quarta-feira, 9 de abril de 2014

Walesca Popozuda e a Filosofia

WALESCA POPOZUDA estourou nas paradas de sucesso com a música "Beijinho no ombro". Um professor de filosofia resolveu pôr em uma avaliação sua para o ensino médio uma questão onde Walesca aparece como "grande pensadora contemporânea". O professor quis ser irônico? Quis provocar espanto, reação, preconceito em seus alunos? Ou simplesmente quis tirar um sarro intelectual com a cara de muita gente? Não me dou a buscar as suas intenções; prefiro tratar as consequências de seu ato. Tratar a funkeira como "grande pensadora contemporânea" é um marco do preconceito intelectual, este me pareceu já um primeiro ponto. Trazer para dentro de uma prova de filosofia do ensino médio uma música - um funk - como o professor o fez patrocinando, sub-repticiamente, preconceito intelectual já revela o proprio nível intelectual do proprio professor e este me pareceu já um segundo problema. É mais do que EVIDENTE que toda esta reação intelectual em torno da questão - sim, porque a propria questão elaborada pelo professor de filosofia é REACIONÁRIA - da música de Valeska não está dentro do status quo dominante, ela não declara, nem jura o pacto sob o qual a sociedade hodiernamente se verga. Revelando o nível em que as relações sociais contemporâneas estão - seja entre guerras acadêmicas ou entre guerras pelo melhor espaço na pista de dança - a música de Walesca sai dos TRILHOS DA IDEALIDADE (idílico moderno) perseguido pelos filhos da tradição POSITIVA - os filósofos e adjacências - e é isto o objeto dos REACIONARISMOS intelectualoides que assistimos por toda a imprensa. Tenho dito!!!!


Cicero Lucena está sendo FRITADO no ninho tucano?

AQUI E ALI o senador Cícero Lucena (PSDB) parece queixar-se do proprio espaço que o seu partido, o PSDB, tem lhe dado quando o assunto é a sua reeleição ao Senado. Cícero disse ainda que a sua fidelidade ao partido e ao senador Cássio Cunha Lima esteve sempre mantida, mas que agora é preciso a RECIPROCIDADE em relação a ele mesmo. Queixou-se de conversas entre Cássio ou o PSDB, supostamente, numa provável aliança com Wilson Santiago. Será mesmo que Cícero será preterido? Aguardemos. Tenho dito!!!!

A política do CAFÉ COM LEITE: o espírito da República Velha

O SENADOR CÁSSIO CUNHA LIMA (PSDB) resolveu ressuscitar a POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE para exemplificar a relação política entre João Pessoa e Campina Grande. A verdade é só UMA: nunca existiu uma relação sequer parecida entre João Pessoa/Campina Grande como acontecia em idos tempos entre São Paulo/Minas Gerais. O fim da política café com leite é demasiadamente conhecido por todos. Nunca houve alternancia de poder entre Campina e João Pessoa no governo do Estado. Cássio exemplifica do seguinte modo: juntando Bayeux, Santa Rita e Cabedelo - áreas conurbadas ao município de João Pessoa - todos estes municípios somados chegam a uma razão eleitoral de 23%, ou seja, é o percentual eleitoral correspondente a São Paulo (23%) em relação ao restante do Brasil. Já Campina Grande representa para o Estado da Paraíba 10% que é o mesmo percentual que representa Minas Gerais em relação ao Brasil. Daí Cássio imaginar que uma politica CAFÉ COM LEITE é o melhor exemplo para construir sua candidatura aqui na Paraíba. O que ele esqueceu de COMENTAR? As más consequencias que resultaram desta prática política para o país inteiro. Uma política que tinha como objeto da propria política O CABRESTO e é justamente a isto a que Cássio se referia. Quem será o 'Coroné' de maior prestigio em João Pessoa? E em Campina? Oh, vida!!! Tenho dito!!!!