quinta-feira, 10 de novembro de 2011

II Conferência Estadual LGBT discute políticas públicas e cidadania em João Pessoa


A II Conferência Estadual LGBT começa nesta quinta-feira (10), no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa. O evento, que é realizado até sábado (12), tem o objetivo de discutir, propor e elaborar políticas públicas para o combate à pobreza e à discriminação, como também servirá à promoção dos direitos humanos e da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. 

A comissão organizadora da conferência é composta por representantes do movimento LGBT e do poder público estadual, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH). O tema central é "Por um país livre da pobreza e da discriminação: Promovendo a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis,
transexuais – LGBT”. 


A cerimônia de abertura será nesta quinta, às 19h, no Hotel Ouro Branco, e na
sexta (11) e sábado (12) a programação acontecerá na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em Mangabeira. Um dos destaques do primeiro dia é a apresentação do "Tambores de Safo”, grupo de percussão formado por mulheres de Fortaleza (CE), que promove intervenções político-culturais a partir de uma consciência negra, feminista, lésbica e bissexual. A apresentação será às 22h, na Feirinha de Tambaú.


Dentre os principais temas a serem debatidos na Conferência estão a análise do cenário estadual, nacional e internacional; o diagnóstico das políticas públicas e do pacto federativo para o enfrentamento da pobreza, das violências e da vulnerabilidade relacionadas à população LGBT; a avaliação da implementação e execução do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT na Paraíba; e as diretrizes para a elaboração do I Plano Estadual de Políticas Públicas para a população LGBT.

De acordo com a secretária executiva da SEMDH, Gilberta Soares, a realização da Conferência Estadual LGBT é também um processo de sensibilização de gestores municipais em relação à homofobia no Estado. "O fato de que apenas quatro municípios – João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e Cajazeiras – tenham realizado a conferência é um indicativo do quanto ainda precisamos avançar no reconhecimento dos direitos de LGBT. Por isso, a comissão organizadora convidou representantes de outros municípios que têm movimento LGBT ou gestores sensíveis para participar da Conferência e fortalecer aqueles que, de alguma forma, estão comprometidos com a causa em seus municípios”, destacou. 

PROGRAMAÇÃO Dia 10 (quinta-feira) – Hotel Ouro Branco

19h – Boas vindas e acolhimento

19h20 – Exibição de vídeo com temática LGBT

19h30 – Mesa de abertura e boas vindas das autoridades

20h40 – Conferência de Abertura

Por um país livre da pobreza e da discriminação: Promovendo a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – LGBT

21h20 – Coquetel

22h – Apresentação dos Tambores de Safo, na Feira de Artesanato de Tambaú

Dia 11 (sexta-feira) – Espep

8h – Credenciamento (de 8 às 12h)

9h – Aprovação do Regulamento Interno

10h30 – Mesa temática: Análise do contexto nacional e local em relação às políticas públicas para LGBT

Fernanda Benvenutty – Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra)

Luciano Vieira – Fórum de Entidades LGBT da Paraíba

Dida Figueiredo – SDH/PR

Gilberta Santos Soares – SEMDH

12h – Almoço

14h – Grupos de Trabalho (GT)

18h – Jantar

Dia 12 (sábado) – Espep

9h – Plenária para Apresentação das Propostas dos GT para aprovação

12h – Almoço

14h – Plenária Final – Leitura de Moções e Eleição de delegadas/os para "II Conferência Nacional LGBT”

17h – Encerramento


Secom-PB

Nenhum comentário: