sábado, 29 de junho de 2013

PANÓPTICO MINEIRO: O panóptico do Estado é a rua; as manifestações e o MINISTÉRIO PÚBLICO

AS RUAS transformaram-se em panópticos do Estado com MEMBROS do MINISTÉRIO PÚBLICO e tudo bem posicionados. A velha lógica do panóptico: VER SEM SER VISTO parece ter funcionado 'D I R E I T I N H A'. Deu certo. Em Minas Gerais foi aramado um ESQUEMA de VIGILÂNCIA DO NORMAL. Leia abaixo o que o JORNAL O TEMPO (MG) publicou e em seguida volto para comentá-lo. Diz o texto



O Ministério Público Estadual (MPE) divulgou, nesta sexta-feira (28), um relatório que aponta que os confrontos ocorridos entre policiais e manifestantes nessa quarta-feira (26), durante o jogo Brasil x Uruguai, foram desencadeados por um grupo de vândalos, que atacou os militaresDurante a manifestação, membros da Comissão de Prevenção à Violência em Manifestações Populares estiveram em vários pontos da cidade e dois membros do Ministério Público ficaram posicionados no limite entre o espaço pelo qual os manifestantes podiam transitar e o perímetro de segurança do MineirãoNo documento encaminhado ao procurador-geral de Justiça, eles narraram que a maior parte dos manifestantes agiu de maneira pacífica e não desrespeitou o percurso definido em acordo, mas uma minoria começou a atacar a polícia com paus e pedras. Ainda de acordo com o documento, os militares tentaram acalmar a multidão e o trabalho da polícia, no local, teve caráter de reação. De acordo com o MPE, a Promotoria de Direitos Humanos instaurou procedimentos investigatórios específicos para apurar denúncias recebidas pela instituição.

VOLTEI
O ESTADO e suas instituições armaram o 'flagra'. Agora é possível ACREDITAR nos OFICIAIS e separar os BONS dos MAUS. NENHUM manifestante poderá dizer que foram os POLICIAIS quem deflagraram a violência. Afinal, os olhos da ORDEM estavam lá e VIRAM tudo: foram alguns manifestantes 'mais radicais' os deflagradores do confronto. Foi um ataque BÁRBARO, pois suas armas - que infortúnio - resumiam-se a PAUS E PEDRAS. Segundo o RELATÓRIO os nobres e briosos policiais militares tentaram ACALMAR a multidão enfurecida, AO QUE PARECE, resultou malograda sua ação. Os MANIFESTANTES que saíram da ORDEM (movimento ordeiro, pacífico) agora poderá ser criminalizado, responsabilizado por seus atos de barbárie, de vandalismo. 
COMEÇA-SE, pois, a questionar a LEGITIMIDADE das tais manifestações, a LIBERDADE de suas ações. O Estado está de OLHOS BEM ABERTOS para responsabilizar aqueles que, porventura, fujam do script. Isto não é o que se pode chamar de MANIFESTOS ANTI-POPULARES com todo jeitão POPULAR? Afinal, o Estado está conseguindo DRIBLAR as manifestações e IMPOR a sua ORDEM.
Li ainda pouco que Dilma, a presidenta, resolveu abrir um canal de DIÁLOGO pelas redes sociais com a juventude. E tem muita gente aplaudindo tais ações do governo que procura a todo custo manter a sua governabilidade. É difícil entender que o Estado por hora assumiu características PLÁSTICAS? Importa se o diabo nos oferece flores se o que intenta é manter nossas almas no INFERNO?
CUIDEM, camaradas, o ESTADO BRASILEIRO nunca esteve tão saudável, tão forte e COMBATIVO. Nossas instituições estão verdejantes. Decadente mesmo nisto tudo apenas a forma com que alguns ainda tentam combater os donos do poder. Tenho dito!!!!