quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pós-Graduandos ocupam Brasília pela Valorização das Bolsas de Pesquisa

A Caravana dos Pós-Graduandos a Brasília foi marcada com uma intensa agenda de reuniões e atividades que buscam agregar apoiadores às reinvindicações dos pós-graduandos. Estiveram presentes alunos integrantes de 16 Associações de Pós-Graduandos (APGs), além de representantes de universidades e movimentos pró-APG. A Caravana a Brasília, além de reivindicar por uma política permanente de valorização das bolsas de pesquisa, visa concretizar apoiadores para a proposta de origem do legislativo, popularmente conhecida como PL dos Pós-Graduandos. 
Na reunião quarta-feira (28) os líderes estudantis foram recebidos pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva. Na ocasião as pautas do movimento científico foram apresentadas com intuito de garantir o compromisso da agência de fomento na defesa de uma política de valorização e nos encaminhamentos para a consolidação do PL. O caráter estratégico dessa demanda foi reconhecido pelo presidente, que afirmou que atuará como interlocutor junto ao governo. 
 
Glauco ressaltou o esforço que a agência tem feito no sentido de mudar a situação do quadro comprimido da pós-graduação brasileira e anunciou a criação de novos programas. Um deles é o “Ciência Inovadora” que pretende estimular a inovação tecnológica e social com vistas à interação com a comunidade e aos interesses locais e regionais. De acordo com o presidente, esses jovens beneficiados, serão, daqui 10 anos, a cara da ciência brasileira. Os programas foram apresentados no conselho deliberativo da agência e já percorrem o caminho para sua implementação.  
 
O presidente destacou o papel da ANPG junto a luta dos pesquisadores brasileiros “Vocês possuem uma visão que vai muito além dos interesses imediatos. É um engajamento essencial para a ciência e tecnologia.”
 
Brasília com as cores dos pós-graduandos
 
De baixo do sol forte que fez em Brasília na quinta-feira (29), os pós-graduandos pintaram o Ministério da Educação com as cores dos estudantes brasileiros. Enquanto os diretores e representantes de APGs seguiram para reunião com Aloízio Mercadante, ministro da educação, parte dos estudantes permaneceram no entorno do prédio, panfletando, dialogando com os transeuntes e deixando a marca dos pesquisadores. Berenice, estudante da Escola Superior de Agricultura da USP, enquanto pintava o gramado da esplanada, contou sobre a expectativa para os resultados da Caravana. “Esperamos que o Ministro ouça as nossas reivindicações. Há muito coisa que a ciência já faz pelo país, e é ela quem impulsiona o Brasil para frente.” 
 
Aloizio Mercadante ouviu as demandas da pós-graduação e garantiu que os 10% de reajuste nas bolsas de pesquisa para 2013 está confirmado e não há possibilidade de recuo.  
O ministro citou alguns dados para comparação: Diversas categorias estão em greve e, neste quadro, a 3º maior proposta de reajuste, até agora, é da ANPG que contabiliza pouco mais de 20% - considerando o reajuste de 10%, feito em Julho de 2012, durante o congresso da entidade e o 10% anunciado para Janeiro de 2013. Outros setores receberam a proposta de 15,8%, divididos em três anos partir de 2013. 
 
De acordo com a ANPG é uma informação considerável, porém, há condições para que a corda da campanha seja esticada. Garantir o reajuste é prioritário, mas construir uma política permanente de valorização é estratégico, por isso, a consolidação do PL dos pós-graduandos se faz tão necessário. “Voltaremos para as nossas universidades com a tarefa de ampliar o debater acerca dessa pauta, discutir o seu conteúdo e, principalmente, convencer a base parlamentar de sua importância”, afirmou Luana Bonone, presidenta da ANPG, na plenária final. 
 
Uma moção direcionada à presidente Dilma foi elaborada nos dias que antecederam a caravana. A presidência não pode receber os pós-graduandos, mas direcionou o pedido ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), que representado pelo  secretário executivo, Luiz Antônio Rodrigues Elias, reuniu-se com os universitários. 
 
Blitz no Congresso
 
Separados em pequenos grupos, os estudantes percorreram os gabinetes da câmera e senado federal numa Blitz pelo Congresso. Com panfletos, adesivos e cartazes os deputados foram abordados e apresentados às pautas. Embora o movimento no congresso federal neste período seja menor, os estudantes consideraram a atividade positiva. André Vieira, estudante de Física na Unicamp, acredita que desse movimento há de surgir efeito. “Precisamos encontrar parlamentares que abracem a nossa causa e conheçam o nosso projeto. Somente realizando atividades como essa que fizemos hoje, conseguiremos dar bons rumos à pós-graduação brasileira.“
 
Da redação.

Nenhum comentário: