sexta-feira, 11 de março de 2011

Crônica: A FARMACOLOGIA DO GÊNERO


Hoje em dia o ‘cara’ chega na farmácia e diz pro atendente:
- Tem acetato de ciproterona? Perlutan? Seringa de 3ml?
O atendente fica atordoado. Começa a suar frio, chama uma atendente, porque diz que tá passando mal. Então, vem a moça, toda solícita:
- Boa tarde, tudo bom? Em que posso ser últil?
- Quero duas ampolas de perlutan, uma caixinha de acetato de ciproterona, agulha e seriga de 3ml.
A moça, de repente, que trazia o sorriso aberto se fecha, quase faz o sinal da cruz. Só não indaga para quem são todos esses hormônios porque já tá na cara.
- Pronto, senhor, pode se dirigir ao caixa -. Voz trêmula
Quando diante do caixa, mais outro susto. O pobre parece que viu fantasma, sente que suas tripas deram nó, que a rosquela da parafuzeta da sua cabeça acabou de quebrar. Então, diante da máquina diária ele sequer sabe digitar os números.
- O que houve, posso ajudar?
- Não, foi um erro no sistema... Só um instante.
E lá se vai o caixa tomar um bom litro d’água para acalmar um pouco.
De volta, aparentando mais calmo, até ensaia um sorriso, mas fica só no ensaio. Quando Monique paga e começa a caminhar em direção a um rapaz que lha espera no carro, ouve:
- Aquilo era um travesti?
Bem, ela, Monique, sorrir. Diante de todos ela demonstra que qualquer gênero pode ser comprado na farmácia, inclusive, o gênero desumano.

Incoerência rima com vingança?

Tem muita gente ACHANDO que o senador Cícero Lucena (PSDB) é incoerente por querer composição com Manoel Junior (PMDB) que COMBATEU o PSDB em 2004 e não FECHAR apoio ao governador Ricardo Coutinho. Quem acha assim não quer COLOCAR panos quentes não? Se querem fazer uma análise JOCOSA, digna de pirralho buchudo, que façam. Mas, acho que o senador Cícero Lucena é coerente com o que pensa a respeito de Ricardo Coutinho. Vale misturar os sentimentos na política? Pelo visto, vale tudo. E Cícero, como todos sabem, ao tentar ir à forra, não será o primeiro a usar o mesmo mecanismo pelo qual foi combatido. Não adianta análises weberianas, o moído está instalado e o sangue quente começa a es-correr na pista. Se pra DAR um troco político vale tudo, esperamos TUDO neste próximo pleito. Até inimigos ANTIGOS festejarem conjuntamente a dança do ACASALEMENTO.

Deu Milanez na falta de uma Virgínia

Pelo visto, Fernando Milanez (PMDB) realiza o seu GRANDE sonho de ser prefeitável na cidade de João Pessoa. Com a RECUSA de Eliza Vírginia para se filiar e disputar a prefeitura da capital no próximo ano pelo PSC abriu a vaga para Fernando Milanez que já disse que não vai mais COMPACTUAR com o jogo de cartas marcadas prática, por sinal, corriqueira no PMDB a julgar pelas palavras do vereador. De qualquer modo, o presidente do PSC, Marcondes Gadelha, tem uma boa impressão de Milanez, pois afirmou: "Milanez é um representante nato de João Pessoa pelos vínculos familiares, com as lutas da cidade, tanto que originou a denominação de um de seus parentes como símbolo da resistência, por isso agora o convite está sendo feito publicamente". Como Milanez tem a cara larga e o nariz pequeno... É, não vai ficar no PMDB. As declarações de Marcondes Gadelhas são de rir... A idéia de "vínculos familiares" foi de MATAR. Será que esses políticos não conseguem entender que tudo mudou? Inclusive a instituição familiar? A menos, claro, que Marcondes esteja se referindo ao séc. XIX e, neste caso, o seu discurso é para ACALENTAR bovino.

Eliza Virgínia é TUCANA

A vereadora Eliza Virginia resolveu mesmo ingressar no PSDB. Agora, pronto, meio metro de bico! Quem ganhou, de fato, foi o PSDB, pois com a saída de Hervázio Bezerra o PSDB volta a compor a sua bancada. Entretanto, Eliza tinha recebido um CONVITÃO do PSC, mas, pelo visto, alguma coisa deu errada e ela preferiu as águas turvas do PSDB às águas mansas do PSC. O que terá acontecido? Será que o senador Cícero Lucena lhe garatiu a disputa da prefeitura para o próximo ano? Vamos aguardar os fatos!

É um morto carregando um ferido, pelo visto!

Creio que, mais do que NUNCA os ex-governadores Cícero Lucena (PSDB) e José Maranhão (PMDB), de fato, para se manterem vivos na cena política da Paraíba têm mesmo que confeccionar uma UNIÃO, um pacto entre as legendas. Zé Maranhão saiu muito ARRANHADO desta última disputa política pelo Palácio da Rendação. Já Cícero Lucena foi ISOLADO dentro do PSDB, uma vez que, os cassistas fecharam com o governo e os ciceristas aderiram, pelo menos, os principais, ao projeto político do governo. Agora é ir mesmo pro VALE TUDO se algum desses ex aí quiser SOBREVIVER. De qualquer forma, a aliança aventada pelo senador Cícero Lucena para disputar a prefeitura ainda será melhor debatida entre os partidos. É admirável o desejo de vingança de Cícero Lucena. Pelo visto, ele TOPA TUDO para conseguir atraplhar, nem que seja um pouquinho, a vida de Ricardo Coutinho. Por outro lado, Maranhão também tem uma FATURA a cobrar com Cássio Cunha Lima que, praticamente, tirou-lhe a VITÓRIA das mãos e a entregou a Coutinho. Esta aliança será a ALIANÇA DA VINGANÇA. E não duvidem, como eu não duvido, que vai rolar de tudo. Um morto, pelo visto, a carregar um ferido. Talvez, o fenômeno da ressuscitação se faça presente na política paraibana. Talvez!

As sandálias da humildade

O secretário de comunicação do Estado, Nonato Bandeira, resolveu dar o seu pitaquinho a respeito da renúncia de Bezerra (PSDB) ao cargo de vereador para assumir na AL como deputado tampão, afinal, o mandato não é dele e, deste modo, ele tampa o buraco deixado por Manoel Ludgério (PDT) que assumiu a DIREÇÃO da SEDAM - Secretaria de Articulação dos Municípios -. A marca, claro, é FORD! Disse o secretário: "Recebemos com grande notícia a decisão e Hervázio por se tratar de um parlamentar autante e identificado com a Grande João Pessoa. O parlamentar tem contribuição a dar e estava na condição de suplente". Pois é, segundo o secretário de comunicação Hervázio Bezerra AMADURECEU. Pois é, fruta madura a tendência é APODRECER. E fruta podre não cabe em nenhuma QUITANDA partidária. É bom Hervázio ir abrindo bem os olhinhos, fazer uma consulta com o seu oftalmologista para trocar o grau das suas lentes. Tenho dito!

Caravana da Verdade: nariz maior ganha

O deputado Manoel Junior (PMDB) disse que fará CARAVANA DA VERDADE para conhecer os REAIS problemas do município de João Pessoa. Copiando o modelo GIRASSOL conseguiu IRRITAR o prefeito Luciano Abra-cadabra que resolveu cutucar o pretenso adversário: "É uma presepada, vir dizer que vai fazer caravana para conhecer problemas de João Pessoa. Não se conhece problema fazendo caravana". Na época de Ricardo se conhecia, agora já não se conhece mais? Xiiii, a mudança discursiva é repentina. Encontrando problemas internos para firmar o seu nome, Junior diz que o problema maior é neutralizar a oposição, pois ela joga sujo. E disse que as DENÚNCIAS sobre o crime de pistolagem envolvendo seu nome - a morte do vereador de Pedras de Fogos pelo valor de 40 mil reais - são MARACUTAIA dos adversários que QUEREM neutralizar o seu nome, temendo a sua candidatura. Sinceramente, ACHO que o deputado Mané Junior DELIROU. Será mesmo que ele ACHA que tá com essa bola toda? Fosse ele procurava os caminhos das pedras, calçava as sandálias do PESCADOR. É mais fácil conquistar o AFETO coletivo tornando-se mais GENTE. Maranhão debochou do MAGO no SISTEMÁTICO CORREIO chamando-o de COITADO e deu no que deu. A propósito, copiar modelo de CAMPANHA é muito ruim. O que vão dizer as pessoas? Claro: faltou ORIGINALIDADE. Mas, enquanto este nó não desata, o que nos resta é aguardar o rumo das coisas bem tranquilos.

Vai para o VALE TUDO

O senador Cícero Lucena (PSDB) admitiu hoje uma POSSÍVEL aliança com o PMDB para a disputa da prefeitura para o ano que vem (2012. Enxerga grande possibilidade de compor com o PMDB e enxerga Manoel Junior (PMDB) como possível vice. Ele quer mesmo ficar nas CABEÇAS (ser o candidato a prefeito), admitiu. Mas, também admitiu uma pesquisa de opinião. Depois da adesão do ex-vereador Hervázio Bezerra e também do deputado João Gonçalves, Cícero agora vai pro vale tudo. Questão de HONRA, talvez, e mais, de articulação política vizando 2014. Revelou ainda que o seu ISOLAMENTO político dentro do PSDB faz parte de um momento do Estado da Paraíba. Pelo que se vê, o moído tá grande e vai VALER TUDO mesmo. Tenho dito!

De cócoras

O vereador da capital Tavinho Santos (PTB) em entrevista agora pouco a um canal de televisão disse que o LEGISLATIVO estava de CÓCORAS e mais, pois só servia para CARIMBAR. Acho que o vereador resolveu chutar o pau da barraca. Na minha época o "caba" ficava de "coca" pra CAGAR, nera não? Pois é, vai ver que o deputado nas entrelinhas quis dizer isto mesmo, ou seja, que o LEGISLATIVO anda fazendo muita merda. Perguntado sobre a RENÚNCIA do vereador de oposição na CMJP, Hervázio Bezerra, ele preferiu não comentar muito, pois não se achou a ALTURA para tamanha envergadura. Vai ver, o deputado não quis dizer que HERVÁZIO fez a maior CAGADA de sua vida depois de quase 20 anos como vereador. Mas, há quem defenda a TESE de que o "cara", pelo menos, uma vez na vida tem de fazer aquele CAGÃO. Bem, que fedeu, fedeu, pois o senador Cícero já guardou as mágoas do ex-vereador cicerista que ao pedir ARREGO, as velhas desculpas, o senador JULGOU como sendo "uma piada". Xiiiiii...

Foi bala trocada

Depois de ter hoje pela manhã renunciado o seu mandato de vereador para integrar-se à base do governador Ricardo Coutinho (PSB) na Assembléia Legislativa como deputado estadual Hervázio Bezerra (PSDB) conceceu entrevista a um programa de televisão em que revelou que a ANTIGA desavença político-partidário com Ricardo Coutinho "foi bala trocada". Como diz o DITADO: bala trocada não fere ninguém. Pois é, pelo visto, o ex-vereador não guardou as MÁGOAS do Mago. Ele bem que poderia ter dito: "Mágoas? Isto é coisa d'outro tucano". Enfim, mas não disse. De todo modo, tentou justificar a sua decisão dizendo que vai para a AL trabalhar pelo povo o que nos obriga a ESPECULAR: Será que ele vai TRABALHAR para o povo? Bem, Hervázio também revelou que não CURTE muito ficar com sua PISTOLINHA atirando na cara dos governos, pois o que PREFERE mesmo é DEFENDER governos. Pelo visto, ele já anda rezando pela cartilha do Mago. Pois é, só para não perder a IRONIA vou comentar um ERRO na fala do ex-vereador. Diz Hervázio ao entrevistador: "Jamais eu imaginava uma reconciliação entre EU e Ricardo Coutinho". Pois é, um HOMEM como Hervázio que PRIMA tanto pela LINGUÍSTICA, pela GRAMÁTICA dos ricos já deveria saber que APÓS preposições não se PODE usar pronomes pessoais. Portanto, "entre eu" ficou feio, hein, quase deputado? Para um HOMEM que constrangeu os colegas lá na Câmara Municipal com lições de gramática, pegou mal em rede estadual tamanha garfe. Mas, a vida tem destas coisas... Um dia é dos ANAIS e outro é dos FABETOS.

Um dia de JUÍZO no PSDB

O senador Cícero Lucena (PSDB) disse hoje que ficou MAGOADO com a decisão do antigo mascote Hervázio Bezerra também do PSDB. Pelo visto, Hervázio embarcou numa sem volta. E se juntar a Ricardo Coutinho depois do histórico das desavenças com outros CAMARADAS é atirar no pé. O senador revelou que: "o povo julgará essa união entre Hervázio e Ricardo Coutinho - aliás, eles precisam combinar com o povo essa união". Será que o senador vai GUARDAR mágoas de Hervázio como guarda de Ricardo? De qualquer modo, Hervázio disse que vai fazer de um tudo para preservar a amizade com o senador. Resta saber se depois das declarações de MÁGOAS do senador ele tem ainda PENA para suportar um tucano que deu um voo para longe, para buscar girassol n'outros quintais. Bezerra que se cuide... O caminho do PASTO fica logo ali e ele nem percebeu.

Botando o CARNEIRO na SOPA

Será que o deputado Janduhy Carneiro (PPS) sente-se em DÍVIDA com o Sopão do deputado Toinho do Sopão (PTN)? Bem, hoje em entrevista a uma rádio local o deputado Toinho disse que o deputado Janduhy Carneiro DEVE seu mandato ao seu SOPÃO. Xiiiiiiiiiiiiiiiiii, isso vai feder. Segundo o deputado Toinho, Carneiro só foi ELEITO graças a puxada FEDERAL que o seu Sopão deu nele. Daí vem a DÍVIDA DE GRATIDÃO de Carneiro ao Sopão. Será que se isto se confirma?

Secretaria de Saúde já tem indicação

O que se comenta pelos bastidores é que já EXISTE um nome para a Secretaria de Saúde do Estado. O nome? O da mulher do deputado, líder do governo na Al, Lindolfe Pires (DEM), a médica Cecília Sarmento Pires. Pelo visto, a DÍVIDA política que o governador Ricardo Coutinho tem com o deputado democrata será SANADA agora. Depois de ter PREFERIDO para presidente da casa de Epitácio Pessoa, Ricardo Marcelo, agora chegou a vez de DAR O TAPINHA nas costas e pedir as desculpas. Será que ela SOFRE de algum MAL súbito? Na dúvida, é melhor escaneá-la. Vamos aguardar a confirmação do fato!

A morte de Hitchcock

Pois bem. acabou o SUSPENSE. O vereador Hervázio Bezerra (PSDB) RENUNCIARÁ o seu mandato de vereador da capital para assumir a vaga de Manoel Ludgério (PDT) na AL. Diga aí, colegas, é NOVIDADE para alguns de vocês a decisão de Garrotinho? Claro que não! Mesmo tendo sido INIMIGO mortal do MAGO - que anda mesmo fazendo das suas MAGIAS - Hervázio deixará tudo no PASSADO. O grande amigo, o senador santo Cícero Lucena (PSDB), em declarações recentes havia dito: "Se ele quiser rasgar a sua história que rasgue". Portanto, nos próximos dias Hervázio será empossado deputado estadual e DEFENDERÁ com unhas, dente, NARIZ e, claro, careca, o governo que lhe fez ASCENDER, politicamente. Ele só não aprendeu uma coisa nisto tudo e é lição do JARDIM DA INFÂNCIA: "Quando a esmola é demais o santo desconfia". Tenho dito!

O PMDB está morto

O ex-deputado estadual Expedito Perereira (PMDB) revelou estar muito DESESTIMULADO a ficar no PMDB. E revela o motivo: Benjamim Maranhão. Segundo Expedito, o sobrinho do ex-governador PASSOU-LHE um CALOTE político e não CUMPRIU com os compromissos firmados durante a campanha do ano passado deixando, assim, Pereira a ver NAVIOS - onde, no Senhauá? Mas, no Senhauá não há navios -. Infelizmente, o ex-deputado SENTIDO não revelou quais foram os DES-compromissos des-horandos pelo deputado Benjamim Maranhão. De qualquer forma, o PMDB como é do conhecimento de todo mundo vai recebendo as suas últimas pazadas de cal. O PMDB se dissolve. Outros insastifeitos com a legenda são o vereador Fernando Milanez que não aceitará o jogo de cartas marcas e o vereador Mangueira que revelou que "O PMDB está morto". A julgar pela ZORRA que tomou conta do partido, de fato, o PMDB vai dando seus últimos suspiros.

A disputa das narigadas: prefeitura de Joao Pessoa

Em corrida de cavalos, às vezes, um nariz decide uma vitória. Parece que o mesmo se passa lá no PMDB. Estão disputado a indacação do nome para prefeito para 2012 a narigadas. Segundo se comenta, quem tiver o maior nariz leva a parada. O próprio Manoel Junior já disse que o ex-governador Zé Maralhão já anda dizendo que é o seu preferido. Mas, vamos lembrar do Fernando Milanez - nariz pequeno, fosse cara larga, talvez, ganhasse a disputa - que disse não ACEITAR o famoso JOGO DE CARTAS MARCADAS: Milanez já berrou na imprensa que quer ser o prefeitável pelo PMDB. Pelo visto, ele anda bebendo da mesma água que o vereador Geraldo Amorin que considera os partidos políticos SACOS DE BATATAS. Embora Junior não queira sair na frente, mesmo tendo o NARIZ maior do que o de Fernando Milanez, admite que o PMDB tem bons nomes e cita o próprio Milanez, Gervásio Maia e o sobrinho de Maralhão, Mararilho, quer dizer, Benjamim Maranhão. Manoel Junior ainda aproveita para rebater crítica a respeito do SILÊNCIO DOS INOCENTES e diz que o PMDB está cosendo as articulações necessárias para emplacar a VITÓRIA no próximo pleito e dispara: "Quem pensa que nós estamos calados, não estamos não. Estamos conversando com outros partidos para formarmos uma aliança forte para ganharmos as eleições". Alianças dão embrulho no estômago. Primeiro porque aliança sempre lembra as tradições, isto é, uma instituição meio FALIDA, o casamento. E por falar em casamento, vocês não acham que casamento é algo volúvel demais hoje em dia não? Tenho dito!

Muito bem resolvida

Bom, todo mundo sabe que o ex-secretário de saúde do Estado, MárioToscano, teve a sua pressão arterial ELEVADA no governo Ricardo Coutinho e sendo, assim, resolveu pedir exoneração para tentar CONTROLÁ-LA. Embora nos bastidores muito tenha se comentado que o REAL motivo do pedido de exoneração - e aceito - tenha sido PENTELHAGENS  da secretária de saúde do município Roseana Meira. Com a vacância do cargo de secretário da saúde do Estado, claro, todo mundo agora imagina que a nova secretária será Roseana Meira, mas ela nega: "Não há a menor possibilidade de eu assumir a secretaria e eu nunca houve interferência ou desgaste na nossa relação [com Mário Toscano] que sempre foi muito bem resolvida". Roseana ainda afirmou que os boatos de PENTELHAGEM não passam de bravata da mídia que quer ver o circo pergar fogo. O que havia e parece que ainda há é uma parceria entre as secretarias de saúde do município e do Estado. Será que estão MISTURANDO mesmo as coisas? Xiiiiii. Mas, a secretária ainda reafirmou que o motivo que levou Toscano a pedir exoneração do cargo foi mesmo a sua diabetes e a sua elevada pressão. Roseana Meira disse que o governo Ricardo Coutinho foi pego de calças nas mãos por isto ainda não há nenhum nome indicado. Melhor do que fazer BATERIA de exames como sugeriu o deputado Domiciano Cabral para os próximos secretários, eu penso que seria melhor abrir LICITAÇÃO. É algo bem mais transparentes e EVITA certas enrolações.