quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A gentileza situacionista do prefeito Luciano Agra: O arquiteto quer decorar a FAVELA

Eu trabalhei 1 ano na favela São José. Conheço bem o lugar, conheço bem as necessidades daquela gente. Eu era um jovem professor musicista. Eu alimentava esperanças de dias melhores. Ensinava música aos meninos e meninas. Morria de medo de ir trabalhar: se fosse pelo João Agripino, sentia medo de despencar do morro, embolar na ladeira, ser assaltado depois da queda; se viesse por Manaíra morria de medo da ponte de madeira, do rio que fedia, mas me animava ao ver pequenas crianças nadando naquela merda toda. Sabia que se eu caísse ali dentro ainda restava-me esperança de sobrevivência. Fiz amigos na favela. De início, no primeiro dia, fui parado na Rua do Rio (rua ribeirinha às margens do rio) do bairro, queriam saber quem era aquele cara novo no pedaço: "sou o novo professor do Betel". Era a senha: passe livre. Tremi na base. O portão da escola parecia uma peneira: cravejado de marcas de bala. Se chovesse era um desespero: as casas ribeirinhas inundavam, a pequena igrejinha evangélica ficava tomada pela lama e a Escola onde trabalhava alagava, também era ribeirinha. Bom, então, soube que o Prefeito Luciano Agra (PSB-PB) elaborou um PROJETO de URBANIZAÇÃO  da favela. Fiquei feliz. Aquelas pessoas merecem um pouco de DIGNIDADE. MAS, infelizmente, o desejo do prefeito, o desejo da população da favela São José, esbarra na pequenez política de nossa cidade, melhor, na PEQUENEZ política dos nossos políticos de oposição, o projeto está sendo politizado mais do que o necessário. O prefeito para se defender da OPOSIÇÃO ao seu governo DESCEU AO NÍVEL DAS FEZES e disse: "Vários grupos de MARGINAIS estão aderindo ao movimento contra a prefeitura, inclusive, fazendo ameaças às pessoas da cidade e querendo criar um maior tumulto na capital". As diferenças politicas entre a situação e a oposição, neste caso específico, poderiam ter dado uma trégua. Os escândalos do governo de Agra devem ser momentaneamente ESQUECIDOS para facilitar a EXECUÇÃO de URBANIZAÇÃO da FAVELA SÃO JOSÉ. Senhores políticos de OPOSIÇÃO, por favor, AJUDEM o prefeito Luciano Agra - esqueçam de fazer oposição neste caso - e AJUDEM o prefeito realizar o projeto que é da MAIS alta RELEVÂNCIA para a população da favela São José. Ajudem o prefeito a EXECUTAR esta obra, o povo daquele LUGAR agradece. Tenho dito!!!!!

Nenhum comentário: