sexta-feira, 28 de junho de 2013

AVANTE: OS HERÓICOS 2 mil da Parahyba: DOLE DUAS

NÃO SEI POR QUE, mas começo a farejar (notem, meu nariz é acadêmico!) que as tais manifestações estão chegando ao seu fim. Pelo menos, aqui na Parahyba a última manifestação contou com mais ou menos 2 mil manifestantes. Um número inexpressivo se comparado com o número de habitantes divulgado pelo IBGE em 2012: passa dos 3 milhões. 
Para onde será que foram os PÓS-GRADUADOS da Universidade Federal da Parahyba? Não quiseram sair dos seus castelos e clubinhos teóricos para misturarem-se à cantiga e ao fedor do populacho? A propósito, para onde foram os trabalhadores/políticos sem PARTIDO que não resolveram engrossar os clamores por JUSTIÇA SOCIAL neste diabo de país?
Afinal, com quem ficou a RESPONSABILIDADE aqui na Parahyba de exigir das AUTORIDADES? - Talvez, com LOURDES SARMENTO e com o Partido da Causa Operária (PCO). Tenho visto!
Talvez, tudo isto já tenha ficado monótono, cansativo, chato, repetitivo. Talvez, tenha faltado IDENTIFICAÇÃO dos intelectuais, dos pequenos, médios e GRANDES revolucionários destas terras de João Dantas e João Pessoa - estes grupos de fedelhos mezzo-anárquicos -; talvez, o canto da sereia tenha perdido seu efeito. 
Na verdade, imagino que nestas manifestações mencheviques daqui da Parahyba estejam faltando MOLHO, uma pimenta e muito RUM. Os nossos manifestantes estão muito caretas e 'certinhos'. Onde estão as PEDRAS e os 'tubinhos' de COQUETEL MOLOTOV? Onde será que foram parar a maconha e os maconheiros, o loló, o lança perfume, as PEDRAS (a natureza do objeto neste caso pouco importa!), os dançarinos de teatros e os atores de cabaré? 
Para os idiotas parahybanos que ainda INSISTEM numa ideia de MOVIMENTO PACÍFICO vou abrir um espaço neste texto para citar o jornal O TEMPO de BH... Lá se pode ler o seguinte a respeito do PRODUTO MIDIÁTICO a respeito das manifestações:

Parte dos presentes considera a postura da imprensa, em separar manifestantes de vândalos, equivocada; apesar de repudiar a violência. “Cada um tem seus motivos e, por isso, se manifesta e protesta como quer, até com vandalismo”, disseram [...] Durante o dia, a página oficial do evento no Facebook explicou sobre as intenções do encontro: “As questões serão apresentadas, discutidas e deliberada no ato. Mas é fundamental que ocupemos um espaço público para decidir sobre a vida pública. Não é uma convocação para manifesto, mas para um fórum de diálogo horizontal e formulação de pautas e propostas para próximas mobilizações”.

VOLTEI.
OS 'MINERINS' parecem estar um pouco mais a frente do nosso tempo parahybano de pensar as coisas. A manifestação é individual embora que tenha um panorama coletivo; o vandalismo - prefiro chamar de confronto armado - é apenas uma VISÃO midiática e não com o que os próprios manifestantes JUNTOS E MISTURADOS identificam-se. Portanto, "vandalismo" tá valendo como expressão de manifestação. Pelo menos, para os mineiros de BELRIZONTE.
TALVEZ, é duro dizer assim, TENHAMOS A IMPRENSA MAIS ESTÚPIDA DO PAÍS. Os nossos comentaristas políticos conseguem num texto de poucas LINHAS deixar aflorar toda a sua estupidez político-analítica.
Devo, enfim, chamar a atenção dos Senhores, Senhoras para um último e importantíssimo 'fato'. Diz a "circular da rede social' que o próximo encontro não marca (espero que não vire febre) uma CONVOCAÇÃO PARA MANIFESTO, mas para um DIÁLOGO HORIZONTAL? Será que li direitinho? Entendo mal sobre estas diabruras mini-políticas apartidárias? Terão INTENÇÃO os manifestantes de BH de REVISAR  a INCONFIDÊNCIA MINEIRA dos tempos de 'Tiradentes'? Promulgarão, então, um PROGRAMA DE LUTA? E para onde foram as manifestações LIVRES, sem PAUTA, de momento e no calor da HORA? - Começam-se os princípios de COOPTAÇÃO e convergências para uma nova ordem do PODER.
Diálogo horizontal - essa foi na minha gônada esquerda! -... Mas, eu sempre achei que os TEMAS TRANSVERSAIS, particularmente, aqueles relacionados ao TROVADORISMO SEXUAL eram bem mais INTERESSANTES. Tenho dito!!!
LE MONDE: Brasil faz concessões aos manifestantes e ainda diz que HÁ ALGUMA COISA ESQUISITA NO PAÍS, pois os DEPUTADOS estão trabalhando mesmo em meio à COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Au Brésil, les politiques multiplient les concessions aux manifestants


Rio de Janeiro (Brésil), correspondant. Il se passe quelque chose d'étrange au Brésil. Même la rencontre de football opposant l'Uruguay à la Seleçao en demi-finale de la Coupe des confédérations, mercredi 26 juin, n'a pas interrompu les travaux des députés et de leurs collaborateurs. Chose inhabituelle, la retransmission de leurs débats sur la chaîne parlementaire répondait au direct télévisé du match dans de nombreux lieux public. Deux écrans ouverts sur un même pays où la frénésie soudaine des acteurs politiques n'avait rien à envier à la jeunesse de l'équipe brésilienne. Au contraire.

Manifestation avant la demi-finale de la Coupe des confédérations de football, à Fortaleza, le 27 juin.
Manifestation avant la demi-finale de la Coupe des confédérations de football, à Fortaleza, le 27 juin. | REUTERS/STRINGER/BRAZIL

Poussés par un mouvement de contestation d'une ampleur inédite depuis la fin de la dictature militaire (1964-1985), la présidente Dilma Rousseff, la coalition gouvernementale de centre gauche et les élus renvoient depuis trois jours l'image d'une folle course-poursuite pour répondre à la clameur de la rue. Comme si les manifestants, qui n'en finissent pas d'être mobilisés, avaient fait sortir de sa coupable léthargie le personnel politique et juridique tout entier, réveillant brutalement l'idée que leur survie est en jeu à un peu plus d'un an d'élections cruciales (présidentielle et législatives) pour le pays.


COM MUITO LOUVOR: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA VIRA ASSEMBLEIA DE DEUS


ONDE SERÁ QUE ESTÃO OS XANGOZEIROS, CATIMBOZEIROS, UMBADISTAS, QUIMBANDISTAS, BUDISTAS E TAOISTAS DO CONGRESSO? KKKKKKK

PSICANÁLISE LOCAL: Quem tem MEDO do Helder Moura?

SEMPRE TIVE em conta o comentário do topetudo - hoje em dia nem tão topetudo assim - HELDER MOURA mesmo quando ele defendia a FIGURA POLÍTICA MAIS ESQUISITA DESTE ESTADO: Zé Maranhão (PMDB). Mas, de uns dias pra cá seus comentários têm, pelo menos, em meus conceitos decaídos. Mas, nada que uma tragada numa boa cachacinha xixi de cabrita não resolva. Quero, portanto, comentar uma análise do Helder. Cito-o e depois volto para comentá-lo. 

[...]  eis que o Senado, pra não ficar atrás, também fez seu teatrinho. Sem praticamente qualquer discussão, os senadores aprovaram projeto de lei caracterizando a corrupção como crime hediondo. [...] Tudo teatro. Os senhores senadores aprovaram rapidinho, porque estão com medo. Com medo do futuro de seus mandatos. Com medo da guilhotina que os protestos levaram às ruas. Eles continuam seguindo a cartilha da maior hipocrisia do mundo, a exemplo de seus colegas deputados. E a população agora sabe que eles são covardes, têm medo das ruas.

VOLTEI.
SERÁ MESMO MEDO, meu caro PAIAKAN? Bom, primeiro rejeitar a ideia de TEATRO aplicado a atos políticos GOLPISTAS que as casas legislativas do nosso PAÍS estão dando nestes últimos dias. HELDER, caríssimo jornalista, TEATRO é outra coisa: TEATRO é arte - acho que a palavra arte é muito discutida por aloprados teóricos pós-graduados, né? Mas, enfim, imaginemos que sabemos o que significa arte e fica isto aí mesmo -. OS SENADORES estão COM MEDO? É análise SIMPLISTA. Entender as AÇÕES CONTEMPORÂNEAS dos nossos parlamentares como BATER PINO, MEDO, etc. é deixar-se atolar por simplificações que em nada ajudam a compreensão do que, realmente, está acontecendo em Brasília. 
TAIS MANIFESTAÇÕES, caríssimo Helder, não fazem sequer cócegas, quanto mais AMEAÇAR mandatos dos que lá já estão e daqueles pretensos, futuros zumbis políticos do nosso PARLAMENTO. Não te deixes enganar por estas "CENAS" tão mesquinhas do nosso Congresso, cenas GOLPISTAS. HAVERÁ SIM eleição em 2014, elegeremos SIM deputados, senadores, governadores e presidente. Não importa se TEREMOS OU NÃO uma REFORMA POLÍTICA - que pelo visto, será mesmo ditada pelo CONGRESSO -. É ser INGÊNUO DEMAIS pensar que MUDANDO as regras do JOGO muda-se o JOGO, pelo menos, NO BRASIL. Renan Calheiros estará lá, provavelmente, José Sarney (caso já não esteja MORTO) SEVERINO CAVALCANTI, Maluf (que hoje anda de mãos dadas com LULA), Fernando Collor e tantos OUTROS que nos repugna e nos embrulha o estômago - afinal, nossos estômagos são sensíveis! -. 
LEIS temos aos montes em nosso país. A aprovação de uma lei que caracteriza a CORRUPÇÃO como CRIME HEDIONDO (ridículo que necessitemos de uma lei específica assim!) é uma PIADA num país como o nosso - DE OUTRO MODO, SEMPRE EXISTIRÃO ROMBOS ENORME QUE OS 'OPERÁRIOS DO DIREITO' CONSEGUIRÃO ENFIAR A BUNDA E A CABEÇA DO CORRUPTO LIVRANDO-O DO CADAFALSO, tem sido assim nos últimos 500 anos -. A propósito, temos a lei MARIA DA PENHA, A LEI SECA e tantas outras LEIS e me pergunto: são, realmente, executáveis? Valem mesmo alguma coisa? 
CONCORDO que os nossos parlamentares são HIPÓCRITAS, mas, afinal, se eles são NÓS TAMBÉM SOMOS. Eles são produto de nossos VALORES, de nossa CULTURA, ou seja, ninguém chega a BRASÍLIA para se corromper, ser corrompido. Tudo começa muito cedo e em casa. Dá pra IMAGINAR um Brasil sem corruptos da noite para o dia? Vivemos praticamente 500 anos desta forma. TALVEZ, nossos TATARANETOS não sintam mais TESÃO em roubar velhinhas... Um dia, quem sabe? (rs)
O que HELDER chama de COVARDIA eu prefiro chamar de GOLPE, ESTRATÉGIA, porque assim dizendo orienta melhor a quem me ler; faz refletir melhor a dinâmica política do nosso país. Quem tem as armas e a violência institucional não precisa TEMER, mas, é fato, precisa saber articular, pensar, engabelar, usufruir ao máximo de suas cartilhas políticas. MEDO temos nós, pobres eleitores falidos que PEDIMOS socorro para esta democracia imaginária, esquizofrênica, portadora de câncer.
Todas estas matérias votadas em FAVOR DO POVO, na verdade, são INÓCUAS na prática. Como disse uma vez o nosso IMPERADOR D. PEDRO I: "Tudo farei para o povo; nada, porém, pelo povo". Talvez, seja esta a mentalidade que GOVERNA o nosso PARLAMENTO. Alguma dúvida? PARA OS QUE AINDA SONHAM, talvez, valha a PENA sonhar. Tenho dito!!!!