segunda-feira, 16 de maio de 2011

Show de horrores na hora do almoço

Quem não recorda a cozinha maravilhosa da Ofélia? Aqueles que já tem pêlos nas orelhas sabem bem de quem falo. Aquela senhora que mostrava pela tevê todas aquelas iguarias gastronômicas de dar água na boca. Bem, Ofélia morreu, infelizmente. Mas a tevê paraibana nos presenteia com um cardápio farto, diariamente, em pleno horário de almoço. É coisa que até a Ana Maria Braga corre para baixo da mesa - seja para deliciar, ou esconder-se...

Pois bem, eu me refiro aos programas policiais de teor altamente proteico. Os apresentadores parecem mais "chefs" servindo o menu de criminosos abatidos prontos para o deleite! E, claro, estão fazendo o maior sucesso! Até troca de cadeiras está havendo com esses popstars do horror show. Samuca, por exemplo, das maiores audiencias da TV Arapuã, e se debandou para a Correio ao primeiro sinal de mais fartas verdinhas. Aproveitou e levou consigo seus espirituosos repórteres, Josenildo Gonçalves e,sobretudo o Emerson Machado, para a casa nova. E, observo aí uma mudança no marketing deste último reporter. Se na emissora anterior, ele era "apenas" um jornalista que tornava as matérias risíveis com seu jeito tão peculiar e piscante com os olhos, hoje ele também incorporou um lado babá, tratando presidiarios como criancinhas que vão pra o bercinho (cela), e oferecendo mingau. Ou seja, tem gastronomia até para os pimpolhos. Rir das desgraças é tão mais aliviante que encarar as próprias mazelas, que o telespectador se sente vingado quando um bandido é alvo de chacota por um repórter que, definitivamente, não é exemplo qualquer de ética ou profissionalismo. Lembranças, então, ao nosso querido e sumido Jota Junior:"Olha, não endoideça não"", dizia ele, tão cheio de consciência social. O próprio Samuca (perdão, agora é Samuka!), visto como mais popular em seus tempos de Arapuã, hoje vê seu Ibope descer em taxas inversamente proporcionais à sua feiúra.
A grande sensação do momento, a coqueluche no horário atende pelo nome de Anacleto Reinaldo. Profissional cheio de tato e sutileza, diz em TV aberta ser defensor do Estado ditatorial, odiar cornos e vociferar os adjetivos mais engraçados para descrever seu afeto pelos bandidos. Atualmente, é o grande anunciante dos açougues, e porta-voz maior de impropérios às "fedorentas" e "fedorentos" de plantão. Contudo, já percebe o cansaço dos fregueses em comer o mesmo prato todos os dias.
Não esqueçamos do Lauro Lima, rapaz que ainda está na alfabetização, mas é perfeito em retórica e oratória, e seu semblante sério é cheio de credibilidade. Pelo ridículo, só não é mais risivel que o apresentador da TV Tambaú, Fábio Araújo - aprendiz de Lauro Lima. Não se sabe se pelo Botox ou para deixar o rostinho mais "boyzinho", ele quase nunca (nunca mesmo), emite expressões faciais. O pupilo supera o mestre!
E cá estamos nós, do outro lado, rindo da própria desgraça... para não chorar! Haja presunto no almoço!

Nenhum comentário: