sexta-feira, 22 de junho de 2012

PRA INGLÊS VER: Universidades da PB estão entre as piores do Nordeste, aponta índice inglês



NEM PRECISAVA DESSE ÍNDICE PRA SABER QUE A UFPB ESTÁ PRA LÁ DE BAGDÁ COM UM DEDÃO NA BOCA. AFINAL, A UFPB SE TORNOU UM "COLEJÃO".


A Paraíba ainda não tem muito o que comemorar quando o assunto é a posição de suas universidades no ranking do instituto britânico Quacquarelli Symonds (QS) – que serve de índice para o mundo inteiro - na categoria “universidades da América latina”.

De acordo com o resultado, a UFPB e UFCG aparecem entre as piores da região Nordeste, ficando atrás das universidades Federais de Pernambuco, Bahia, Ceará e até do vizinho Rio Grande do Norte. Enquanto essas aparecem na 40ª, 59ª, 84ª e 110ª respectivamente, a UFPB aparece em 120º lugar, seguida de perto pela UFCG, que aparece em 121º.

Apesar de tão decepcionante desempenho, uma notícia acalenta os acadêmicos paraibanos: a UFPB subiu 55 posições em relação à mesma avaliação feita em 2011, enquanto a UFCG subiu 56.

Enquanto as paraibanas cresceram, as demais despencaram: UFPE caiu 6 posições, a UFBA 17, a UFC 8 e a UFRN 13.

O ranking QS leva em conta os seguintes quesitos: reputação acadêmica das universidades e dos seus profissionais, artigos publicados, relevância das pesquisas na internet, tamanho e quantidade de alunos da universidade.

Topo da lista - A Universidade de São Paulo (USP) foi classificada como a melhor instituição de ensino superior da América Latina de 2012, entre as 200 avaliadas.

Além da USP, oito universidades brasileiras aparecem entre as 25 melhores da América Latina. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é 3ª colocada, seguida das federais do Rio de Janeiro (UFRJ), 8ª, Minas Gerais (UFMG), 13ª, Rio Grande do Sul (UFRGS), 14ª, São Paulo (Unifesp), 15ª, Universidade Estadual Paulista (Unesp), 17ª, PUC-Rio, 18ª e Universidade de Brasília (UNB), 25ª.

Apenas outros quatro países aparecem com universidades posicionadas entre as 25 primeiras: México (5), Chile (4), Argentina (4) e Colômbia (3).

Em relação ao ranking de 2011, o primeiro do QS exclusivo para a América Latina, as sete melhores instituições brasileiras mantiveram suas posições, quatro subiram, uma permaneceu onde estava e duas recuaram. A UFRJ avançou 11 posições, a Unifesp 12, a PUC-Rio 3, a UFMG 2 e a UFRGS manteve-se no 14º lugar. Perderam posições: Unesp (1) e UNB (13).  


Mais PB + Blog do João

Nenhum comentário: