quinta-feira, 20 de junho de 2013

PASSE-LIVRE: OS PONDERADOS E OS VÂNDALOS DESTA CAPITAL PARAHYBANA

PARECEU-ME, segundo informes que colhi aqui e ali, pronunciar-se uma GUERRINHA DE EGOS entre os supostos organizadores da tal manifestação do PASSE LIVRE agendada para o dia de hoje (20) aqui no centro da capital.  A GUERRINHA tem, naturalmente, BONS DIVIDENDOS POLÍTICOS.
Os mais LIBERAIS querem ir protestar com suas caçarolas e aventais às portas da praça dos TRÊS PODERES; já os mais CONSERVADORES desejam caminhar em direção a Av. Epitácio Pessoa e quem sabe tudo não acabe em MAR, né?
Por enquanto, as informações sobre o trajeto estão mantidas: concentração em frente ao Lyceu Paraibano, uma volta na Lagoa (Parque Solon de Lucena) e em seguida a marcha seguirá para a Av. Epitácio Pessoa.
O prédio do Lyceu Parahybano amanheceu pichado nesta quinta-feira e isto parece ter 'indignado' os CONSERVADORES do movimento Passe Livre que desejam manter as aparências de paz para poder gritar alto as dores de seus sentimentos revolucionários ao estilo bem apartidário e popular. O diretor da UNE soltou algumas pérolas que farei questão da análise. Colocá-las-ei aqui em vermelho e em seguida volto para comentá-las. Diz o tal Damacieudo Dantas

A gente não defende [a respeito das pichações]. Muito pelo contrário estamos aqui para fazer essa crítica aos movimentos que se intitula (sic) como coordenando o movimento ‘Passe Livre’. O nosso movimento tem o direcionamento pacífico e ordeiro respeitando a sociedade, a população as instituições e principalmente o patrimônio que é do povo

VOLTEI.
Como venho nos últimos textos afirmando, não há nada de novo nestes RECLAMES, nestas afetações popularecas e chinfrins com que a MÍDIA NACIONAL e LOCAL têm anunciado como verdadeiras épocas apocalípticas para a realidade político-brasileira. Percebam, então, o encadeamento lógico-conservador de tal movimento - pacífico-ordeiro-respeito-sociedade-população-e-instituições. É uma VAGA MORALIZADORA que está em curso e os gritos daí resultantes bastam apenas como rompantes sazonais. Não há novidade nos LEVANTES... Que nação deste nosso planeta se ultrapassou com cartazes e gritarias reivindicando tudo em nome da paz? Como nos evangelhos, a salvação vem pelo derramamento de sangue. Não é a paz o importante, mas a espada. Que haja lutas fratricidas, coletivas, mas, sobretudo, lutas individuais. Tenho dito!!!!

NÃO FAÇO O MEA CULPA: NÃO ACREDITO NESTAS MANIFESTAÇÕES ÍNFERO-ESPIRITUAIS

VENHO RECEBENDO algumas mensagens no telefone e no e-mail - algumas até de muito mau humor (rs) - a respeito das minhas posições frente as manifestações do PASSE LIVRE. Continuo a afirmar minhas posições. Não acredito em tais manifestos, manifestantes, manifestações e qualquer outro vocábulo que possa deste radical derivar-se. É que se tais manifestações têm toda a arquitetura e jeitão popular, no fundo, ver-se-á, não passará de um tapetão des-humano por onde os nobres - desta revolução tupinambá - caminharão até a instituição de novos reinados, ducados, condados, de novos regimes carcerários etc. 
Sendo bastante sincero, não consigo entender tais manifestações. Lutamos contra a corrupção agora, mas o ESTADO DE DIREITO (leia-se, A DIREITA, e até a PRETENSA ESQUERDA QUE FORA EN-DIREITADA), o sistema político que o governa, o que caricaturalmente denominamos e até lutamos por ela, DEMOCRACIA, continuarão a existir. Exige-se, inclusive, uma consolidação efetiva da NOSSA RECENTE DEMOCRACIA. Mas, afinal de contas, talvez, esta gente que sai às ruas não se indague o que diabos é isto aí pelo que se luta e recebe um nome que parece bastante óbvio no Ocidente. 
Não posso acreditar nas BONÍSSIMAS INTENÇÕES de tais manifestos, manifestações por razões óbvias. O POVO não se governa e a nossa DEMOCRACIA não é um governo para o POVO. Sabemos sem precisar de grandes variações intelectuais, sem enormes problematizações filosóficas que o nosso sistema político de governo REAL é a PLUTOCRACIA. Corrupção, meus camaradas, não existe apenas em Brasília. Lá no Distrito Federal é apenas a BOCA DESTE INFERNO não onde tudo começa, mas onde tudo TERMINA
Mais importante do que mudar agremiações e personalidades políticas - e tais mudanças nunca transcendem a um quadro de fé e sorte - é mudar valores. Espie só para os guerreiros destas manifestações como são moralistas e com que palavras de ORDEM gritam em favor dos miseráveis do Brasil! É palhaçada, chacota popular, é diversão ou qualquer outra coisa que o senh@r queira, porventura, re-nomear. 
Não consigo enxergar em tais manifestações mais do que TOLAS GRITARIAS de homens e mulheres acovardados, fragilizados, vitimizados pelo SISTEMA. São 'cordeiros' que vão pedir misericórdia a seus IMOLADORES e a isto não posso classificar senão como uma coisa patética, ridícula. É como se, na selva,  uma hiena fosse pedir misericórdia a um leão faminto. Alguém, inclusive, pode contra-argumentar dizendo: "João, não estamos mais na selva"... E eu realmente lamento por isto. A sociedade e seus sistemas de governo trabalharam toda a vida para MELHORAR o ser humano, mas isto não nos soa como uma grande piada? Aristóteles ensinou que somos "animais políticos"... Alguém já viu aí na floresta, na selva algum animal fazer política? Só os animais civilizados é que fazem política. Quando ergo minha mão para descer na cara de outro rápido grita um terceiro: é contra a ordem, contra a lei, contra a sociedade, é contra Deus e o diabo. Inventamos nomes para aprisionar nossas potências e com isto fizemos com que nossos instintos adoecessem. 
Não somos "animais políticos" como queria o filósofo grego. Eu prefiro a expressão de outro filósofo, desta vez, um alemão que diz que somos "animais doentes". Tais lutas, tais manifestações, tais gritos e gritarias são apenas SINTOMAS da decadência em que vivemos sem dela podermos fugir efetivamente. Esta briguinha ridícula em que o populacho, a ralé moralista sai às ruas para PROTESTAR é fatidicamente o início de uma nova Era cansativa, ridícula e chata que se inicia. É mais um ópio com que as multidões acreditam participar de grandes transformações; é, no meu entender, mais um alucinógeno popular. Mas, queiram Deus e o Diabo que eu esteja errado.Tenho dito!!