sábado, 25 de setembro de 2010

Política X Verdade


O jornalista Agnaldo Almeida publicou no portal de política de Fabiano Gomes (http://www.politicapb.com.br/) uma matéria intitulada "As pesquisas na hora da verdade" e eu vou tomar a liberdade de reproduzir um trecho aqui que diz que 

"Aqui na Paraíba os leitores já começam a perceber que a hora da verdade está chegando. Há informações de que os responsáveis pelas próximas pesquisas estão botando o pé no freio, baseado naquele princípio de que não dá pra enganar a todos durante todo o tempo."

Evidente que o jornalista não tem a preocupação de indagar o que a verdade é, pois seria muita filosofia para um portal de notícias políticas. Mas, podemos nós, os leitores, indagar-nos, pelo menos, qual a natureza da "verdade" que Agnaldo Almeida faz alusão. Verdade que os portais políticos escondem, não arriscam a levantar o tapete a fim de que possamos descobrir a FICHA SUJÍSSIMA que ele esconde. A verdade, ao que me parece, é só uma: voto compulsório (a justiça eleitoral arrumou um termo mais JUSTO: obrigratório) que antagoniza com a liberdade popular da democracia (princípio da liberdade, princípio da contradição); pedem para que o eleitor se conscientize das mazelas políticas do Estado, dos maus políticos, e na contramão nos obrigam a votar, compulsoriamente (obrigatoriamente); pedem para que analisemos a vida pregressa de nossos candidatos quando o que chamamos POVO sequer saber distinguir Tomé de Bebé; pedem para que não negociemos o nosso voto, mas nada fazem com as negociatas de gabinete dos partidos políticos, dos conchavões, das coligações, dos usos e abusos da máquina pública tão evidente; criminalizar, pois, o voto do mais humilde, do mais pobre PODE, pois negociar  o voto nesta instância é ilegal, mas fechamos os olhos quando o assunto é a negociação dos partidos, do troca-troca político-partidário cujo fim único é o próprio interesse. Bem, a verdade é esta Agnaldo. A verdade é que o negócio do pobre é criminoso e o negócio do rico é político!






 

Nenhum comentário: