sábado, 17 de setembro de 2011

16/09/2011 Unicamp faz ato, Unifesp debate e PUC-Rio festa-protesto: a campanha de bolsas está a todo vapor



No último dia 31 de agosto, enquanto cerca de 10 mil pessoas participavam da Marcha dos Estudantes em Brasília, os pós-graduandos da Unicamp também se mobilizaram.
O movimento dos pós-graduandos da Universidade, denominado Pró-pós, organizou um ato com cartazes e... cofrinhos! Com os porquinhos na mão, os integrantes das 8 APGs da universidade e pós-graduandos que aderiram à campanha saíram pedindo moedas. O irreverente objetivo é fazer uma doação da quantia arrecadada ao governo federal para ver se assim é possível completar o Orçamento da União a fim de garantir o reajuste das bolsas de mestrado e doutorado.
As 81 fotos do divertido ato podem ser conferidas em álbum postado no Facebook.
Na Semana Nacional de Mobilização pelo #reajustedebolsasja, o Pró-pós da Unicamp vai lançar um mega contador de dias sem reajuste em novo ato para movimentar a universidade.

Unifesp
Nesta semana outras duas ações deram largada às movimentações da semana pelo #reajustedebolsasja. Na quarta-feira (14) um dos debates da 1ª Semana dos Pós-Graduandos da Unifesp foi sobre bolsas. A ANPG foi convidada para debater com mais de 100 pós-graduandos presentes à atividade a respeito da atual situação do acúmulo de bolsas com atividade remunerada – visto que há muita incerteza sobre as regras e critérios desde a confusão gerada pela Capes e pelo CNPq em maio deste ano. A campanha pela valorização das bolsas também foi discutida e a APG se animou a realizar uma mobilização na próxima semana (19 a 23). Chegou a se falar em paralisação das pipetas durante uma hora, como forma de protesto.
PUC-Rio
Na quinta-feira (15) foi a vez da APG PUC-Rio realizar sua ação na campanha, com uma festa-protesto no espaço cultural da entidade.  Confira as imagens da sede da APG PUC-Rio, em campanha permanente pelo reajuste.
Semana Nacional de Mobilização
Nesta semana de 19 a 23 de setembro, convocamos todos(as) os(as) pós-graduandos(as) brasileiros(as) a se incorporarem em uma grande campanha de coleta de assinaturas do abaixo-assinado e ações nas universidades, além de uma grande campanha virtual.

Vale passeata, ato com nariz de palhaço, festa-protesto de aniversário dos 3 anos sem reajuste, mural de apoiadores da campanha,paralisação do seu laboratório por 1h, coleta demoedas para garantir o orçamento do MEC e do MCTI para aumentar o valor das bolsas,contador de dias sem reajuste, debates,moções de apoio e qualquer ação que consiga chamar a atenção da comunidade universitária ao problema da desvalorização das bolsas de pesquisa. 
Participe também da campanha virtual com a hashtag #reajustedebolsasja e ajude na divulgação do abaixo-assinado e das ações da campanha pelo Twitter e pelo Facebook. Envie vídeo com a sua mensagem em apoio à campanha (sempre finalizando com a frase “Reajuste de Bolsas Já!”) e ajude a fazer uma verdadeira enxurrada de e-mails nas caixas de mensagens de representantes do poder Executivo e do Legislativo a partir de segunda-feira (19).
 Participe!

Nenhum comentário: