quinta-feira, 22 de março de 2012

A bichisse da psicanálise... A propósito, a psicanálise não está falida? KKKKKK

Ah, outro dia ouvi uns "toma no cu, viado" no salão nobre do prédio onde resido. Rápido, aglomeraram-se radicais de esquerda, radicais de direita, médico-psiquiatra, psicólogo, psicanalista e espíritas, aos montes. Da janela do meu apartamento eu sorria, muito! Lembrei deste evento porque o psicanalista italiano residente no Brasil e colunista da FALHA DE SÃO PAULO, Contardo Calligaris, resolveu escrever em sua coluna um artigo em defesa da causa homossexual. Disse Calligaris

Quem enxerga o desejo sexual do outro como uma patologia é sempre moralista. Em matéria de sexo, patologizar é o jeito moderno de estigmatizar e policiar (conselho: fuja de parceiros que acham você "doente") 

Voltei. Sinceramente, não entendi o que Calligaris quis dizer com "quem exerga o desejo do OUTRO como uma patologia é sempre moralista". Em tempos idos a psicanálise - boazinha que sempre foi - não desejou a morte dos homossexuais por acreditar que eles sofriam de uma "doença" que Freud (fróide) chamou de PERVERSÃO. Para não me estender tanto... A perversão no adulto - sim, porque Freud considerou primeiro a perversão nas crianças na sua brilhante obra de 1905 - é o desvio de objeto e objetivo sexuais, ou seja, o desejo e o sexo orientados não para a heterossexualidade e a pro-criação: 1) caráter moralista da psicanálise. Evidente, estas ideias estão superadas porque a psicanálise faliu. A própria 'ETIOLOGIA' da homossexualidade formulada por Freud - o complexo de édipo - também já está superada. O moralismo tem suas raízes na moralidade, na moral, na excrecência da moral. Acusar de moralista a quem não teve ensino adequado, a quem não teve acesso suficientemente adequado para tratar estas questões é querer aparecer. Se meu vizinho do 412 acha que o nosso vizinho do 515 é doente porque é gay ele, naturalmente, não está sendo moralista. Ao contrário, ele está respondendo a uma DEMANDA CIENTÍFICA (só lembrando que fora a ciência do séc. 19 até meados do séc 20 quem patologizou as práticas sexuais desviantes) que não a demanda científica de nossos dias, traduzindo: falta-lhe uma ATUALIZAÇÃO do sistema. Não dá pra todo mundo, de repente, aceitar que ser viado é uma coisa natural, que Deus e o Diabo são a mesma pessoa, que Jesus não veio salvar ninguém por meio do sacrífico da crucificação. Não dá pra dizer que os cristãos-protestantes são moralistas porque acham que os espíritas-kardecistas recebem "encostos" para doutrinação. Enfim, mas tudo isto não passa de um ponto de vista que reflete o lugar e a obra daquele que late imaginando que fala. Tenho dito!!!!!

Nenhum comentário: