não caiu de paraquedas na prefeitura, menos ainda no PSB. Bom, o fato é que enquanto o governador ladra sem conseguir morder, o prefeito Luciano Agra GARGALHA e até debocha do governador. Em novos apontamentos não autorizados a respeito da pessoa do governador o prefeito elevou-se e gritou bem alto citando Nietzsche: "Sempre que me elevo sou atacado por um cachorro chamado ego". Pois bem, Agra foi um pouco mais fundo ao relatar a respeito de suas antigas ideologias quando ainda era ricardista: "[...] muitas pessoas quando chegam ao poder ficam deslumbradas [...] Em toda a carreira política de Ricardo Coutinho ocorreu em cima do trabalho voluntário, do qual participei ativamente. Em todas as campanhas, eu participei como colaborador, seja adquirindo obras, obras de arte, para integrar à sua campanha, seja oferecendo conteúdo programático, estudos e debates em torno do interesse maior da coletividade [...]". Pois é, enquanto Ricardo esperneia, Agra GARGALHA. Tenho dito!!

Lá vai o COLETIVO pegando O SETUSA: subindo ou descendo?KKKKK


O PREFEITO Luciano Agra (sem partido) havia diagnosticado e profetizado um grande saque extemporâneo nas fileiras de combate do PSB. Talvez, ninguém esperasse que para logo, assim, tão imediato. Pois é, ainda na noite de ontem, militantes girassóis resolveram subscrever um manifesto onde expõe as agruras internas e as mazelas íntimas por que tiveram de passar e suportar. Mas, já não tendo mais estômago para tantas diabruras tão anti-republicas, por consequente, tão anti-democráticas, resolveram insurgir-se. Abaixo você pode ler o manifesto na íntegra em que os girassóis pegam o SETUSA: subindo ou descendo? Aí é você quem diz. Tenho dito!!!!

MANIFESTO DO MOVIMENTO POPULAR SOCIALISTA

O Movimento Popular Socialista atuou de forma marcantes nas conquistas eleitorais de companheiros e companheiras para o executivo e parlamento municipal e tem contribuído de forma efetiva na consolidação da política comunitária desenvolvida por entidades sérias de nossa cidade, contribuindo para o fortalecimento de lideranças locais e em especial por associações de moradores e outras entidades congêneres. Além disso, os militantes dos movimentos populares têm potencialidade de desempenha rimportante papel na construção do senso critico dos cidadãos pelo víeis socialista. 


Na impossibilidade de termos como natural e legítima a candidatura a Prefeito de João Pessoa: Luciano Agra, resultado das praticas autoritárias, descriteriosas e arrogantes, definidas pela direçã omunicipal e estadual do PSB e após amplo processo e análise da presente conjuntura politica, escuta atenciosa a dezenas de militantes e intensos debates, resolvemos apoiar de modo irreversível e transparente a candidatura deLuciano Cartaxo e Nonato Bandeira.


- As razões que nos impulsionam conscientemente a tomar tal decisão são as seguintes:


- Discordância ampla das deliberações autoritárias estabelecidas nos últimos meses pela direção municipal e estadual do PSB, que inviabilizaram completamente a reeleição do Prefeito Luciano Agra.


- Desrespeito da direção municipal do PSB local aos que integram o Movimento Popular Socialista.


- Ausência de democracia interna em toda a estrutura do PSB local.


- Crença verdadeira no projeto politico do PT/PPS para o sequenciamento da presente gestão municipal e por extensão no continuo desenvolvimento das politicas públicas que transformaram a vida de milhares de pessoas em nossa cidade, conferindo-lhes maior e melhor qualidade de vida.

- Reconhecimento público das trajetórias politicas de Luciano Cartaxo e Nonato Bandeira importantes e honrados lideres que já demonstraram nas praticas seus inúmeros compromissos e responsabilidades com a cidade de João Pessoa e sua gente. Ambos estão aptos, em todos os aspectos a serem gestores, capazes de promover qualitativamente todas as mudanças que ainda restam ser feitas para assegurar cidadania plena a todas e todos os munícipes.


- Pugnamos, defendemos e estamos determinados a cooperar pelo aprofundamento da Democracia Participativa, Defesa dos Direitos Humanos, Reforma Urbana Democrática, que atenda a população em geral aqui residente.Estamos confiantes e entendemos que Luciano Cartaxo e Nonato Bandeira, darão uma extraordinária e modernizadora contribuição ao desenvolvimento econômico, politico e social de João Pessoa.


“A liberdade, que é uma conquista, e não uma doação exige permanente busca, Busca permanente que só existe no ato responsável dequem faz. Ninguém tem liberdade para ser livre: pelo contrario, luta por ela precisamente por que não tem. Ninguém liberta ninguém, ninguém se libertas ozinho, as pessoas se libertam em comunhão.