sexta-feira, 3 de junho de 2011

Depois do surto de HPV, agora AIDS entre adolescentes


A Organização das Nações Unidas (ONU) acaba de divulgar relatório sobre o HIV/Aids no mundo em 2010. Segundo o relatório, o número de infectados pelo HIV caiu 25% em todo o mundo entre 2001 e 2009. O estudo também aponta que, em 2010, mais de 34 milhões de pessoas viviam com HIV. Os números fazem parte do relatório que ganhou o nome de "Aids aos 30: Nações na Encruzilhada", que trata do histórico da doença e os planos aplicados para o seu combate nos últimos 30 anos. No que diz respeito aos avanços, comemora-se o fato de que 94% dos países têm estratégias de combate à Aids. De 2006 a 2010 cresceu de 39% para 92% a porcentagem de nações com programas destinados ao combate à discriminação ao portador do HIV. Também há dados preocupantes no relatório da ONU: meninas jovens com idade entre 15 e 24 anos respondem por 26% das novas infecções no mundo; outro dado que chamou a atenção está no fato de que jovens com idade entre 10 e 14 anos, que em 1999 respondiam por 50 mil infecções, corresponderam a mais 300 mil casos em 2010. Alguns dados revelados pela ONU surpreendem. Por exemplo: um em cada cinco pacientes de países subdesenvolvidos parou de tomar o coquetel de antiretrovirais. Outro dado: 74% dos homens e 49% das mulheres sabem que a camisinha previne contra a Aids.  Segundo a UNAIDS, secretaria da ONU que cuida das questões relacionadas ao HIV, serão necessários mais de US$ 22 bilhões para que se evite, até 2015, que sejam registrados cerca de 12 milhões de novos casos e 7 milhões de mortes causadas pelo vírus.

DÍZIMO CATÓLICO: Dízimo em débito e terço eletrônico... A religião nunca foi tão mercantilista!

Rápidas pra chegar a dá quatro

Governador Ricardo Coutinho DECRETA emergência por 180 dias no Hospital de Trauma; população toma no cu!

***

O deputado MILIONÁRIO Wilson Santiago Filho diz que decisão do STF não preocupa Wilson Santiago Pai e que VENÇA o melhor; não seria melhor dizer que vença o PIOR?

***

O Estado está FODIDO segundo o governador, mas ele AUTORIZA a construção de um ginásio na cidade de Santa Rita que CUSTARÁ 1.000.000.00 (um milhão de reais: vai ver, é só brincadeira de São João> Brincadeira de milhão, né? To com cara de pamonha!). Dá pra acreditar que o Estado está FODIDO?

***

Deputado estadual Trocóllis Jr. disse que SUS é melhor do que SUS-UNIMED. Bem, para que tanta LADAINHA? Diz o deputado: "O atendimento é vergonhoso e nenhuma providência é tomada, porque o Hospital da unimed foi idealizado para funcionar há doze anos com 6 mil associados e hoje tem mais de 100 mil". Pergunta: qual é a novidade? O trânsito da capital está um horror, para quantos carros mesmo João Pessoa foi projetada? Não seria melhor o deputado falar menos e PROPOR mais? Inventar um projeto que FACILITE a nossa vida em vez de ficar pela imprensa falando bosta? Tenho dito!

*Ajude o blogueiro a ganhar dinheiro: clique nos anunciantes

A linguística dos sabidos: a gramática dos imbecis

Pois é, de um lado o povo que não sabe falar e troca x por s, ss por ç, etc; do outro lado os laureados, os afortunados, os brilhantíssimos pequeno-burgueses de uma classe bem educada - Consegui me superar no jargão marxista tardio! (rs) -. Então, uma professora - aparentemente DOIDA - resolveu escrever um livro em que "se ensina" a falar errado. A mídia, ah, a mídia brasileira, composta de homens letrados, bem educados, muito comportados, exemplo de gentileza e educação, mantenedores da ORDEM LINGUÍSTICA, resolveu atacar o livrinho da professora. Então, ouvi um deputado dizer: "E agora vão ensinar os nossos filhos a falarem errado e ainda temos que concordar com este despautério?". Quase tive um surto... Senti até minha boca entortar. Era o início de um AVC? Não, rápido me acalmei. De fato, as escolas IMBECILIZAM mais do que orientam; emburrecem mais do que inteligibilizam; fazem gatos e sapatos com o aparelho mental complexo e saudável que temos, preparado para níveis de conhecimento muito complexo, mas o máximo que ela - a escola - consegue fazer é REGRAR um tipo de conhecimento que lhe interessa ensinar. Por exemplo: você seria capaz de me dizer qual é a grande diferença entre os conteúdos que são ensinados na escola pública e na escola privada? Resposta errada! Elas ensinam a mesma coisa e imbecilizam do mesmo modo, claro, a diferença que é o aluno da escola privada está sendo imbecilizado diante de câmeras e segurança, no conforto de um ar-condicionado e cadeiras acolchoadas, ao passo que, o aluno da escola pública é imbecilizado no quente, no esconderijo de sua personalidade. Fazer com que os alunos creiam que existe UMA forma de falar certo e outra errada, de escrever certo e outra errada é IMBECILIZAR este aluno para a vida; é mostrar-lhe que só existe um caminho. É o que fazem as escolas. Nunca enquanto fui aluno ouvi um professor de língua portuguesa, por exemplo, perguntar-nos: vocês têm idéia de como a nossa língua foi inventada? Como foi possível que ela se tornasse hoje o que ela é? Por que só admitimos um modo de falar certo e por que diversos outros modos são considerados errados? A língua é uma invenção social ou faz parte da nossa natureza? Será que um paraibano adotado por um casal francês irá falar português na França? Enfim, são questões que não aparecem na sala de aula. São questões que são muito mais do universo da linguística dos sabidos que faz odiar a gramática dos imbecis. 

*Ajude o blogueiro a ganhar dinheiro: clique nos anunciantes

VESTIBULAR: A máfia da MÁ educação

Outro dia eu conversava com um colequinha que fiz pela internet via bate-papo uol. Entre risos e apupos, entabulamos uma conversa meio "cabeça" demais. Imagine você aí que me lê que eu lhe disse: "Ah, você nem desconfia da máfia da educação?". Tadinho, assustou-se! Mas, era o esperado. Todo mundo se assusta quando se diz que no mundo da "educação" a máfia corre solta. Mas, João, que máfia é esta? A das escolas PRIVADAS (o nome é adequado!) e dos cursinhos, meus camaradinhas, a das escolas privadas e dos cursinhos. Bom, você passou desde a pré-escola até o último ano do ensino médio em uma escola e só conseguiu aprender o básico: decodificar os sinais gráficos, isto é, você só conseguiu aprender de verdade a juntar as letrinhas, formar as sílabas que formam a palavra, mas parou por aí: acha mesmo que aquela AJUDINHA dos cursinhos irá fazer com que você se sustente dentro do campus universitário? Desculpa, da forma com a Universidade te absorve, ela te CUSPIRÁ. E o que o cursinho faz com você? Exatamente, isto: atualiza a tua má educação ao passo que você garante aos mercantilistas deste ramo que eles prosperem te vendendo fórmulas prontas. Não é à toa que todo cursinho diz que é primeiro lugar em medicina, mas vamos lá: quantos médicos você conhece que se formou em medicina pelo curso X? E quantos advogados? Cuidado com as fórmulas físicas do tipo SORVETE. O teu, pode derreter fácil ao adentrar na universidade. Não é à toa que duas instituições de fomento à pesquisa: CAPES e CNPq estão MUITÍSSIMO preocupadas com o nível intelectual dos alunos de graduação: segundo a capes eles sequer sabem escrever. Universidade não é boate, nem parquinho de diversão, mas é a imagem mais próxima do que ela vem se tornando nos últimos anos. Na UFPB, por exemplo, à noite, principalmente, ali na Central de Aulas até parece uma festa de padroeira, sem falar que alunos frequentam mais a praça da alegria do que as salas de aulas; os professores estão cansados das graduações e os alunos chegam sem formação adequada: como manter a qualidade, a EXCELÊNCIA de um corpo discente que chega sem o mais básico preparo? Enfim, é um caos. Outro dia o próprio reitor Romulo Polari admitiu em um programa de televisão que a UFPB tem de absorver este tipo de aluno para que os cursos não fechem: ridículo! Se você é vestibulando, prepara-te para entrar na Universidade. A realidade sonhada pode se transformar em um pesadelo não desejado. Você sabe ler? Responda outra vez!

*Ajude o blogueiro a ganhar dinheiro: clique nos anunciantes

Quanto vale uma passagem de ônibus de Mangabeira para a UFPB, por exemplo?

Vamos lá, então. Supondo que você saia de Mangabeira para a UFPB quanto você pagaria no busão lotado, com aquele cheiro de leite de colônia da vizinha do banco ao lado? Resposta exata: 2, 10! Supondo que você saia  do Bancários até a Vila Vicentina naquele buzão lotado, com o vizinho em pé, de braços erguidos exalando um melifluo KOUROS tipo Casa Chang, quanto você pagaria pela viagem? Resposta exata: 2, 10! Bom, você não desconfia de nada? Primeira coisa: os buzões estão sempre lotados, e se você prestar um pouquinho mais de atenção menos na saia da mocinha que vai solitariamente ouvindo uma música do mp3 (estratégia simpática para esquecer que se está em um buzão), perceberá que uma plaquinha informa o número de passageiros que devem ir sentados e em pé, agarrados feito macacos nos ferros do buzão. Bem, entre ir sentado e em pé, quanto você pagaria pela passagem de ônibus? Quem paga pra ir sentado paga o mesmo tanto de quem vai em pé, né? Você não desconfia que isto seja um desrespeito dos donos de empresas de ônibus? Bom, a capacidade de passageiros sentados e passageiros em pé nunca é RESPEITADA, na verdade, sempre sentimos que há muito mais gente sendo transportada do que de fato o buzão consegue suportar. Resultado: TEM GENTE GANHANDO ÀS NOSSAS CUSTAS. De quem é a culpa? Claro, do prefeito da capital e dos donos das empresas de buzão. Primeiro nunca o cobrador e o motorista são preparados; qualquer doente mental, esquizofrênico ou com alguma psicose orgânica PROFUNDA pode ser contratado para trabalhar. Não é à toa que tão comumente brigas de fogo são tidas nos buzões. A passagem de ônibus é um assalto, mas, claro, ninguém quer saber disto. No integração velhinhas disputam à tapas e cotoveladas a entrada no buzão assim que o ônibus pára. Lotação total e o ônibus ainda continua a admitir embarques pelo meio da rua. Chego a suar frio só em pensar que um dia eu possa carecer de novamente tomar este tipo de condução que já faz parte de um passado recente, mas, espero, definitivo. Ligo o som do meu carro enquanto percebo que os passageiros do buzão me olham e sorriem; uns fazem sinal de ônibus lotado... Ah, o sinal abriu, preciso pisar no acelerador. Tchau.

*Ajude o blogueiro a ganhar dinheiro: clique nos anunciantes