quinta-feira, 7 de junho de 2012

EDUCAÇÃO no Brasil nunca dará CERTO: exceto se LAICIDADE for reconhecida


EDUCAÇÃO, SISTEMA DE ENSINO, PROFESSORES, no Brasil, nunca FORMARAM escola. Temos nos COLÉGIOS PÚBLICOS, e mais, nos PRIVADOS, grandes extensões das Igrejas (CATÓLICA E REFORMADA: que tá mais pra DESINFORMADA). Na prática, os professores nunca deixaram de ser PADRES, pior, da Escola de Loyola e Anchieta. Eis, portanto, um primeiro diagnóstico CRUDELÍSSIMO: nossas escolas são confessionários mal administrados por padres metidos a professores: mal formados. Em seguida temos que o CONHECIMENTO (fundamental, médio e superior) aplicado, pelo menos, no Brasil, não consegue transcender em NÍVEL ao primário: o que se aprende nas EXTENSÕES DAS IGREJAS e que no Brasil se APELIDA de Escolas não transcende à antiga QUARTA SÉRIE: até aí aprendemos a decodificar os sinais gráficos (alguém chama isto LEITURA, ALFABETIZAÇÃO, etc), aprendemos aritmética (rudimentos da matemática), algum conhecimento de Ciências Sociais (rudimentos de História e Geografia) e ARTES  (colar palito de PICOLÉ ou trançar JORNAL VELHO): eis, portanto, o nosso sistema escolar, educacional. Para isto, os governos no Brasil GASTAM verdadeiras FORTUNAS. NO FINAL do FUNDAMENTAL, na primeira fase, @ alun@, salvo RARÍSSIMA EXCEÇÃO, não sabe situar-se nem no TEMPO, nem no ESPAÇO; consegue PASSAR um troco com AJUDA de máquina de calcular e acha ARTE ABSTRATA algo relacionado a PSICOSE, ESQUIZOFRENIA ou algo que o equivalha. 
O Ensino Médio, então, é REPETIÇÃO de tudo isto com a diferença BASTANTE PRETENSIOSA de que se aprofundarão TEMAS DETERMINADOS. Na realidade, o que temos são PROFESSORES mal formados e desinformados, presos a um sistema POLÍTICO-RELIGIOSO que os oprime (impede-lhes de falar), a LIBERDADE DE EXPRESSÃO lhes é venalmente vetada e suas PALAVRAS, quando conseguem ser de alguma rebeldia, rapidamente, são INVERTIDAS contra eles próprios que de REBELDES passam à condição de ULTRAJADOS. Professores não são mais do que MARIONETES que UNIVERSIDADES - quando produzem - produzem. Professores MONSTRIFICAM o conhecimento em PROL das regras das ESCOLAS, isto é, dos cursos de extensão das IGREJAS. Perguntas de ALUN@S são respondidas MAGICAMENTE como fazem as nossas professorinhas do primário quando um certo Joãozinho lha indaga: "Professora, como surgiu o mundo?" e a tia responde: "Foi Deus quem fez". No ENSINO MÉDIO esta resposta não é DESAFIADA, pelo contrário, é em muitíssimos casos alimentada; algumas vezes, o professor sabido consegue DISFARÇAR para não passar por ateu ou à toa. Temas contemporâneos como homossexualidade são SILENCIADOS e professores ajudam a perpetuar o pré-conceito mantendo pouca resistência às instâncias superiores. São, na maioria, marionetes que JUSTIFICAM seu próprio fracasso pela temeridade de perderem seus empregos de 'MADAME'. Por que emprego de MADAME? Evidente, professor no Brasil não trabalha: tenta ACERTAR é a dose do psicotrópico mais adequado em suas salas de aula. Reproduzem os PRECONCEITOS e FECHAM os olhos para os clamores de muitos alunos. Aceitam SUJEITAR-SE por uma NINHARIA de salário: a baba que alimenta sua prole. 
Assistimos ao DESESPERO e ao DESTEMPERO de alguns governos em relação ao ENSINO MÉDIO: como enquadrá-lo? Alunos pra lá da PUBERDADE, com os genitais em chamas, com a televisão instigando-lhe o PERFIL ERÓTICO noite e dia. Falar nas PARTES PUDENDAS sem destemor e sem cerimônia é impossível: a regra cristã NÃO ADMITE o corpo: esconder o corpo para tentar SALVAR  alma é o que anima, nos dias de hoje, os nossos reles professores com ensino superior, mas com MENTALIDADE PRIMÁRIA: conseguiram seus diplomas, mas não suas MAIORES IDADES INTELECTUAIS.
NÃO RARAMENTE, todo aquele discurso de MUDANÇA DE MENTALIDADE ou FAZER UMA REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO não transcende às balelas idiotas do pedagogismo brochante. EM SALA de aula o professor é um DITADOR e o aluno um "JUDEU idiota" que o fascismo subjetivo de cada professor parece alimentar. A estrutura física da Escola não é diferente da de uma prisão, nem a sua mentalidade consegue dizer o contrário: a direção da Escola é a "poderosa CHEFÃO". IR à Escola é no pior dos males: monótono. Ver as reprises do BOB ESPONJA é mais divertido. Professores preconceituosos que EXPULSAM das escolas homossexuais afeminados, travestis e prováveis drag-queens; a Escola no Brasil é um tipo de INVESTIMENTO de maldades: ali, na Escola, pratica-se todo tipo de ATROCIDADES, mas como protegem o significado com a CAPA DO SIGNIFICANTE, o real com a capa do que é MORAL, os pobres, principalmente, os pobres, experimentam NA REALIDADE o que significa a EXPLORAÇÃO do POBRE pelo POBRE em nome de Deus, da Moral e dos BONS COSTUMES. E a Escola? Ah, a Escola que EXPLODA!

João Cândido Tessar

Nenhum comentário: