sexta-feira, 9 de março de 2012

MEDICINA: Juramento de Hipócrates ou juramento de HIPÓCRITAS?

"Eu juro, por Apolo, médico, por Asclépio, Higia e Panacea e por todos os deuses e deusas, a quem conclamo como minhas testemunhas, juro cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito [...] Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.  Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça". (Juramento de Hipócrates)

ESTES são alguns trechos do juramento de Hipócrates, conhecido como o pai da medicina. Bom, o fato é que na Parahyba esse juramento que todo médico faz tem se transformado no Juramento dos Hipócritas. É verdade que a saúde pública no Brasil é péssima, que os Estados e Municípios encontram sérias dificuldades para melhorá-la, enfim. Mas, o que ocorre hoje no Estado da Parahyba TRANSCENDE a toda e qualquer problemática da saúde pública. O governo não consegue nem resolver problemas pontuais sob determinação da justiça. Um paciente por nome de Rui Vanderlei Costa, portador de câncer, faleceu em decorrência do NÃO fornecimento de medicamento por parte da Secretaria de Saúde do Estado. O caso é tão grave que o desembargador José Ricardo Porto acionou o Ministério Público Estadual. Ao saber do falecimento do paciente, o desembargador resolveu encaminhar, à Procuradoria da Justiça, os autos do mandado de segurança, juntamente com as peças que constituem o processo, para que se faça instauração, apuração para que se proceda uma penalização, uma ação de improbidade administrativa contra o secretário de saúde Waldson dias de Sousa. Pois é, enquanto isto o governo nos esfola com pesados tributos e quando não mais interessamos nos mata negando até o básico: medicamento. Tenho dito!!!!

Nenhum comentário: