terça-feira, 26 de abril de 2011

MÚMIA DO MORALISMO: Ariano Suassuna

Já assisti a algumas palestras do velho Ariano Suassuna, famoso no meio artítico-literário, importante intelectual brasileiro, blá, blá, blá. Entretanto, ele resolveu INSURGIR-SE contra o chamado FORRÓ DE PLÁSTICO, claro. Para tanto ele USA e ABUSA de seu moralismo que não vou chamar artístico porque a ARTE não comporta este tipo de moralismo, senão, vejamos: o que o velho paraibano, morador de pernambuco, diria de um Marquês de Sade? de um Jean Genet? Ah, enfiar um pau no cu de um adolescente, por exemplo, sendo pela veia artística de Sade é LOUVÁVEL, talvez, sendo, então, pelas mão de um Genet em Querelle vira coisa ARTISTICA e LITERARIAMENTE bela. Leiam o que
Ariano escreveu sobre as bandas de forrós:
"Aqui o que se autodenomina 'forró estilizado' continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem 'rapariga na platéia', alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é 'É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!', alguma coisa está muito doente. Sem esqu ecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos"

Fico imaginando antes de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro o que era o São João com algum tipo de música autêntica. De fato, eu quase me esquecia de NABOKOV ao descrever a sua LOLITA, praticamente, beleza infantil com desejo sexual animal, mas quem paga o pato é o homem mais velho. O moralismo SEXUAL de Ariano Suassuna salta-nos às vistas: MONOGAMIA, regras, etc sexuais foram ditadas pelas instituições totais como a Igreja, por exemplo. Qual o problema em transar a 3, a 4, 5 etc? E Ariano ainda toma uma letra de uma música que diz: “É, vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!”. A depender a leitura que faça isto é completamente normal, natural dentro da realidade de milhares de pessoas que praticam o sado-masoquismo: e qual o problema? Eu concordo com Ariano quando ele diz que alguma coisa está doente: claro, o MORALISMO de um poeta, escritor, armorialista, isto sim, deve está doente. Seus valores. Desculpa Ariano, você é muito importante para a arte, mas a tua leitura da vida ficou muito atrasada e já não dá mais para COSER com moralismo as práticas sexuais, sociais da vida cotidiana. E contra este discurso MORALIZADOR é que me insurjo com veemência. Tenho dito!

*Ajude o blogueiro a ganhar dinheiro: clique nos anunciantes

Nenhum comentário: