quarta-feira, 9 de março de 2011

A GUERRA DOS CEM DIAS: Ricardo Imperador

Alguns portais reproduziram um texto sobre OS CEM DIAS do governo Ricardo Coutinho. Bem, eu odeio copiar os outros. Isto, porque tenho minha visão das coisas e dos pretensamente fatos. Mas, farei uma comparação dos quase cem dias do novo governo à Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra lá na EUROPA. Na Paraíba a similute dos “fatos” é gritante. Senão vejamos.  Vamos chamar Ricardo Coutinho de INGLATERRA – sua característica discursiva MORALIZADORA é assustadora – e vamos chamar os servidores públicos de FRANÇA: pro-tempores e demais categorias do Estado como Polícia Militar, Polícia Civil, Delegados, Professores, Médicos, Odontólogos, etc. – a característica, portanto, dos franceses na guerra dos cem anos foi da RESISTÊNCIA -. Guardada as devidas proporções, o conflito entre GOVERNO e Servidores caracteriza, portanto, A GUERRA DOS CEM DIAS do novo governo contra as categorias do Estado. É lamentável que por trás de um discurso moralizador se ache como fundamento discursivo uma DITADURA translúcida. Portanto, é mais do que visível, embora o objeto da GUERRA esteja protegido, é firmar-se dinasticamente no PODER. Proclamando o fim das OLIGARQUIAS paraibanas – com a morte do ex-governador Zé Maranhão – RICARDO COUTINHO inaugura, assim, o período DINÁSTICO em que a voz última do imperador é quem deve prevalecer. Morte aos Líberos Badarós da vida: fim da liberdade de expressão e IMPRESSÃO. Os CEM dias do governo Ricardo Coutinho, portanto, não tem muito o que comemorar. As obras não aparecem e o discurso de EQUILÍBRIO FISCAL, temos a sensação, não findará. A cooptação de quadros partidários de adversários políticos – caso do PMDB – é flagrante e só revela a SUJEIRA debaixo do tapete dos partidarismos institucionais; nomeações duvidosas – como é o caso da digníssima esposa do ex-governador tucano Cássio Cunha Lima  para gerir os museus na Paraíba – são flagrantes; nomeações por favorecimentos políticos como é o caso dos filhos da ex-deputada Chica Motta DESMORALIZA o serviço público e tira toda a credibilidade dos discursos moralizadores como proferido pela ex-prefeita paraibana de São Paulo, Luiza Erundina (PSB). Bem, a terminar assim os 100 dias o governo, de fato, assume para si a responsabilidade da incompetência institucional na gestão da coisa pública. Mas, não só. Lança por terra as promessas de campanha. Ao proferir a morte das oligarquias (embora esteja aliado a um OLIGARCA, Cássio Cunha Lima e disto já deu prova), lembremo-nos que este também era o mesmo discurso de Getúlio Vargas lá no final dos anos 1920 e início dos anos 1930, mas estava aliado a uma das maiores OLIGARQUIAS DO PAÍS, a EPITACISTA da qual João Pessoa era partícipe e, claro, disto soube tirar GRANDES PROVEITOS. Já não nos enganamos com os rumos políticos de uma PROVÍNCIA –recentemente ditada pelo arcebispo D. Aldo Pagotto -. O império está instalado novamente e começou, claro, pela Parahyba.

2 comentários:

Anônimo disse...

Este governo vai mal na saude, segurança ,educaçao emfim em todos os setores,a unica coisa que ele tem focado e factoides com servidores publicos,alterando pensoes e aposentadorias de quem ja tem seus direitos adquiridos pode crer estamoos vivenciando o FACISMO na PARAIBA

EducaçãoPB disse...

Com a devida permissão, republicamos seu belo artigo sobre os cem dias do novo governo, no nosso blog www.educacaopb.blogspot.com.