segunda-feira, 2 de abril de 2012

Um dia histórico para o Movimento Nacional de Pós-Graduandos


#MinhaBolsaNaoAumentou, mas se depender da mobilização dos pós-graduandos brasileiros, vai aumentar!
 
A paralisação nacional, organizada pelos pós-graduandos em universidades de todo o país no dia 29 de março, sem dúvida escreveu uma página importante nos 25 anos de história da ANPG e pautou uma reivindicação justa e importante para o Brasil.
 
 
Leia também:
 
 
Em campanha desde 2010 pelo reajuste das bolsas de mestrado e doutorado – com valor congelado desde o dia 1º de junho de 2008 –, no último 29 de março, APGs, mestrandos e doutorandos deram provas de ousadia, irreverência e principalmente muita responsabilidade com o rumo da pesquisa brasileira, ao organizar um movimento de proporção poucas vezes vista na história do movimento.
 
A ANPG reivindica uma política de reajuste das bolsas de pesquisa por entender que valorizar quem está na ponta, lá no laboratório, na biblioteca, em campo e na sala de aula, é um elemento fundamental para a constante melhoria da qualidade das pesquisas no país.
 
Uma nação que pretende assumir protagonismo em fóruns e organismos internacionais, que caminha para ser um destaque mundial em termos econômicos, precisa compreender o papel da ciência e tecnologia no seu desenvolvimento econômico, social, ambiental, cultural, etc. E precisa traduzir esta preocupação em investimentos políticos e de recursos, tanto para garantir as melhores condições para a realização das pesquisas, quanto para garantir boas condições também aos pesquisadores, ou seja, às pessoas que dedicam suas vidas ao desenvolvimento de pesquisas nas mais variadas áreas do conhecimento e em busca dos mais diversos resultados e conclusões. 
 
 
 
Pressionados por uma realidade de corte nos orçamentos da Educação e da Ciência e Tecnologia e pelo longo tempo de congelamento do valor das bolsas, os pós-graduandos brasileiros deram uma aula de compromisso com o país, em torno de uma pauta absolutamente legítima e em defesa de um desenvolvimento possível e necessário.
 
Parabéns a todas as APGs, pós-graduandos e demais apoiadores que participaram das mobilizações do dia 29 de março de 2012. Faremos novas ações, manteremos nossa campanha viva, assim como continuaremos inflamando o debate acerca da importância da ciência e tecnologia para o Brasil se apresentar como o gigante que é diante do mundo e, sobretudo, em benefício do seu próprio povo. Continuem mobilizando em suas universidades, com ações cotidianas, cartazes, campanha eletrônica, busquem apoio junto a conselhos, dirigentes, divulguem o abaixo-assinado, abordem cada integrante do governo que pisar no seu instituto... Enfim, sejamos incansáveis, porque a nossa bandeira é justa para os pós-graduandos e importante para o Brasil!
 
Por fim, convoco os pós-graduandos a debaterem os Desafios Brasileiros no 23° Congresso da ANPG, que será de entre 3 a 6 de maio de 2012 na Unifesp, São Paulo/SP. 
 
Um grande abraço da ANPG!
 
Elisangela Lizardo
Presidenta 

Nenhum comentário: