No twitter e nas universidades, nessa quinta-feira (29), pós-graduandos de norte a sul do país escreveram uma página importante da história da ANPG. A Semana Nacional de Mobilização envolveu, desde segunda-feira (26), pós-graduandos e APGs de todo o país em torno da campanha pelo reajuste das bolsas de mestrado e doutorado. E o resultado foi uma paralisação de muito sucesso, com atividades em dezenas de universidades, em manifestações mobilizadas, politizadas e muito irreverentes.
Pós-graduandos da UFPR, reunidos em frente ao Setor de Ciências Biológicas da universidade. |
Compondo as atividades do “Março Verde e Amarelo”, conjunto de ações em defesa da Educação promovido pela UNE, UBES e ANPG, as mobilizações das APGs e pós-graduandos ganharam repercussão nacional e deram o recado: #MinhaBolsaNaoAumentou! Além da mobilização nas universidade, a campanha virtual foi intensa e criativa. O abaixo-assinado virtual em defesa do reajuste das bolsas já atingiu mais de 55 mil adesões. Confira como foram as mobilizações pelo país:
UNIFESP
A Universidade que receberá o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos em maio deste ano, a UNIFESP, teve ato organizado pela APG com grande sucesso. No períodod da tarde, dezenas de estudantes da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP realizaram uma manifestação vestidos de jaleco. Houve, ainda, comemoração simbólica pelo "aniversário" de quatro anos sem reajuste das bolsas.