quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ANPG convoca Semana Nacional de Mobilização pelo PL dos pós-graduandos e reajuste das bolsas
clique na imagem para ampliar
A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) convoca os pós-graduandos de todo o país para uma nova Semana Nacional de Mobilização por uma política permanente de valorização e pelo reajuste de 40% nas bolsas de pesquisa que será realizada de 05 a 11 de novembro. Tendo como pauta central a elaboração acerca do PL dos pós-graduandos, as atividades da semana acontecerão de forma descentralizada, onde cada Associação de Pós-Graduandos (APG), Comissão Pró-APG ou grupo de pós-graduandos é convidado a organizar ações que mobilizem sua cidade e universidade. 
 
Nas agendas de atividades podem constar reuniões, debates, manifestações de rua, panfletagens, moções de apoio de entidades do movimento social, além de uma ampla divulgação nas redes sociais, com o objetivo de impulsionar a pauta e agregar os diversos setores da sociedade. De modo a dar expressão às atividades nas mídias sociais convocamos um twitaço para o dia  07 de Novembro, dia ‘D’ da Semana de Mobilização com a hashtag #PLdosposgraduandos.
 
A partir de hoje a campanha de adesão ao abaixo assinado virtual pela valorização das bolsas de pesquisa, também será retomada. Lançado em Fevereiro de 2011, o documento tem por volta de 50 mil assinaturas e a meta é conseguir mais 10 mil durante a semana de mobilização. Acesse aqui e divulgue o abaixo-assinado.
 
Apesar de considerar a manutenção da bandeira do reajuste imediato, a ANPG destaca a formulação do PL e solicita que para além de atividades de rua, as APG’s e pós-graduandos organizem-se e debatam o conteúdo do mesmo no sentido de contribuir para a opinião da entidade acerca do mecanismo a ser proposto. O destaque para um projeto de lei sinaliza um amadurecimento da campanha de bolsas da ANPG no sentido de lutar pela garantia de um mecanismo permanente de valorização.
 
Reforçamos a convocação dos pós-graduandos para esta atividade e solicitamos que as agendas de mobilização pelo país sejam encaminhadas para o e-mailcomunicacaoanpg@gmail.com para que seja divulgada uma agenda nacional da semana. O registro das ações – fotos, vídeos e textos – poderão ser divulgados no site da ANPG, posteriormente. 
 
O cartaz da Semana Nacional está disponível para download no site. Ajude a mobilizar nas ruas e nas redes sociais. 
 
Memória
 
Há dois anos os pós-graduandos do País vêm pautando a importância da valorização das bolsas de pesquisa em um país que almeja uma posição de maior destaque na geopolítica mundial. A produção de pesquisas conectadas com as grandes questões nacionais e ao mesmo tempo livres, criativas, inovadoras, depende de investimento material e valorização social. 
 
Foram mais de quatro anos desde que o governo federal efetivou o último aumento nas bolsas. O reajuste de 40% reivindicados pelos estudantes foi calculado com base no período de contingenciamento e inflação acumulada. 
 
Neste período, a ANPG protagonizou diversas atividades e campanhas, angariando algumas conquistas.  A Campanha de Bolsa, que convocou a paralisação da pós-graduação no Brasil em Março de 2011, repercutiu positivamente, e estudantes de norte a sul do Brasil entraram na onda #minhabolsanaoaumentou, impulsionado o anúncio em maio deste ano, na cena do Congresso da ANPG do reajuste de 20% nas bolsas de pesquisa, sendo 10% implementados a partir de agosto e 10% a ser implementados no início de 2013. Todavia, a mobilização perdura, uma vez que não temos garantido um mecanismo permanente de reajuste.
 
Neste sentido, a ANPG se propõe a um novo momento de sua campanha de bolsas onde, para além da justa bandeira de 40% de reajuste imediato, é necessária a conquista de um mecanismo perene de reajuste. Para tanto, convocamos os pós-graduandos brasileiros a aderirem a campanha pelo PL dos pós-graduandos e auxiliarem a ANPG na construção desta proposta.
 
Da redação

CÁSSIO, GOVERNADOR: Boatos circulam fora e dentro de bastidores políticos suposto estudo encomendado por Cássio a Harrison Targino


SUPOSTO ESTUDO encomendado pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao ex-secretário Harrison Targino para saber das possibilidades legais dele se lançar candidato a governador em 2014 agitou a imprensa local e os bastidores políticos. Quem alardeou o fato especulativo foi o radialista Tony Show. Do lado do prefeito Luciano Agra (sem partido), a secretária de saúde do município Roseana Meira nem se deu ao trabalho de investigar a veracidade da informação e lá do twitter disse que espera mesmo que Cássio seja o candidato. Pois é, quem te viu, quem te ver, Coutinho. Tenho dito!!!!