quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Do leitor sobre matéria publicada no Blog do João

Outro dia escrevi uma matéria sobre o ex-apresentador Rafinha Bastos em que ele fazia piada com a APAE: " CHATO PRA CARALHO: Rafinha Bastos fez piada com APAE e deve desembolsar mais 200 mil merréis". Então, um leitor, ao que parece, INDIGNADO resolveu fazer o seguinte comentário sobre o meu post e sobre outro comentário neste post em que diz o seguinte:

Robert Souza disse...
Ridículo. Texto fraco, sem argumentos concretos, só achismo. Tanto o autor do texto como o comentarista são hipócritas. O que não lhes agrada deve ser censurado. E daí que é a APAE? Ela está acima do bem e do mal? E daí que é uma cantora de segunda filha de um sertanejo? E daí? Não gostou? Não veja. Recomende negativamente. Mas proibir? Ah, façam-me o favor. Ok. Vocês deveriam mudar-se para a República Islâmica do Irão.


Voltei. Pra começo de conversa não sei onde o Robert Souza viu apelo de CENSURA no meu texto, mesmo, no comentário de outro leitor; o texto que escrevi também não se pretende nem forte, nem fraco, é apenas um texto de opinião. No meu post digo claramente que a piada do Rafinha Bastos do ponto de vista político é bastante perigosa. Qualquer leitor MEDIANO entenderia, evidente. Mas, há pessoas que preferem - por razões diversas - mirar-se na virilidade bem humorada de um ex-apresentador que para sobreviver NECESSITA realizar tais práticas. Ninguém está pedindo censura no país, quer dizer, pelo menos eu. O fato é que quando se começa práticas de repúdio - disfarçadas com um humor fraquinho, daquele tipo que ninguém sente a força e o poder - é preciso que alguém denuncie. A piada sobre a APAE, claramente, coloca-nos em um cenário entre o rapazinho NORMAL (super-inteligente) que faz piada com os ANORMAIS (os "mongas"). Rafinha diz ter internado seu pênis na APAE depois de usar um preservativo com efeito RETARDANTE. O "efeito retardante" remete-nos diretamente e sem rodeios para o que, talvez, Rafinha Bastos imagine que exista na APAE: "RETARDADOS mentais".  Isto é tão elementar... Veja que não é difícil, então, de começarmos a puxar mais coisas: a eterna luta entre a razão e a loucura, entre a racionalidade e a irracionalidade, entre o equilíbrio e o desespero e nós sabemos o que os racionais fizeram com os irracionais, os loucos, os desequilibrados: para quem não tem POUCA CULTURA, evidente, é a quem me refiro. Evidente, Rafinha não é o CRIADOR do pré-conceito; é apenas o meio por onde ele passa, por onde ideias que não são genuinamente suas expandem-se, ganham força, exercem um determinado poder, circulam, provocam o riso, o deboche, a exclusão que é a natureza deste tipo de humor. Para terminar... Nalguns CASOS a proibição deve ser sim francamente admitida... Não devemos proibir o assassinato ou isto é pré-conceito demais para os liberais do humor? Devemos permitir o estupro ou será muita caretice imaginar o contrário? Tenho dito!!!!

Nenhum comentário: