terça-feira, 8 de março de 2011

SHEIRAZZANDO: A VOZ DO MORALISMO PARAIBANO (clique em leia mais para ver o vídeo)

Eu sempre admirei a âncora da TV Tambaú, Rachel Sherazade, por sinal, não sei por que este seu sobrenome me lembra as mil e uma noites. De qualquer modo, isto não vem ao caso. Raquel até tenta nos convencer que o CARNAVAL é mesmo uma festa só de ricos, mas esquece de analisar uma série de outras dimensões que sequer passa pela AUTARQUIA do seu discurso. Por exemplo, a inversão dos papéis sociais e sexuais, a quebra com as regras institucionais das tradições por si só isto já não valeria a pena? Se é verdade que cervejarias LUCRAM absurdos, também é verdade que EMPREGAM funcionários e movimentam a economia sim: do pequeno comerciante aos grandes distribuidores espalhados numa rede de negócios. Mas, o carnaval não é só para agradar a ricos que se instalam em PULEIROS chiqués - os camarotes -. Nas Igrejas, por exemplo, os pobres, O BAIXO CLERO, não sobe ao púlpito, os semi-analfabetos são excluídos duplamente das PREGAÇÕES e são chamados apenas na hora do AMÉM; nas Universidades os graduandos não se METEM em conferências, nem pitacam no VOZEIRÃO dos doutos mestres pós-graduados. Questão de HIERARQUIA não é produto apenas carnavalesco. Mas, a maior CAGADA da âncora da TV Tambaú foi ter dito que o CARNAVAL é um produto GENUINAMENTE Europeu: a mentalidade TUPINIQUIN de que só produto EUROPEU presta aqui gritou mesmo querendo fazer uma genealogia pouco atraente. Não, o CARNAVAL é nosso. O Carnaval europeu, é europeu. Então, vamos dizer: no Brasil não há negros, porque os negros são genuinamente PRODUTO africano; Banana? Não, banana não é brasileira, enfim, por aí vai. O tom autárquico engana a muita gente e o moralismo parece SUFOCAR a âncora quando sua LOGORRÉIA estrapola os limites do bom senso. Se o Estado gasta HORRORES no período do carnaval, é verdade que GASTA bem mais financiando acordos POLÍTICOS entre as elites partidárias, que moralismo tosco é este? Também é certo que hoje em dia NINGUÉM trabalha por amor. Ou será que a Sherazade da TV Tambaú algum dia ACREDITOU que funqueiros, roqueiros, sertanejos, forrozeiros, pagodeiros, FUNCIONÁRIOS públicos de CARREIRA, etc tods estes aí fazem seu trabalho por amor? Amor a que? Faz-nos rir a ingenuidade. Bom, eu nem vou continuar comentando as atrocidades das análises da repórter. De tão demagogas que são, sinto embrulhar o estômago. Vejam o resto aí vocês mesmos!

O solidéu de Luciano Abra-cadabra

O prefeito da capital, Luciano Abra-cadabra (PSB) mudou como num passe de mágica o discurso sobre o aerolite da Paraíba - o aeroclube das elites -. Disse que houve QUEBRA DE CONFIANÇA na desapropriação, mas não assumiu o MEA CULPA. Revelou ainda que espera as determinações da justiça e se caso se chegar ao consenso de novas negociações, disse, sentará na mesa e negociará. Depos do caso de Gustavo Pessoa, sob a desapropriação de Cuiá e o PERDÃO de Abra-cadabra, agora vem mais um discurso altamente CRISTIANIZADO a ponto de antevermos um SOLIDÉU na cabeça do prefeito - como na cabeça do PAPA -. Diz ele: "Não vou me furtar. Sou um homem que sei perdoar, não guardo ressentimentos. Não vou ficar remoendo algum tipo de mágoa ou ressentimento. Eu sei que a desapropriação é agressiva. Mas, sei que sem esse tipo de instrumento a cidade não desenvolve". Claro, parece que todo mundo acorda que o Aerolite - aeroclube Bessa - saia daquela região pelos motivos óbvios, enfim, já apresentados por toda a mídia. Mas, achei uma mensagem subliminar nas palavras do prefeito que combina uma retórica cristã do perdão a um recado nas entrelinhas para o ex-prefeito Cícero Lucena (PSDB) que é SABER PERDOAR. Essa história de ficar REMOENDO MÁGOAS, RESSENTIMENTOS está mais nitido do que água de coco. O jogo já começou e o prefeito Abra-cadabra é SUTIL, prova de sua inteligência. Enche-se de um discurso cheio de mansidão, mas manda QUEBRAR TUDO como fez com a pista do Aerolite em plena madrugada. Não importa de quem partiu a ordem, mas tamanho abuso é uma demonstração de DESESPERO. Calma, homem, o Parque Parahyba sai, mas não no VAMOS QUEBRAR TUDO, VAMOS, VAMOS... Tenho dito! Já ia me esquecedo, a palavra solidéu vem do LATIM soli + Deo (Somente para Deus). Pelo visto, alguns políticos não compreendem a democracia e reivindicam para si a síndrome de Luis XIV: L'etat c'est moi, traduzindo, O Estado sou eu" ou numa tradução menos precisa, mas bem absolutista: tomem no cu, Deus sou eu!

A tréplica de Mané Junior

Depois de Nó-nato Bandeirinha ter declarado que ele próprio e o governador Ricardo Coutinho (PSB) não são de PISTOLAGEM, nem sobrevivem do SUBMUNDO DO CRIME isto, claro, em resposta ao deputado Manoel Junior (PMDB) ter associado o valor - 40 mil reais - do suposto assassinato de um vereador envolvendo seu nome - Zé Barros - na cidade de Pedras de Fogo, ao número 40 do governador Ricardo Coutinho, a coisa fedeu feio. Pois bem, agora Mané Junior não quer uma sessão espírita com mãe Renilda, nem indagar ao defunto o nome do seu assassino. Quer a QUEBRA do SIGILO TELEFÔNICO do homem que foi à rádio (sistema correio) denunciar o suposto envolvimento do deputado neste crime. Além disto, Mané Junior já enviou pedido ao ministro de Justiça, José Eduardo Cardoso, que incluísse o nome deste homem no programa de proteção às testemunhas. E dispara: "Quem faz oposição a esses que estão no poder e acham que podem comprar tudo, tem que estar preparado para  qualquer tipo de armação". E conclui: "A Paraíba está vivendo um moento de ditadura absurda. Comparada à Líbia, Arábia Saudita, Iraque e ao Chile recentemente. Inclusive Pinochet ficaria muito envergonhado se fosse parado ao Estado da Paraíba, onde as pessoas não podem falar e se expressar, porque os mecanismos de comunicação estão sob vigilância direta da Secretaria de Comunicação. É um momento estúpido que a Paraíba está vivendo, mas nós não iremos nos intimidar com isso não". Bem, comparar o Estado da Parahyba a realidade, por exemplo, da Líbia, é demasiadamente exagerar. Mas, que de fato, o Estado da Parahyba tem sofrido com XILIQUES institucionais a respeito dos comunicadores, tem mesmo. Até já se andou boatando que sairá nos próximos meses uma espécie de INDEX, ou seja, o índice dos BLOG's que serão RECOMENDADOS para leitura como fazia a Igreja do Medievo às obras que julgava imprópria, indecente, herética. Pois é, agora quem sabe eu não entro no INDEX do Estado, né?

Estudante é expulso de universidade

Um estudante do 2º ano de medicina - que não teve seu nome revelado - foi expulso depois de enviar um e-mail instigando seus amigos - estudantes de medicina - a tratarem HOMOSSEXUAIS de forma erroneamente ao identificá-los como gays. No e-mail o estudante diz: "Está na hora de unirmos forças e, veladamente, fazer o que nos couber para dar fim - pouco a pouco - neste peste. No momento da consulta [referia-se ao estágio médico oferecido pela faculdade] de uma bicha, ou recuse-se (sic) (pelos meios cabíbeis em lei), ou trate-os (sic) 'erroneamente'!!!". O texto ainda faz menção aos homossexuais como ESCÓRIA e CORPOS NOJENTOS. A Reitoria da Universidade Federal da Saúde de Porto Alegre pediu que fosse instaurado paralelamente às investigações da Policia Federal uma sindicância. Enfim, conseguiram identificar o aluno de medicina que teve como SANÇÃO a EXPULSÃO da Universidade. E, claro, ainda vai responder por crime de discriminação. Mas, o que mais me chamou a atenção no texto do estudante de medicina foi um termo usado por ele: PESTE. Não sei se ele o usou inconsciente ou conscientemente, mas quando explodiu a epidemia de AIDS no Brasil, ali no início dos anos 1980 a igreja e seus correligionários, rapidamente, apelidaram a AIDS - que ainda não tinha este nome no início - como PESTE GAY, câncer gay, etc. Enfim, data venia, a expulsão foi pouco.

D. Pagotto chama Parahyba de província

O arcebispo da Parahyba D. Aldo Pagotto disse em entrevista no dia de ontem que a Parahyba ainda é uma PROVÍNCIA. Bem, se é província, resta saber de qual REINO. Será do Reinado de Coutinho? O fato é que o padre esperava MAMAR nas tetas fartas do Estado sem ter que se encaixar ou na esquerda ou na direita. Pelo visto, queria servir a dois SENHORES. E reclamou: "Eu estive na Itália muito tempo e quando voltei para o Brasil, lá no Ceará, eu era acostumado a participar de conselhos de governo. Trabalhei seis anos em Sobral com Cid Gomes". Pelo visto, o padre foi MAL acostumado lá pela terra do Pe. Ciço. E acrescentou: "Quando eu vim para a Paraíba eu pensei que a carteirinha, o aval, ia funcionar, e não funcionou. Eu fui confundido com cassista, maranhista. Na verdade, eu quero contribuir coma inclusão social. Continuo contribuindo. Me sinto paraibano de coração. Mas, nós somos absolutamente vulneráveis... Isso não quer dizer que agora eu não esteja na retaguarda ou recolhendo as garras. Apenas é uma conclusão de que ainda é muito provinciana a Paraíba". Carteirinhas? RIZÍVEL! O arcebispo devia ter MOSTRADO logo o PASSAPORTE ou coisa do gênero. Com carteirinha fica difícil. Parece que o arcebispo gosta mesmo de um AVAL. Acho que o buraco do O da política tá ficando meio OVAL. Com tanta gente apresentando CARTEIRINHA e metendo os AVAIS nas titelas dos políticos a coisa vai pra frente mesmo. Reparem que o discurso é o mesmo: inclusão, amor a Parahyba, sentimento de pertença. O padre contribuiria BEM MAIS se ficasse só no poder eclesiástico. Pelo visto, a saudade é grande de quando o poder era TEOCRÁTICO. Tenho dito! Na Parahyba NÃO TEM DISSO NÃO.

Abra-cadabra: Cuiá se salvou

Agora é que são elas. Depois de toda aquela celeuma a respeito da desapropriação da FAZENDA CUIÁ tudo parece que será esclarecido. O prefeito Luciano Abra-cadabra (PSB) tem mesmo GRANDES poderes mágico-políticos, pois, o Gustavo Pessoa, denunciador do super-faturamento do "caso cuiá" veio a público, isto é, mudou o depoimento no Ministério Público Estadual (MPE). Gustavo Pessoa havia formalizado denúncia contra o prefeito e contra a secretária do planejamento Estelizabel Bezerra. Pois, segundo o próprio pessoa, ele estava SOFRENDO pressões para AGILIZAR o laudo, elaborado em um único dia, sem a fiscalização de ninguém no local. Pois é, agora mudou o discurso e inocentou o prefeito e a secretária. Digaew se não é MÁGICA do prefeito Abra-cadabra! Em resposta à mudança de perspectiva de Pessoa, disse o prefeito Luciano Abra-cadabra, em tom melífluo: "Ele deve ter feito suas reflexões e visto o que ele desencadeou. Todo um processo, apesar da gente ter absoluta tranqulidade quanto a sua lisura, mas que é uma coisa chata é. Você fica respondendo a uma ação de inconstitucionalidade e que até tem repercussões na política. O Gustavao teve a hombridade. Que Deus o proteja, porque ele deu ma demonstração muito coerente de digna, em certo momento ele pode ter tido a fraqueza de uma persuasão, seduação. Eu fui secretário de planejamento e ele trabalhou diretamente comigo, eu como chefe imediato. Para mim não foi surpresa, porque ele é um cidadão pacato e tranquilo. Eu fico muito à vontade, porque ficou clara a armação que se criou usando o rapaz como um instrumento de uma causa tão indigna". Sinceramente, eu quase choro agora. O cara deu depoimento e ofereceu denúncia e agora, onde já se DEBATE com força o futuro político da prefeitura de João Pessoa, reitra as acusações ao prefeito? Xiiii, tá estranho. Abra-cadabra aparece com um discurso copiado, fino, melífluo, cheio das NOVE HORAS... Tem caroço nesse angu, ah, tem. Vamos esperar os desdobramentos.

Lula Coitão é ENCOURAÇADO

Notícias quentes da cúpula NACIONAL da petezada DIZ que Luiz Couto é LIDERANÇA NATA, forte, BLINDADA por natureza. Por esta o ex-quase governador Rodrigo Soares não esperava. Pois é, Lula Coitão é mais popular fora e dentro do petezão do que se esperava. Disse Fratesche, secretário da organização do PT, à respeito de Coitão: "Mover qualquer ação contra o deputado Luiz Couto pode ser problema, porque ele é uam grande alternativa para o partido. Couto tem um grande espaço na legenda e é muito ouvido por todos". Traduzindo, mandou o diretório do PT-PB se acalmar, ficar na sua. Coitão é MAIS ouvido. Fosse Rodrigo eu pedia pra sair. Não adianta querer mexer com Lula Coitão, como todo mundo sabe, o cara é ENCOURAÇADO e não vai ser um estudante que entrou ontem no petezão que irá mudar a MARCA de tantos anos de "luta" do padre. É isso! Motivo da ação que o diretório PT-PB queria mover contra Coitão? Ah, só por ele ter divergido do partido e ter apoiado o czar Coitinho.

O peso do gordo

Quem será que pesa mais no PSDB? Ciço Lucena ou o gordo Rômulo Gorjeia? Quem será o fiel da balança, pelo visto, é o senador eleito Cássio Cunha Lima. Ao que parece, os sons do gorjeio do gordo não estão agradando muito aos ouvidos do tucano cristão Ciço Lucena. Bem, Rômulo deu declarações que respeita a posição do senador Ciço para 2012, mas não SEGUE. E dispara: "Eu respeito a postura de Cícero, mas não sigo. Eu discorso. Ele está cumprindo seu papel ao defender uma candidatura própria. Eu não acredito, apesar disso, que o candidato seja ele. Não acho que Cícero vá deixar a primeira-secretaria do Senado para disputar essa eleição de prefeito". Bom, pensando pelo lado PRÁTICO, da posição política, um carguin de prefeito numa capital PROVINCIANA como é João Pessoa, de fato, não é para se abalar tanto e mais quando já se ocupou o cargo por duas vezes. O que Rômulo Gorjeia esquece de ANALISAR é a questão da VINGANÇA. Cícero não consegue engolir o mago ossudo que, pelo visto, tá mesmo atravessado na sua GÜELA. Como vingança é uma IGUARIA para se comer bem fria, o senador vingativo é capaz mesmo de deixar a primeira-secretaria do Senado para disputar e quiçá vencer as eleições do próximo ano. Vencer essa disputa é dar meio passo para nas próximas eleções a governador o prefeito fazer toda a oposição possível e inimaginável contra o governo do Estado. Rômulo romanticamente asseverou "Eu sou vice-governador da Paraíba e o governador Ricardo Coutinho tem sido extremamente correto comigo. Ele não toma decisões relativas a Campina Grande ou ao Estado sem me consultar. Acho que essa lealdade deve ser correspondida. Não posso ficar contra ele.Por isso, me antecipei e disse que meu candidato é Luciano Agra". Pelo visto, o gordo é do tipo que se engana com besteiras. Ainda bem que a primeira TURMA do PSDB não tem o instinto tão vingativo contra os seus partidários como o PMDB que vai expulsar Iraê Lucena, Quinto e Marcus Odilon e vai dar voz de prisão a Wilson Draga, Doida de Tião e Márcio Roberto. Pelo visto, muita água vai rolar. Mas, é certo, o que move o senador Ciço Lucena não é o desejo de administrar João Pessoa, mas a vontade INCOMENSURÁVEL de dá o troco no MAGO: motivo de tanto ódio? Claro, ainda o operação CONFRARIA. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos desta novela mexicana made in Parahyba.

Dia internacional da mulher

Uma mulher me trouxe ao mundo. Tomara Deus que não carregue para fora dele. Ela não suportaria tamanha dor. Quando nasci todos me acharam feio, mas, ela, ela não! Ela me achou lindo e imediatamente por instinto ou amor lançou-me no seu seio e me alimentou. Então, fui crescendo. Hoje sou homem feito. Deixei de ser criança? Não! Há um mistério na maternidade, como há um mistério indissolúvel na mulher. Quer dizer, não é bem mistério, talvez, segredo da criação, no duplo aspecto. Então, Deus pôs Eva para companheira de Adão. Poderia ter colocado um Ivo também a mais. Ou quem sabe, uma Ívana também a mais. Bem, de qualquer forma, fomos refazendo o principio da criação e hoje ser mulher não é muito diferente de ser homem. Elas colonizaram o nosso mundo masculino e nos mostraram em contraposição ao seu feminismo, o nosso machismo. Questões de política que não vem ao caso agora. De qualquer forma, existimos nas formas homem e mulher. Há muito mais formas de ser mulher. Uma delas, creio, é rejeitar o estereótipo do que a mentalidade vulgar acha o que é ser mulher. Bem, parabéns a todas as mulheres. As que são da tradição e as que descontinuaram dos modelos estabelecidos. Parabéns!

De novo dr. Zóião

Depois de ter passado o carnaval lendo o regimento da AL, dr. Aníbal Zóião (PSL) questionou a liderança do deputado Lindolfo Pirequinho (DEM). Agora foi a vez do dr. Zóião questionar as adesões dos pmdbistas ao governo. Primerio foi Wilson Draga, depois Doida de Tião, aí agora vem Márcio Roberto que, segundo bastidores, já dá tchauzinho com a mão fechada para os antigos aliados. Enfim, segundo o doutor Zóião estas adesões não estão sendo REALIZADAS só pelo motivo da proposta política de uma NOVA PARAHYBA feita pelo governo. O que Anibal quer saber é qual é a MOEDA de troca capaz de fazer com que pmdbistas mudem de lado. Pois é, mas Erundina disse que Ricardo tinha acabado com a lógica paternalista do Estado, que estava moralizando o governo, enfim. Se de fato estas adesões passam pelos favorecimentos políticos - e tudo indica isto - o discurso ético e moralizador cai por terra e fica só a poeira malcheirosa no ar asfixiando-nos. Pelo visto, quando se levantar o tapete do Palácio da Maquinação não se salvará ninguém.