quarta-feira, 28 de março de 2012

Pós-graduandos da COPPE entregam carta e abaixo-assinado ao Ministro Raupp



No último dia 16 de março, o Ministro de C,T &I, Marco Antonio Raupp proferiu a aula inaugural na COPPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Durante a aula o ministro destacou questões como a ciência no Brasil e falou da importância da inovação para o desenvolvimento sustentável e os desafios da próxima década.
Aproveitando a oportunidade, uma comissão de representantes do corpo discente da COPPE entregou dois documentos ao Ministro: um abaixo-assinado com 329 assinaturas (12% dos estudantes de mestrado e doutorado da COPPE) e uma carta que expunha as dificuldades dos pós-graduandos de "sobreviver" com o valor da bolsa de estudos defasada. A carta contém também uma proposta de reajuste do valor das bolsas.
De acordo com o documento: “Avaliando o PNPG 2011-2020, afirmamos que as condições atuais tornam a vida do pós-graduando incompatível com suas necessidades básicas de sobrevivência, pouco atrativa e excludente. Com o cenário atual de remuneração, apenas as classes mais abastardas “terão direito” ao ensino de pós-graduação de qualidade. A não resolução dos problemas da má remuneração aos pós-graduandos e da falta de condições básicas para o desenvolvimento de pesquisa científica no Brasil poderá impactar de forma negativa a área científica em curto e médio prazo, restringindo avanços tecnológicos e desestimulando o ingresso de jovens talentos numa área tão importante para o desenvolvimento do País.”
A ação é parte da Campanha de Bolsas da ANPG.
Participe do 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, de 3 a 6 de maio em São Paulo, na UNIFESP. 

Nenhum comentário: