segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Da NOIA de Descartes ao IMPÉRIO DA RAZÃO acadêmica de hoje: nossa descoberta

NÃO IREI ME DELONGAR muito como costumo fazer. Não desta vez. Lembro que na escola primária, nos primeiros anos de de-formação intelectual as professorinhas - formadas pelo velho curso normal - ensinavam sem titubeios que NÓS, OS SERES HUMANOS éramos racionais e que isto nos elevava acima de toda a fauna. Ficávamos encantados em saber que de todo os bichos da fauna éramos os mais privilegiados, os mais importantes. 
Bom, até bem pouco tempo os cientistas acreditavam fatidicamente que o tamanho do cérebro era sinônimo de maior ou menor inteligência, racionalidade. De fato, estávamos na ERA DA PEDRA LASCADA do saber. Passamos agora para a ERA DA PEDRA POLIDA onde há muito mais MAQUIAGEM POLÍTICA em termos dos conhecimentos do que RAZÃO. Bom, o fato é que hoje em dia - contrariando a velha tese de que o ser humano era dotado com nada menos do que 100 bilhões de neurônios - os cientistas descobriram que não transcendemos aos 86 bilhões de "neuras". Nossa, grandessíssima descoberta! Na comparação com os cães, por exemplo, somos OS CARAS DA INTELIGÊNCIA. Tadinho dos nossos leais amigos... Possuem apenas em média 160 milhões de neurônios. Então, seguramente, muita gente acredita que é RACIONAL porque tem 86 bilhões de neurônios. Mas, e se a relação fosse um pouco invertida para descobrirmos a racionalidade, o que poderia acontecer? Será que a NOSSA TÃO VENERADA RACIONALIDADE não é em parte fruto de OCASIÃO POLÍTICA? Vejamos, então.
O que há de mais desenvolvido nos cães senão o seu FARO, isto é, o seu sentido olfativo? Vamos aos números... Os seres humanos, aqueles dos 86 bilhões de neurônios, têm apenas 5 milhões de células olfativas e um JUÍZO BEM GRANDE. Os cães possuem entre 200 a 220 milhões de células olfativas. Você sabe o que isto quer dizer? Que seria, então, de um SER HUMANO, se comparássemos em termos de racionalidade - percepção do mundo pelo olfato -? Os seres humanos tornar-se-iam SERES IRRACIONAIS e, na fauna, teriam um bem pequeno prestígio. A conclusão parece bem lógica: O QUE CHAMAMOS DE NOSSA RAZÃO E QUE NOS COLOCA NO TOPO DA FAUNA É APENAS FRUTO DE UMA ATIVIDADE POLÍTICA, não de uma superioridade natural.