sábado, 16 de outubro de 2010

Renascimento Cultural Brasileiro


ABORTANDO A ELEIÇÃO

* Por Padre Otto Dana
Brasileiros e brasileiras! O capeta está solto! Empunhemos nossos terços e Bíblias e até Alcorões, se os houver! Herodes brande a espada afiada contra as criancinhas do Brasil! Ergamos a fogueira! Queimemos os hereges! O aborto e os gays estão espreitando pela janela!
Gente do céu! Que tiririquice! Que babaquice mais que medieval. Que onda inquisitorial graçando em pleno século XXI. A caça às bruxas. O extermínio dos veados. Cruz, credo! Xô Satanás! Estamos apenas tentando eleger um Presidente para o Brasil. Estamos discutindo propostas e projetos para uma boa administração do Brasil. Aborto, gueisismo, pílula, camisinha não é prioridade do momento.
O processo eleitoral corria tranquilo, dentro dos princípios democráticos: discute-aqui- denucia-ali, promete-isso, condena-aquilo, tudo numa boa. De repente a serenidade é detonada por uma horda de aiatolás, talibãs, mulás, numa gritaria ensurdecedora contra os que ameaçam o poder do Altíssimo.
Alguns vestidos de batina (ainda!), outros de mitra e báculo, outros de terno e gravata ostentando Bíblias, todos ecumenicamente de dedo em riste acusador: "ela é a favor do aborto, ele apóia o casamento homem-com-homem, mulher-com-mulher, os dois defendem a distribuição de camisinhas até para as crianças da escola.
Deus do céu! Que atraso! Que tiririquice! Pra começar, arbitrar sobre aborto e formas de casamento é da competência do Congresso Nacional e não do Presidente da República, que apenas sanciona ou veta a disposição do Congresso. Além do mais, aborto e casamento gay nem estão em pauta de discussão, hoje.
Mais importante e pertinente agora é ouvir dos candidatos suas propostas e projetos concretos quanto à saúde, educação de qualidade, distribuição de renda, segurança da população, criação de empregos, formas de apropriação ou não do Estado, relações diplomáticas e econômicas com outros países, transporte, saneamento básico, liberdade de imprensa, desenvolvimento do país, programas sociais, etc., etc.
E mais: estamos num país democrático, regido por uma Constituição Civil e não pelas tábuas da lei de Moisés. É um país democrático e laico e não teocrático, apesar de supostamente religioso. Sua capital é Brasília e não o Vaticano, nem a Canção Nova, nem a sede da Assembléia de Deus, nem a CNBB.
Tentar manipular a consciência do eleitor, ameaçando-o com a ira de Deus é injuriar o próprio Deus que nos criou livres. O dia em que o povo tiver que consultar um aiatolá de plantão tipo Pastor Silas Malafaia, ou um Padre José Augusto (Canção Nova) para votar, é melhor rasgar o título de eleitor e o estatuto da maioridade civil. O que vem se praticando em meios religiosos no momento, é o aborto da eleição, da democracia, da Constituição e do bom senso. Xô Satanás!

* Padre Otto Dana é Pároco da Igreja Sant´Ana em Rio Claro - São Paulo (Diocese de Piracicaba - SP). Seu e-mail é otto.dana@gmail.com

Retirado do Blog do Tião (consta na minha lista de links)

PIMENTAS, MEU AMOR

Quase ninguém sabe, mas agora vou confessar: sou amante de pimentas. Aprendi a comer pimenta quando muito pequeno e herdei da mamãe este gosto, este desejo, esta vontade. Entretanto, não entendia por que quando comia pimenta quase que imediatamente eu me sentia feliz, sério, brotava uma felicidade, um bem-estar, uma vontade de sorrir do nada. Vontade de abraçar, de beijar, etc (talvez, a sensação de ter usado alguma droga ilícita). Então, aí depois de tantos anos consumidor de pimentas resolvi pesquisar. Cara, descobri um mundo. Sabe aquele mito de que pimenta faz mal a quem tem hemorróidas, que pimenta demais é veneno, que pimenta é isto, é aquilo e tal? Bem, vamos ver o que descobri. A primeira coisa é que pimenta tem propriedades que eu vou chamar propriedades do humor: possui vitamina A e C, só por isto já valeria a pena, né? A vitamina A é essencial à visão e combate os radicais livres e a vitamina C um poderoso auxiliar para os dentes e ossos além de dar uma forte resistência aos vasos sanguíneos. Além do mais, talvez, isto explique sempre o meu bom-humor, pois a pimenta ajuda na liberação de noradrenalina e adrenalina que são responsáveis pelo nosso estado de alerta. Mas, a melhor coisa é a sua substância, o alcalóide capsaicina  que caracteriza a pungência da pimenta. Quando a boca, a língua entra em contato com esta substância ela faz com o cérebro entre em alerta dizendo que a boca corre perigo, então, o cérebro começa a liberar endorfinas que permanecem por um bom tempo no corpo banhando-lhe de morfinas o que causa a sensação de bem-estar, de alegria e até de euforia feliz. Vale ressaltar: quando mais ardida a pimenta, mais provoca no cérebro a sensação de perigo e, assim, mais endorfina no corpo, mais morfina, mais sensação de prazer, enfim. Eis por que eu sempre fico nas nuvens na hora do almoço. Acabei descobrindo na teoria o que já sabia na prática. 

A imbecilidade dos Artistas

Não sei por que os artistas inventam de se co-ligar com os candidatos a eleições majoritárias. Isto não é um atestado de imbecilidade? Ou eles imaginam que são imensuravelmente notáveis para influenciar na decisão de dezenas, centenas, milhares de zés e marias da vida? Não quero nem relembrar aquele papelão que fez a Regina Duarte na campanha contra Lula, todos nós sabemos. Agora, apareceu um manifesto de artistas pro-Dilma, nada contra a candidata do PT, a fim de tirá-la da beira do limbo em que está entrando. Artistas, os grandes faroletes da democracia. Baixaria à parte, Caetano Veloso apareceu pedindo voto filosófico para a candidata verde, selvagem, a véia Marina Silva (PV). Chamou até o Lula de analfabeto. Bem, fica clara a idéia de que arte e razão combinam nos pleitos. Artistas imbecilizados, idiotizados que vão pedir votos na televisão quando os políticos lhes fecham todas as portas e eles vivem mendigando um pouco da sua atenção. É, de fato, muito inteligente que esta categoria social venha pedir voto aqui na Paraíba - o caso de Zé Marnahão é bastante emblemático -. Acho que a maior prova de imbecilidade dos artistas é imaginar que algum destes cabras irá fazer alguma coisa pela arte do nosso país. Os artistas parecem esquecer, afogueados pelo partidarismo idiota, de que nenhum político tá dando muito cartaz para a arte e para os artistas. Seriam mais úteis se ficassem calados durante o pleito ou eles não sabem que os paços institucionais só se abrem para os artistas a cada 4 anos?

Silas, o Mala atacante do PSDB

Que a Justiça Eleitoral não enxerga as obviedades é um fato. Silas, o Mala, mandou Dilma e o PT direto pro inferno, ao passo que, consagrou o altar para Serra e o PSDB com a justificativa, no mínimo, infantil: O PT E A DILMA são a favor do PLC 122 (Lei que garante a penalização da homofobia). Entretanto, nos últimos dias Serra (PSDB) deu declarações dizendo que é a favor da união civil entre casais homossexuais, uma vez que, na prática já vivem juntos e o poder judiciário já andou tomando as decisões que os políticos ainda não tiveram coragem para fazê-lo. Dizendo que vota em Serra (mas, que é APENAS seu voto) Silas, o Mala diz que o Serra é o melhor para o Brasil, pois, ao que parece, é também o mais competente. É melhor vocês verem o vídeo. Façam vocês mesmo as suas conclusões.

Depois de D. Aldo Pagotto

Pense num luxo

O lustre de Clodovil

BANHEIRO PÚBLICO

Em festas, em bares, em restaurantes, igrejas ou mesmo em shopping centers entrar num banheiro público é uma verdadeira temeridade. As imagens aí do lado refletem bem. No shopping sul, por exemplo, havia (ainda há?) uma cultura de pegação, isto é, os gays se amassavam dentro do banheiro. Terrível, porque se você estivesse a fim de dar só aquele cagão, era incomodado pelas brilhantes cantadas de banheiro. Semana passada, na Domus Hall, um casal (heterossexual) foi flagrado transando... Bem, sem falar que a higiene nestes lugares não é das melhores. O coco fica boiando na vasilha sanitária, o lugar é, geralmente, todo pichado com ditos fabulosos, do tipo: "olha a cagada que você está fazendo; após o sinal diga a cidade e quem está falando; por favor, preserve a natureza, não use papel, guarde o comprovante em pdf", enfim. Agora a pior coisa do mundo é entrar em um banheiro masculino e enxergar que o assento está todo mijado. Homens, por favor, façam xixi sentado... Acho até que as mães deveriam ensinar aos meninos a fazerem xixi sentados, claro, para o bem de toda a classe. Cafezinho, por favor.