sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

"ROUBARAM" Augusto Rodrigues Carvalho dos Anjos


VI ESTA IMAGEM ali no blog do Tião, pois faz séculos que não vou ao Centro da Capital: mal tenho para comer. Mas, quando costumava circular pelos SEBOS à procura de livros baratos, usados e empoeirados, principalmente, no antigo SEBÃO de Heriberto, quando ainda era na 13 de maio, costumava sempre passar pela GALERIA AUGUSTO DOS ANJOS e cumprimentar a imagem do nosso poeta maior. A relação do NOSSO POETA com o nosso Estado, para quem conhece a historia, foi sempre a pior relação. Augusto sequer desejou ser enterrado aqui depois de morto sendo, portanto, enterrado em Minas Gerais, terra que o acolheu. Tudo bem que a relação de reciprocidade nunca foi boa, mas agora até o seu BUSTO ter sido roubado é um pouco demais. Não respeitaram nem o grande poeta... Que terra miserável! Tenho dito.

DEBAIXO DO TAMARINDO 

No tempo de meu Pai, sob estes galhos, 
Como uma vela fúnebre de cera, 
Chorei bilhões de vezes com a canseira 
De inexorabilíssimos trabalhos! 

Hoje, esta árvore, de amplos agasalhos, 
Guarda, como uma caixa derradeira, 
O passado da Flora Brasileira 
E a paleontologia dos Carvalhos! 

Quando pararem todos os relógios 
De minha vida, e a voz dos necrológios 
Gritar nos noticiários que eu morri, 

Voltando à pátria da homogeneidade, 
Abraçada com a própria Eternidade 
A minha sombra há de ficar aqui! 

Nenhum comentário: