quinta-feira, 22 de setembro de 2011

APGs mobilizam por todo o Brasil e fazem Twittaço nesta quinta: #reajustedebolsasja


Instalação de um contador de dias sem reajuste, mural de apoiadores da campanha, vídeo-depoimentos, passagem em sala com distribuição de panfletos, reuniões de pós-graduandos para discutir o assunto.... no país inteiro o movimento se organiza para divulgar a Semana Nacional de Mobilização pelo Reajuste de Bolsas Já! E nesta quinta-feira (22) é dia de Twittaço. Divulgue a hashtag #reajustedebolsasja!
 
Pressão
 
Nessa sexta-feira (23) a APG da USP de Ribeirão Preto fará um ato e entregará oabaixo-assinado pelo reajuste de bolsas ao presidente do CNPq, Glaucius Oliva, que estará na universidade. Sexta é também o dia do ato que a APG da UFScar está mobilizando em São Carlos. A atividade está marcada para ocorrer a partir das 13h30, da UTI até a Portaria da Área Sul da universidade.
 
As primeiras atividades da Semana Nacional de Mobilização pelo Reajuste de Bolsas Já, que começou segunda-feira (19) e segue até essa sexta-feira (23), foram uma festa-protesto da APG PUC-Rio, um debate na Unifesp e um ato irreverente organizado pelas APGs da Unicamp. 
 
Contador de dias
O movimento de pós-graduandos da Unicamp (Pró-Pós), que já fez festa de 3 anos sem reajuste e ato com coleta de moedas em um cofre com formato de porquinho, planeja instalar um mega contador de dias. As APGs da Unicamp fazem uma vigorosa campanha, com cartazes feitos por eles espalhados por toda a universidade, além de diversas atividades e uma permanente campanha virtual. 
 
 
A proposta foi absorvida pela APG da USP-FOB, em Bauru, cuja estratégia também é colocar na universidade um contador de dias sem reajuste das bolsas de mestrado e doutorado (que já são 1.208 nesta quinta-feira). 
 
Em sala de aula
 
Os pós-graduandos das universidades federal e estadual do Pará (UFPA e UEPA) estão divulgando a campanha em cada sala de aula e distribuindo materiais pelos corredores das universidades. O movimento também está gravando um vídeo com depoimentos de apoiadores da campanha, que será divulgado pelos perfis da ANPG no Twitter (@anpg) e no Facebook (Associação Nacional de Pós-Graduandos). 
 
Divulgar os panfletos da campanha é também a estratégia da APG da PUC-SP e da APG da Unifesp.
A APG da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) divulga a campanha com faixas espalhadas pela universidade e enviou um documento oficial ao pró-reitor da universidade comunicando sobre a reivindicação do movimento pelo reajuste das bolsas. 
 
Já na Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, a APG instalou um mega mural para que os apoiadores da campanha deixem suas mensagens e assinaturas.
 
No parlamento
 
No Ceará, os pós-graduandos da UFC e da FIC pautaram com parlamentares do estado para que façam pronunciamentos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal em defesa do reajuste das bolsas. Saiba como pressionar também as autoridades do Poder Executivo clicando aqui.
 
Organizando o movimento
 
Diversas APGs organizam reuniões com pós-graduandos para mobilizar a campanha, como é o caso da UFG, em Goiânia; da UFSC, em Florianópolis, e da USP de São Carlos.
 
Até em universidades onde há debate sobre greve, como é o caso da UFAC, a APG se mobiliza e procura realizar atividades em parceria com os servidores. A campanha também será apresentada na Assembleia Legislativa do Acre. 
 
A UnB também enfrenta greve, mas a APG garantirá uma reunião com os pós-graduandos na Colina (moradia) e pretende fixar uma faixa reivindicando o aumento do valor das bolsas em frente à sede da Capes, em Brasília.
 
Pelas ruas e pela rede
 
Além das ações nas universidades, os pós-graduandos promovem uma campanha virtual por toda a semana, sendo um destaque o Twittaço marcado para esta quinta-feira (22), com a hashtag #reajustedebolsasja
 
Envie também um vídeo com a sua opinião sobre o reajuste das bolsas. Pode ser via webcam, câmera do celular, da máquina fotográfica, tanto faz. O importante é que o vídeo termine com a frase "Reajuste de Bolsas Já!". Envie para reajustedebolsasja@gmail.com e também para o perfil da ANPG do Twitter e o do Facebook, além de todos os seus contatos, claro.
 
Participe!
ANPG

Nenhum comentário: