quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

PIADA DE EDUCADOR: Ensino Médio na Parahyba será de tempo INTEGRAL KKKKKKKK

O governo do Estado da Parahyba - que tem muito VARIADO das ideias - resolveu por meio do que anda chamando, jocosamente, de RE-ORDENAMENTO da educação implantar uma nova modalidade de educação para o ensino médio, trata-se do Programa de Ensino Médio Inovador (PROEMI). Bom, pelo próprio nome do programa quem entende um pouco de educação não vai só rir, vai GARGALHAR. A proposta é bem PEDAGÓGICA, evidente. A primeira grande INOVAÇÃO da proposta é: aumentar em 10 minutos a hora/aula que era de 50 min e agora passará a 60 min (mudança, de fato, significativa); o aluno BATIZADO nestas escolas que adotarão o programa passará mais tempo na escola (o que não significa absolutamente nada em ganhos reais): entrará às 7 horas e só sairá às 16: 30, mas este horário só funcionará de segunda até quinta-feira quando na sexta-feira o funcionamento é apenas pela manhã: vai ver, o secretário pedagogo acha por bem de dá um descanso aos maconheiros mirins e aos professores paus-d'água do Estado: de fato, inovador! A GRANDE inovação mesmo foi apenas de arrumar mais SERVIÇO pros professores que terão sua carga horária aumentada sem o devido aumento, muito provável, remuneratório ou se este existir, fato mais uma vez, IRRISÓRIO: os professores que pegarem serviço nestas escolas estarão lascados, pois terão uma jornada de 40 horas sendo 20 horas para o verdadeiro ofício do mestre, o de sala de aula, e 20 horas para bajulear PEDABOBO nos planejamentos escolares que NUNCA servem para nada, a realidade é intransigente com os pedagogos. A pergunta, então, que logo nos salta à língua é: por que tal programa não fora implantado para atender as necessidades do ensino básio, da formação inicial? Aplicar "tamanha tecnologia" a quem já se acha no "rabo da gata" não é investir, jogar dinheiro fora, pois sem uma boa formação inicial como estes alunos de ensino médio contemplados por um novo programa conseguirão acompanhar novas táticas metodológicas? E qual a formação dos professores que aplicarão novas tecnologias, novos conteúdos no ensino? São os concursados com remuneração líquida inferior a 1 hum mil reais (eis a GRANDE PIADA)? Será que o secretário de Educação, Afonso Scocuglia e o governador Ricardo Coutinho (PSB) combinaram com os alunos do ensino médio as novas "mudanças" que terão eles de se submeter ou esta é mais uma proposta de educação tradicional, verticalizada, outorgada, travestida de inovação: não é o que está parecendo? Parece-me que a proposta da forma posta tem um interesse escuso que se traveste de pedagógica: tirar o adolescente (provável infrator) por um bom tempo de circulação, aplicar-lhe tecnologias de controle, disciplina, afastá-lo da realidade, vamos dizer, criminosa. As propostas de tal programa são FRÁGEIS, não convincentes, são na verdade, em bom termo, IDIOTAS. A única mudança - INOVAÇÃO KKKK - real desta nova modalidade não é conteudística, não é metodológica, não é teórica, é prática, isto é, segurar o maior tempo possível adolescentes em idade de crime suposto, porque de ensino inovador nem mesmo a identidade do programa consegue ser ORIGINAL. Tenho dito!!!!

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