domingo, 30 de março de 2014

O legalismo do fraco X a criminalidade do forte: mulheres X homens e a polêmica do estupro

"Nunca o mais forte o é para ser sempre senhor, se não converte a força em direito, e em dever a obediencia"
J. J. Rousseau in "Do contrato social"

Nos últimos dias fora divulgada uma pesquisa - geradora de grande polêmica - a respeito da visão do brasileiro sobre as mulheres. A polêmica se deu pelo fato de que "o" brasileiro acha que mulheres que usam roupas curtas demais merecem ser estupradas. REAÇÃO IMEDIATA, afinal, as mulheres no Brasil, salvo as senhoras e senhoritas das Assembleias de Deus, sacodem os seios, as pernas e a bunda fica à mostra em decotados e mimosos cortes de "alfaiataria". O LEGALISMO, então,- será feminista? - tomou conta dos debates. Em um país CIVILIZADO - coisa que o Brasil jamais será, graça a Deus; e aí está a prova que passados 500 anos ainda somos os mesmos selvagens de quando Cabral aportou aqui com as Santa Maria, Pinta e Niña -, os homens, sobretudo os homens - afinal, nunca ouvi dizer que um sapatão tenha estuprado uma mulher, perdoem-me a ignorancia no assunto - deveriam envergonhar-se de ter tais ideias. O discurso é um só: vivemos sob os ditames de uma democracia morena e tropical, temos leis específicas; obedeçamos, pois, aos seus ditames. O mais fraco - por menos que as mulheres gostem são elas mesmas - encontraram no LEGALISMO a única salvação contra tais ideias e mais do que ideias, atos (estupros). Coube, pois, aos mais FORTES a degenerencia de sua força e a transformação desta em uma categoria moral: CRIMINALIDADE. Portanto, tudo o que é FORTE, numa sociedade de fracos como a nossa, rapidamente se transforma em crime. Esta é a MORAL de nossa sociedade. Ela se aplica a um fato curioso. As mulheres reivindicando o caráter LEGAL de nossa sociedade para protegerem-se (contra os que PODEM, os fortes), amparada no DIREITO (estrategia de dominação), parece renegar as teses feministas que dizem que os fundamentos de gênero e sexualidade  não devem amparar-se em diferenças biológicas. Se a mulher procura por vias LEGAIS a REPARAÇÃO de um dano - no caso moral, o estupro -, ela não escapa, nem escapará de um dano muito maior: o de ser mulher, a parte fraca desta relação que o direito regula. DE ONDE VEM esta nossa cultura de PROTEGER os fracos contra os fortes? Esta é uma INDAGAÇÃO, sei bem, que não convém à maioria dos meus leitores afeitos aos discursos prontos e a ideia geral, ao rebanho. O que li por todo canto onde "andei" é a mesma coisa: MULHERES são vítimas de estupradores, etc., blá, blá, blá. Esta é apenas a superficie do problema e que só interessa a quem domina este nível da problematização. As mulheres são menos vítimas dos homens estupradores do que a propria cultura que as formam. É a cultura, o tipo de sociedade e as leis o que devem atacar. Os estupradores são apenas a ponta do iceberg de toda a violencia - como gostam de assim falar - de que são vítimas e se vitimam. Tenho dito!!!!

Enfim, Cássio admite CANDIDATURA e FECHA COM A CARA DE RICARDO (GARGALHADAS)

AS PLENARIAS realizadas pelo PSDB - grande perda de tempo! - para auscultar o partido já deu ao senador Cássio Cunha Lima o que ele necessitava: MUSCULATURA. Mas, não só o proprio partido. O eleitor paraibano já revela o desejo de ver o senador Cássio Cunha Lima mais uma vez manobrando o Estado. Isso, então, foram elementos suficientes para que Cássio resolvesse afirmar a propria candidatura. Chamando Ricardo Coutinho (PSB) de MANÍACO - não sei se com síndrome depressiva (uma categoria psiquiátrica/psicológica em desuso) - o senador Cássio disse não ter NADA A EXPLICAR A RICARDO. Diz o proprio: "Não tenho satisfação a dar a Ricardo Coutinho. Aliás, ele precisa acabar com essa mania que todo mundo tem que dar satisfação a ele". Pois bem, Cássio eleva o TOM. Foi merecido o tratamento dispensado ao governador pelo senador. Ricardo até agora quer ENTENDER - o que já é entendível, compreensível, cognoscível para todo mundo - por que diabos Cássio ROMPEU a aliança com o seu projeto. Vou dizer a Ricardo. Cássio te USOU, deu-te um GOLPE, fez-te de GATO-E-SAPATO, de idiota. O grande interesse de Cássio era não permitir a REELEIÇÃO de um Zé que lhe tirou o PODER, lembra? Cássio nunca te AMOU. Agora ficou fácil REAVER o PODER. Tenho dito!!!!


Nossos HERMANITOS e NOSOTROS

ENQUANTO os favelados e os pequenos burgueses - por sinal, esta categoria de pequeno burguês já deve ter saído de moda na Academia - marcam rolezinhos pelos shoppings centers da vida a fim de paquerar, sarrar, esfregar-se, interpretado tal "ato" pela grande intelectualidade brasileira midiática como uma verdadeira FORMA DE PROTESTO e politização de nossos jovens, aqui bem perto, no Chile, os jovenzinhos saem às ruas para "comemorarem e protestarem, lembrarem" o dia do JOVEM COMBATENTE. A diferença entre os jovens chilenos e os jovens brasileiros é a forma do COMBATE e a sua ENERGIA - o querer do proprio combate -. POR UMA EDUCAÇÃO POLÍTICA não PARTIDARIA! Tenho dito!!!!


Protestas en Chile por "Día del Joven Combatiente" dejan 31 detenidos


Sábado 29 de Marzo de 2014 - 19:30


Un total de 31 personas fueron detenidas la madrugada de hoy en Chile en las primeras horas de protestas con motivo de la conmemoración del "Día del Joven Combatiente", informaron fuentes policiales. La mayoría de las detenciones se produjo en algunos barrios de Santiago donde hubo disturbios callejeros, cortes de luz y enfrentamientos con la policía, indicó Carabineros.
El "Día del Joven Combatiente" surgió tras la muerte a manos de la policía, el 29 de marzo de 1985, de Rafael y Eduardo Vergara Toledo, dos hermanos adolescentes, durante una protesta contra la dictadura de Augusto Pinochet (1973-1990). Los principales problemas se registraron en la Villa Francia, lugar donde vivían los hermanos Vergara Toledo, en San Bernardo, Peñalolén y Huechuraba, todos ellos sectores populares de la capital chilena.
En San Bernardo, un grupo de personas trató de incendiar un autobús del sistema de transporte público con cócteles molotov, aunque la rápida intervención de la policía lo evitó. Todos los años, la conmemoración del Día del Joven Combatiente termina en manifestaciones cada vez más violentas en sectores obreros. 

Presidente Dilma diz que o BRASIL vai bem e irá melhorar

A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que a economia brasileira vai muito bem e que irá melhorar. Não duvido que a economia brasileira esteja muito bem (no seu conjunto). É a economia do mais pobre, do fodido, do favelado, do trabalhador braçal que vai mal, esta sim, esta vai muito mal e pode - com os índices inflacionarios atuais -, pode grandemente piorar com a MACROPOLÍTICA ECONÔMICA do governo. Tenho dito!!!

Malgré la baisse de sa note, le Brésil « va bien et ira mieux »

PIB« Nous sommes convaincus de l'absolue nécessité de préserver la solidité des fondamentaux macroéconomiques du pays » a déclaré Dilma Roussef.
« Nous sommes convaincus de l'absolue nécessité de préserver la solidité des fondamentaux macroéconomiques du pays » a déclaré Dilma Roussef.
latribune.fr  |   -  259  mots
La présidente du Brésil, Dilma Roussef, a assuré que l’économie de son pays, dont la note de solvabilité a été abaissée par S&P, saura répondre « de façon robuste » aux défis internationaux.
A trois mois de la Coupe du monde de football mais aussi à six mois de l'élection présidentielle, la décision de Standard and Poor's (S&P) d'abaisser la note du Brésil lundi, de BBB à BBB-, est tombée au plus mauvais moment. L'agence de notation financière anticipe un maintien de la croissance à un niveau faible, une analyse contestée par le gouvernement. « Le Brésil va bien et ira mieux », a ainsi assuré la présidente Dilma Rousseff, devant l'assemblée annuelle de la Banque intéraméricaine de développement, qui se réunissait dans l'Etat de Bahia. « Nous sommes convaincus de l'absolue nécessité de préserver la solidité des fondamentaux macroéconomiques du pays » a-t-elle déclaré, ajoutant que le Brésil allait répondre « de façon robuste » aux défis internationaux.

Espoir d'inflexion de la politique économique

Un sondage montrant une baisse de popularité de la présidente sortante jeudi a fait s'envoler la Bourse de Sao Paulo et le real brésilien, dans l'espoir d'un changement de politique plus favorable aux marchés. Dilma Roussef reste favorite mais les investisseurs tablent sur une inflexion de sa politique, jugée trop interventionniste sur le plan économique. En 2013, la hausse du PIB a été modeste, +2,3%, et ce pour la troisième année consécutive, après les +7,5% atteints en 2010. En 2014, la Banque centrale prévoit une croissance de 2% du PIB, soit un demi-point de moins que l'estimation du gouvernement. S&P n'attend que 1,8% de croissance en 2014 et 2% en 2015.