quinta-feira, 21 de junho de 2012

Miss Pirangi e as QUENGAS do Bataclan: Ai, ai, Gabriela KKKK

Ele foi vetado na primeira versão de “Gabriela” (1975) por causa da vigilância pesada em nome “da moral e bons costumes” na época da Ditadura Militar, mas está de volta pelas mãos de Walcyr Carrasco na ótima segunda adaptação da obra de Jorge Amado para a televisão. É Miss Pirangi, interpretado pelo ator Gero Camilo (que casou com Rodrigo Santoro em “Carandiru”).


Ele é o fiel escudeiro de Maria Machadão (Ivete Sangalo) no fervido bordel Bataclan e além de ser garçom é pedicure, manicure e muito mais das “mulheres-damas” do estabelecimento. “Em 75, ele foi calado pela Ditadura Militar. Agora, é mais do que a hora de dar voz e intenção poética ao Miss Pirangi”, observou o ator em conversa durante a festa de lançamento da novela em Salvador.



É o momento de a gente escutar toda essa diversidade, e eu só tenho a me divertir com o  personagem. Como não tenho uma referência da novela anterior para buscar, então a minha preocupação é como intérprete. Mas o Miss Pirangi tem vida própria.” No romance de Jorge Amado, ele é chamado de “o invertido” por ter um papel de gênero longe dos machudos coronéis da trama.



Extrovertido, o personagem é, entretanto, marginalizado na Ilhéus de 1925. “Mas não é por isso que ele é uma voz calada pelo preconceito, ele não deixa de se manifestar.” “Gabriela” estreou no horário das onze da noite na última segunda-feira, 18 de junho, abusando da sensualidade e de cenas libertas como as danças bem homoeróticas entre as meninas do Bataclan.


Mix Brasil + Blog do João

Nenhum comentário: