segunda-feira, 21 de maio de 2012

A Çoçologia de biquíni e a Estoria de maiô



... Ainda pouco atendi a um amigo por telefone... Cultuador dos defuntos - mas, não é kardecista! - ele trazia à minha paz, tranquilidade os desertos de sua alma de cientista mirim. Um debate glorioso rondava-lhe o espírito, atiçava-lhe a idiotice, instigava-lhe o pensar, zombava de seu capital intelectual, enfim, fazia-lhe sucumbir diante de problemas idiotas que os cientistas sociais - especialmente, os Çociólogos praticantes de Magia Negra - costumam se colocar.  "Mas, veja, João: o que é a Sociedade?" indagava-me com voz canônica - Cá pra nós, sinceramente, já estava quase vomitando. Então, bromador que sou sempre, respondi-lhe: "Pensa numa gorda. Veste-a com um biquíni fio-dental. O que restar de fora é a Sociedade". Ele não entendeu a piada, quis me admoestar com a sua verborragia intelectualóide. Então, dei-lhe vazão. Ele, claro, aproveitou. "Então, diga-me cá: Marx diz que nada existe senão na História. E que só conhece uma História [apesar de existir VÁRIAS estórias: prova que Marx era um completo IDIOTA]. A História da luta de classes. Mas, e em tempos em que não existia a sociedade como conhecemos hoje, isto é, as sociedades industriais: como podemos pensar... Sei lá?" Rapidamente, admoestei-lhe dizendo: "Eureka, nobre colega. Esta Estória aí é a Estória de maiô". Putz, o cara se irritou. Mas, expliquei-lhe: "Ao passo que o biquíni separa o que é pobre do que é rico, mecanicamente, o maiô junta tudo no mesmo espaço preservando um bom bocado da individualidade". Ele desligou o telefone na minha cara, pobrezinho, muitíssimo chateado comigo e com os meus deboches pseudo-acadêmicos. Mas, olha aí, Braudel Jr uma perguntinha acadêmica: "Se a Çoçologia está para os biquínis e a Estória pré-marxista para os maiôs como é que fica a Nova História cool dos ANALLES?" Tenho dito!!!

Nenhum comentário: