sexta-feira, 1 de julho de 2011

Coroné político se acha GRANDE líder na Parahyba

Imagine você que na Parahyba, na verdade, no nordeste brasileiro como um todo as práticas políticas coronelistas estão LONGE, muito LONGE de chegarem ao fim. Isto porque as instituições sociais - dentre elas o Estado e os municípios - são como que extensões de suas fazendas. Na Parahyba é flagrante. Pois é, o ex-governador e coroné político Zé Maranhão (PMDB) - líder da OLIGARQUIA MARANHISTA - que amarga uma derrota para um outro coroné Cássio Cunha Lima (PSDB) que em ressentimento resolveu não só apoiar o atual governador da Parahyba, Ricardo Coutinho (PSB), como trabalhou politicamente em seu favor varrendo o Estado inteiro a fim de conseguir o seu intento: eleger o seu apadrinhado. Enfim, pressionado por alguns correligionários e amigos, por toda a sociedade, o ex-governador coroné Zé Maranhão ainda sofre o ostracismo político da presidência do Brasil: ao que dizem, a presidente não admite INCOMPETENTES. É que a situação administrativa que Maranhão deixou o Estado da Parahyba foi de VACA desconhecer BEZERRO. Ele, praticamente, quebrou o Estado. Deixou um Estado comprometido com A LRF em 56% com folha de pessoal quando o limite prudencial estabelece o máximo de 47-9%. Pois bem, mas para demonstrar que é um GRANDE LÍDER político na Parahyba Maranhão resolveu recusar o que ele chama de ACENO da presidente Dilma (PT) ao lhe oferecer dois cargos - para a sua escolha - no segundo escalão de seu governo: uma diretoria da Caixa Econômica e outro, a presidência da Embratur. Mas, ele achou por bem RECUSAR o regalo da presidente afirmaNdo que estes cargos "Não é bem a sua linha político-administrativa". Talvez, Maranhão quisesse ser MINISTRO. Não se sabe bem do que, mas... Mas, veja o que a auto-confiança de um político derrotado é capaz de produzir em seus momentos megalômanos, diz Maranhão: "Um grande líder não precisa procurar emprego". E mais quando este grande líder passou quase 10 anos como governador de um Estado, né? E ao sair, ganha de prêmio uma GORDUCHA aposentadoria por serviços não prestados e ter deixado o Estado em péssimos lençóis.  PIOR: ele e candidato à prefeitura da capital João Pessoa. Durma-se com UMA INJUSTIÇA como esta. Tenho dito!

*Ajude o blogueiro a ganhar dinheiro: clique nos anunciantes

Minhas manias poéticas

E eu com isto?

Tenho a idade das celebridades instantâneas
Sou carnívoro como pastores evangélicos,
Mas, há em mim um bicho herbívoro como os padres católicos;
Tem dias que sou onívoro, como as freiras
E dias de andar tristes, como as quengas,
Dias que sou Deus e dias que sou Asmodeus,
Dias que quero ser Conan, o bárbaro,
Ai, meu Senhor, Senhor, Senhor...
A Parahyba, meu Senhor,
Uma canícula de desdenhadores...
E eu com isso, indago-me no esquisito do meu quarto?
Há no meu teto uma luta infinda entre: Deus e o Diabo.

Lindolfo Pires revela qual é o verdadeiro interesse do governador com a transação do terreno da Acadepol

O ex-líder do governador Ricardo Coutinho na AL, o deputado Lindolfo Pires, em entrevista a um programa de televisão me surpreendeu. Quer dizer, nada que eu já não soubesse por dedução. Entretanto, ele deixou um pouco mais às claras os reais interesses do governador nesta transação sobre o terreno da Acadepol. O deputado Lindolfo Pires quase que nunca rogativa afirmou: “Andando pelo bairro de Mangabeira percebe-se que o povo de Mangabeira deseja muito o Shopping Center” e diz “O shopping vai gerar 2. 500 empregos”. Um pouco mais adiante ele revela o interesse real do governo: “O shopping vai gerar para o Estado 100 milhões em ICMS”. Bom, eu enxergo três grandes problemas na fala do deputado Lindolfo Pires: 1) A população de Mangabeira não está acima dos interesses de todo o Estado; portanto, de nada vai adiantar jogar para a população de Mangabeira a responsabilidade da decisão que é do governo; essa transação – este negócio – tem de ATENDER aos interesses públicos do Estado, não de um bairro, neste caso, Mangabeira; 2) A ideia de que vai gerar empregos é excelente, mas que tipo de emprego será gerado? Exploração de mão de obra barata? É isto o que queremos para o Estado? 2. 500 empregos pela exploração de nossa gente com baixos salários e enriquecimento fácil por parte do empresariado local? Fosse o governador pensaria duas ou três vezes; 3) Os milhões em impostos, é este o real interesse do governador. De que adianta uma Acadepol ali, com toda aquela área que não gera dividendos? Trocar o terreno com o empresariado local seria, na visão do governo, pelo visto, encontrar uma galinha dos ovos de ouro para algo que só GERA DESPESAS. Claro, ao preço da exploração da população, da forte carga tributária que somos OBRIGADOS a pagar sem ter o devido retorno em serviços por parte do Estado. O real interesse do governo é este, RECEITA, arrecadar, tributo sobre mercadoria. Enquanto isto ficamos nós mais uma vez a ver navios... Navios imaginários, um NAVIO NEGREIRO em pleno Rio Parahyba. “Uma legião de homens e mulheres negr@s horrendamente a dançar ao sabor do estalar do açoite do nosso governador”. Tenho dito!

*Ajude o blogueiro a ganhar dinheiro: clique nos anunciantes

Chico Buarque diz que internautas o chamam de velho e biriteiro

Bom, sinceramente, não sou um fã do velho Chico Buarque. Sempre preferi o velho Sérgio Buarque - seu pai -, aquele Sérgio de "Raízes do Brasil". Mas, reconheço... Talvez, eu tenha desenvolvido uma "espécie" de fobia que não é, especificamente, contra Chico, mas contra aqueles que pregam a 'BOA NOVA' - alguém já disseque a boa nova tinha virado uma VELHA NOJENTA - de Chico, que o colocaram entre os imortais, nos campos hiperbóreos (onde só os puros e os guerreiros santos poderiam habitar). Olhando aqui de baixo (da internet) Chico Buarque tem mesmo cara de biriteiro, embora ele diga que já não "trisca" mais numa dose de pitú ou 51, ele é mesmo velho e num  tempo em que juventude eterna faz a cabeça tanto dos velhos, quantos dos novos, deixar-se flagrar em RUGAS é, de fato, digitar a própria morte: pagar o preço do OSTRACISMO VIRTUAL. Mas, o melhor de tudo, é que o próprio Chico conta que leu comentários sobre ele na internet e que achou muito engraçado. Pois é, ele consegue transcender a esta realidade de nosso tempo: os ídolos estão todos mortos. Quiçá, uma velhinha ali, um velho janota aqui da idade de Chico ainda mantenha a fé e a esperança nas qualidades musicais, artísticas, poéticas de Chico. Com toda certeza, Chico passou, passará, passa, está passando, virou passante: um transeunte da nova babel. O melhor, talvez, seja o seu bom humor. E aí a pergunta de uma internauta: "Quem é Chico Buarque?". Não, não é isto, ela o conhece, sabe qual foi a sua importância na resistência contra a ditadura, sabe quais são suas músicas. A pergunta da internauta é mais profunda: "Quem é Chico Buarque hoje, qual a importância de sua música?". Chico parece ter virado HERÓI por contestar a Ditadura Militar, mas hoje os militares estão nos seus quartéis, o Brasil é uma Nova República, o contexto político por todas as críticas que fizermos é democrático. A música no Brasil é outra, mas o que canta e o que compõe Chico Buarque? Qual sua relação com a nova juventude? Então, um rapazinho, um internauta respondeu a pergunta da mocinha: "Não precisamos mais de Chico Buarque e caso necessitemos de uma contestação podemos nós mesmo fazê-la". Vê-se aí que os ídolos do passado se tornaram bêbados e equilibristas do presente gargalhando de uma história que ajudaram a coser, mas que não podiam imaginar que seriam a sua presa. Tenho dito!

*Ajude o blogueiro a ganhar dinheiro: clique nos anunciantes

REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: EFEITO BOLSONARO

O vereador Carlos Bolsonaro (PP-RJ), filho do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) após saber que o seu pai estava livre contra as 'acusações' de preconceito aos negros e homossexuais, foi ao twitter e escreveu: "Chuuuuuupa viadada. Viva a liberdade de expressão. Parabéns Brasil!". Ainda inconformado, atacou mais uma vez: "Eles (LGBT) estão chupando dedo. O que queriam não conseguiram, que era impor a ditadura do que eles acham que é democracia". Ironizando ainda falou ao deputado Jean Willys: "O Jean Wyllys disse hoje (quarta-feira, 29)que qualquer um pode chamá-lo de viado, menos eu. O problema deles (LGBT's) é conosco. Eles têm alguma tara com Bolsonaro que não sei qual é,mas eles não vão conseguir nos calar porque eu represento a maioria da população brasileira". Bom, o que me chama mais a ATENÇÃO nestas coisas que o filho Bolsonaro disse é a ideia de REPRESENTAÇÃO POLÍTICA. Fora todo o preconceito de gênero, sexual, ético, etc. o que, de fato, é muito preocupante é que ainda tenhamos de admitir a ideia de REPRESENTAÇÃO POLÍTICA. Veja que o filho do Bolsonaro diz que ele "representa a maioria da população brasileira" embora ele seja um simples vereador - com grandes ares políticos, claro - carioca. Você aí sabe o que significa a representação política? Simples, o teu silêncio. Quando o filho do Bolsonaro diz que ele representa a vontade da maioria ele silencia esta maioria, impede-lhe a falar. Veja que a ideia de REPRESENTAÇÃO POLÍTICA transcende a este evento, a este acontecimento, a esta quebra-de-braço entre os Bolsonaros e os homossexuais. A ideia de REPRESENTAÇÃO POLÍTICA é que é o PERIGO, na verdade, não o preconceito e nisto que temos de fixar a nossa atenção. Isto é, significa nos perguntarmos: o que é uma representação política? O que se quer ou se deseja com esta representação política? Quem deseja representar? Por quê? Como? Quando nós tivermos resolvido este ENORME problema, isto é, quando tirarmos das mãos dos políticos, quando silenciarmos suas vozes para falar em nome de muitos e deixar que estes MUITOS possam falar aí sim estaremos diante de um grande acontecimento político. É preciso que o povo brasileiro acorde e diga que não quer ser REPRESENTADO por ninguém e que ninguém é capaz de falar em seu nome, falar por si e de si; é preciso que os pobres invadam as ruas e gritem por si mesm@s; é preciso que os gays, as lésbicas, @s transexuais, as travestis invadam as ruas e as instituições e gritem por si mesm@s quais são as suas necessidades e as suas expectativas; é preciso que @s @posentados, @s trabalhador@s, @s negr@s, enfim, saiam de suas casas e invadam as ruas, todos os lugares e falem de si mesm@s, por si mesm@s o que querem, quem são, o que desejam. Enquanto colocarmos a ideia de representação política como realidade fatídica de nossas vidas seremos sempre estes seres silenciosos vendo o espetáculo político desdobrar-se sobre nossas cabeças sem nada fazer. Tenho dito!

*Ajude o blogueiro a ganhar dinheiro: clique nos anunciantes

DATAVOX: o fedor dos números

Pois é, madrugada a dentro e o instituto de pesquisas DATAVOX resolveu publicar a sua pesquisa pré-eleitoral de intenção de votos a prefeito da capital paraibana. Pergunta simples: por que publicar uma pesquisa de madrugada? Será uma mensagem subliminar? Vai saber, né? O fato é que o ex-prefeito Cícero Lucena (PSDB) aparece liderando a pesquisa de intenção de votos para prefeito seguido do ex-governador coroné Zé Maranhão (PMDB) e do atual prefeito ou ouvidor-mor Luciano Agra (PSB), na rabeta, o ex-vice governador Luciano Cartaxo (PT). E aí? Veja abaixo a tabela completa dos números e vomite

PSDB da Paraíba é uma lástima, seus partidários vivem na barra dos tribunais

Quem não se lembra em uma bela manhã todos os jornais do mundo noticiaram a prisão do atual senador Cícero Lucena na operação famosa que teve o título de CONFRARIA? E quem não se lembra que o ex-governador Cássio Cunha Lima foi cassado, deposto, HUMILHADO mesmo e no "seu" lugar outro CORONÉ foi imposto, outorgado sem a legitimidade do voto popular pelo STF? Pior, quem não se lembra que na "infância" política do PMDB paraibano Cássio, Cícero e Maranhão eram farinha do mesmo saco partidário? Eu me lembro. Mas, o fato é que a política paraiba, o PSDB paraibano, os seus líderes vivem nas barras dos tribunais procurando justificar erros passados que a justiça - com sua cegueira habitual - procura corrigir. Se Cássio luta pelo mandato legítimo de senador da República, eleito por mais de um milhão de votos, mas menos por consciência política deste povo sofrido da Parahyba e mais por uma resposta ao ex-governador Zé Maranhão, que saiu derrotado de todo este processo. Pois bem, o STF resolveu acatar, receber denúncia contra o senador Cícero Lucena Filho. E a notícia tomou repercussão na imprensa nacional. Cá pra nós, estamos bem arrumados: de um lado tucanos comendo girrassol; do outro lado, tucanos querendo tomar suco de melancia (PMDB). Desgraça maior não deve haver, ou há? Leia abaixo matéria na íntegra sobre o caso Cícero Lucena.

Na íntegra:

Por unanimidade, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram abrir ação penal contra o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) para investigar supostos crimes cometidos quando ele era prefeito de João Pessoa (1997-2004). Com a decisão, ele agora é réu. De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público, diversas irregularidades foram cometidas em mais de 10 convênios realizados pelo então prefeito, como desvio de recursos, fraude em licitações e superfaturamento de obras públicas. Seus advogados alegavam que todas as acusações já haviam prescrito. Os ministros do tribunal entenderam, porém, que somente alguns dos atos, de fato, não poderiam ser investigados por conta da prescrição

Sales Dantas diz que CMJP é um test-drive

Quando penso já ter visto, lido e ouvido de tudo nesta parca vida pessoense... Eis que mais do que, de repente, aparece um vereador recém empossado para dizer que a sua atuação na CMJP não vai além de um TEST-DRIVE. Diz Sales: "Serei eleito na próxima eleição com um mandato realmente outorgado pelo povo. Estou fazendo um test-drive na câmara". Talvez, ele esteja imaginando que a CMJP é uma loja de carros. Bom, pensando direitinho... Lá até que pode ser uma CONCESSIONÁRIA. Concessionária de poderosos barões e duques, concessionária da realeza pessoense, concessionária do senhor GOVERNADOR GERAL: Ricardo Coutinho e do OUVIDOR-MOR: Luciano Agra. Pois é, enquanto Sales Dantas testa a sua BIGA - ANTIGO AUTOMÓVEL GREGO DE COMPETIÇÃO - o DEMO, isto é, o povo em grego, fica a ver navios neste imaginário, vendo seus sonhos naufragarem em um Senhauá imundo, mas que ainda assim alimenta a gente da baixa. De toda forma, viva a CMJP, porque nós temos BANANAS para dá a macacos. Tenho dito!

*Ajude o blogueiro a ganhar dinheiro: clique nos anunciantes