sábado, 14 de janeiro de 2012

VALORIZAÇÃO DAS BOLSAS DE PESQUISA: ANPG inicia o ano em reunião com MEC


Na tarde de ontem (11/01), a presidente da ANPG, Elisangela Lizardo, esteve em Brasília reunida com o Secretário de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa.
A Sesu é a unidade do Ministério da Educação responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior e a pauta central da reunião foi o reajuste das bolsas.
O secretário demonstrou apoio ao pleito da ANPG e se comprometeu a ajudar a construir uma audiência sobre o assunto com a presidenta Dilma Rousseff.
A pressão da ANPG sobre o MEC faz parte da estratégia da entidade no sentido de alertar o governo para a necessidade do reajuste das bolsas. Em 20 de dezembro do ano passado diretores da entidade haviam se reunido com o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, para debater as pautas fundamentais da pós-graduação brasileira: direitos dos pós-graduandos (incluindo o necessário reajuste das bolsas e a questão do vínculo empregatício), o Programa Ciência Sem Fronteiras e o próximo congresso nacional dos pós-graduandos (CNPG). leia matéria completa aqui
Organizar uma audiência pública convocada pelas comissões que tratam de Educação e de Ciência e Tecnologia na Câmara dos Deputados (CEC e CCTCI) para pautar a questão também está nos planos da entidade para 2012.
Próximos passos
Neste sábado (14), a diretoria executiva da ANPG reúne-se em São Paulo para elaborar o calendário de atividades do ano, com destaque para a Campanha de Bolsas e o XXIII Congresso Nacional dos Pós-Graduandos.
A pressão institucional vai continuar e todas as APG’s estão convocadas. Organize atividades da Campanha em sua Universidade! Sugestões e dúvidas podem ser enviadas para o email comunicacao@anpg.org.br ou através do perfil @anpg no twitter!

Da Redação.

Nenhum comentário: