sábado, 21 de abril de 2012

Conselho Universitário da UFPR aprova moção de apoio ao reajuste de bolsas


Conselho Universitário. Foto: Leonardo Bettinelli

O Conselho Universitário (Coun) da Universidade Federal do Paraná votou, por unanimidade, uma moção de apoio ao reajuste imediato das bolsas de Mestrado e Doutorado. A proposta foi encaminhada pelos representantes discentes no Coun, que apoiam as reivindicações do Fórum de Pós-Graduandos da UFPR e acampanha pelo reajuste das bolsas propostas pela Associação Nacional de Pós-Graduandos.
Segundo o documento encaminhado pelos conselheiros discentes, as bolsas de pós-graduação não são reajustadas há três anos e não existe previsão de aumento de valores apenas do número de bolsas. Para Érico Massoli, representante discente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), é preciso mostrar as necessidades da pesquisa e fazer pressão política para conseguir mudanças. “Esperamos que tal moção possa pressionar os Ministérios competentes, bem como sensibilizar a comunidade da UFPR e demais universidades a fazerem o mesmo”, diz Massoli.
O documento elaborado pelo Coun solicita reajuste imediato de 50% das bolsas de políticas de formação científica no Brasil. O reitor Zaki Akel Sobrinho ressalta que este é um movimento inédito na UFPR e pretende apresentar o documento na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Confira o texto na íntegra.
Moção do Conselho Universitário
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná, por decisão unânime de seus membros, vem por meio desta declarar apoio ao reajuste imediato de 50% das Bolsas de Mestrado e Bolsas de Doutorado, há mais de três anos sem nenhum aumento, bem como solicitar aos Órgãos competentes do Governo Federal a elaboração e consolidação de uma política universal de formação científica continuada que beneficie todo o conjunto dos estudantes brasileiros e a inclusão de um cronograma anual de ajuste do valor das Bolsas CAPES, CNPq e REUNI, assim como de outras agências, no Plano Nacional de Educação 2011-2020.
Sala das Sessões, em 29 de março de 2012.
Zaki Akel Sobrinho
Presidente

Fonte:Ascom da UFPR