quinta-feira, 7 de abril de 2011

"Botafogo Paraibano, você é o mais belo e... glorioso?"

Os fãs do futebol paraibano que me perdoem. Professor União que me perdoe. Mas o episódio da derrota do Botafogo para o Caxias (RS) já era tragédia anunciada.
Não teve briga na justiça, nem liminar concedida que fortacelesse os mocotós dos jogadores do "Belo", como é carinhosamente chamado o clube pelos torcedores. Também não teve motivação que fizesse o time dar até o que não tem para vencer o Caxias jogando fora de casa. A não ser, é claro, o passeio turístico pela terra dos Pampas e, quem sabe, um chimarrão e um apetitoso churrasco gaúcho. Pois, se depender de futebol, o melhor teria sido permanecer em casa.
Nosso "Botinha" havia perdido a partida de ida, no Almeidão, por 0x1. Mas aí aconteceu o caso Edmundo  - não o "animal", apesar do nosso ter sido "gato" -, mas o atacante que, para a Justiça Desportiva, tinha cumprido apenas três dos quatro jogos de "gancho" em competições nacionais aos quais foi condenado na época em que ainda jogava pelo Campinense, em 2009. Graças ao trabalho dos advogados do clube pessoense, o Botafogo conseguiu e liminar para viajar ao Rio Grande Do Sul. Mas o time que deveria ir apenas para passear, é o que, também, ironicamente, tomou um passeio: 3x1 para o time gaúcho. O gol de honra do Belo foi marcado por Charles Miller - perdão, Charles Wagner (descendente longínquo do grande compositor alemão Richard Wagner) -, que recebeu uma medalha de honra ao mérito e foi recebido esta manhã por uma multidão de torcedores do Bota. Depois, ele ainda saiu no carro dos Bombeiros acenando para a população pessoense, que, comovida, jogava-lhe flores e beijos, e logo mais almoçará com o Governador "Mago" Ricardo Coutinho no Palácio da Redenção.
Perdão, Professor União, mas resta-nos apenas brincar. Pois rir é o melhor remédio. Brincar e assistir Botafogo e Treze se enfretarem umas trezentas vezes durante o ano, para ver quem manda de galo, pelo menos aqui, dentro da província paraibana!

***

Nenhum comentário: