sexta-feira, 29 de novembro de 2013

A GRANDE BATALHA: A estética X Os cromossomos (gênero ou transgênero?)

ACABO de escrever uma TESE (de doutorado) a respeito de gênero, sexualidade, discurso - especificamente a respeito de TRAVESTIS -. No debate contemporâneo as/os travestis - "determino" aí o gênero pelos artigos onde as significa travestis (do masculino para o feminino) e os significa travestis (do masculino para o feminino) -. Ocorre que, nos estudos acadêmicos, eles/elas aparecem sempre de uma perspectiva bastante envelhecida e empobrecida. Se de um lado, os pesquisadores articulam-se para aí estudá-l@s a partir de delineamentos biológicos, biologizantes (com uma pegada de negação), por outro, muitos pesquisadores vão buscar na política sua redenção (travesti). Todo o debate gira, então, ao redor de questões envelhecidas e empobrecidas. Se por um lado  não se pode mais afirmar que nascemos homens ou mulheres em detrimento de nosso aparelho genital, antes, de nossa estrutura anatomo-física (adeus ao sexo cromossômico), por outro lado também não se pode afirmar - senão por um ato de vontade - que travestis se constituem por insubordinações, insurreições, subversões políticas de gênero (com pegadas intencionalistas, etc.). Minha TESE, justamente, propõe a superação destas ideias (destas duas TESES contrárias). Você, então, poderá indagar-se: então, o que você defende? Infelizmente, ainda não posso publicar nada mais afundo aqui, porque ainda não a defendi. A partir do próximo ano, quando já terei defendida e apresentada para toda a comunidade acadêmica interessada, enfim, poderei ventilar os seus resultados mais surpreendentes. Por enquanto, então, basta vocês saberem quem nem o biológico, nem o político dão conta - senão por vias IDEOLÓGICAS bastante acentuadas, pronunciadas - de analisar melhor o que se acostumou apelidar, chamar de transgênero. A propósito, outra falha dos estudos, do estado da arte (dos debates contemporâneos): o transgênero ou a transgeneridade AINDA NÃO EXISTE. Abaixo você poderá conferir uma matéria bem interessante de "uma menina" que por meio de técnicas e tecnologias ligadas ao gênero obteve sua "transformação, reinvenção, correção da natureza, readequação e termos correlatos que se usa hoje em dia nos estudos de gênero" para um novo programa de gênero: o gênero masculino. Boa leitura!


***


Transexual polonês mostra sua transformação de gênero feminino para o masculino; veja!


"Gato", "perfeito", "lindo", eu casava!". Estes são alguns dos elogios que o polonês Oliver vem recebendo nos últimos dias. O jovem transexual, de 20 anos, resolveu criar um blog onde conta sobre os processos de transformação que envolveu sua cirurgia de readequação sexual.
Em "Loading Oliver", além de dar dicas voltadas ao universo masculino, como se barbear, obter um corpo mais definido e dietas, o rapaz responde de forma clara e objetiva dúvidas relacionadas à terapia de reposição hormonal, na qual se submete desde abril de 2011.

Além de textos, Oliver publica fotos que mostram passo a passo o processo de sua transformação. A imagem abaixo é uma delas.
Entre outros assuntos, o jovem aproveita para quebrar preconceitos em torno da sexualidade de gênero. "É engraçado como até mesmo as pessoas que se assumem trans acham que podem ficar sozinhas, não arrumar ninguém. Elas precisam saber que não são as únicas transex no mundo. O que as torna únicas são suas escolhas", escreveu.
Sobre as cirurgias em si, Oliver conta que já passou pelo processo de readequação sexual e também retirou as mamas. "Eu costumava ter uma sensação muito desagradável nos primeiros meses pós-operatório. Parecia que eles não estavam mais lá, a não ser pela cicatriz que me fazia lembrar", conta o rapaz sobre a sensação pós remoção dos seios.
Apesar do sucesso do seu blog, Oliver diz que tem uma vida normal como qualquer outro garoto e que passa boa parte do seu tempo se dedicando aos estudos, já que acaba de iniciar o curso de designer de produtos.
Confira abaixo um dos vídeos de Oliver onde ele mostra o processo de sua transformação do gênero feminino para o masculino.


Fonte: Blog do João + Revista A CAPA

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Escolarização e Educação

ESTOU NO FIM do meu doutoramento em Sociologia e tenho já nova e profundíssima preocupação: a escola e a educação. Ando vencendo todas as LEIS que aí se estabeleceram para normatizar, regular, legislar a seu respeito. Ando já vencendo muitas pedagogias e pedagogos. Ando já com uma imensa vontade de superação do MODELO ÚNICO de escola e educação que aí estão postos disfarçados sob mil matizes aparentes. Que NOVÍSSIMA INSTITUIÇÃO opõe-se ao modelo escolar e de educação que temos? Até o momento temos uma escola de FRACOS. Já não será o momento de INVENTARMOS a escola de FORTES? 

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Renúncia, Luceninha, Carta ao Povo de Cabedelo

O SENADOR Cícero Lucena (PSDB) disse que a renúncia do prefeito de Cabelo, Luceninha, é um "ato de desespero". Bom, como todos sabem, sou bastante franco. Se é para qualificar o ATO diria que foi um ato de POUCA OUSADIA, de burrice mesmo, claro, considerando apenas os MOTIVOS APARENTES ditos pelo próprio prefeito renunciante: a dívida da prefeitura é enorme e sua gestão/administração é impossível. No entanto, o agora ex-prefeito de CABEDELO em CARTA ABERTA AO POVO deixa nas entrelinhas transparecer mais do que gostaria as forças que lhes instigaram à renúncia. Diz Luceninha que,

"a história de um homem público deve ser escrita com a caneta da coragem. E coragem é ter a capacidade de assumir seus limites, de só ir onde suas pernas podem suportar. Ter coragem, às vezes, é aceitar que não podemos ir além"

 "a glória do poder carrega com ela sabores inimagináveis. Tarefas árduas, missões difíceis rondam a cadeira cobiçada"

Para quem não reparou, mas a escrita de Luceninha é toda em PRIMEIRA PESSOA. Os problemas relatados na carta são MENOS problemas de ordem pública do que PESSOAL o que significa dizer em miúdos: LUCENINHA estava sendo pressionado. POR QUEM? As especulações e o tempo dirão. De que sabores inimagináveis estaria falando Luceninha? Que árduas tarefas, que missões difíceis são essas que RONDAM a cadeira cobiçada? Como ninguém acredita em CONVERSA DE POLÍTICO o desafio da Esfinge continua: "DECIFRA-ME OU EU TE DEVORAREI".

Leia a CARTA na íntegra

Ao povo de Cabedelo

Há onze meses exerço com orgulho o mandato que o povo de Cabedelo me confiou para administrar essacidade que amo. E é para esse povo que me dirijo agora para anunciar uma decisão sofrida, solitária, mas muito pensada e de caráter irrevogável. Depois de noites insones refletindo sobre o caminho que deveria seguir cheguei a conclusão que a história de um homem público deve ser escrita com a caneta da coragem. E coragem é ter a capacidade de assumir seus limites, de só ir onde suas pernas podem suportar. Ter coragem, às vezes, é aceitar que não podemos ir além, mesmo sabendo que iremos decepcionar aqueles que amamos e que em nós depositaram a sua confiança.

Administrar Cabedelo é uma honra da qual me orgulharei para o resto da vida. Mas a glória do poder carrega com ela sabores inimagináveis. Tarefas árduas, missões difíceis rondam a cadeira cobiçada. Agradeço a Deus a oportunidade de realizar o sonho acalentado; à minha família, pelo amor incondicional; aos servidores da Prefeitura, pela dedicação; aos amigos pelo apoio de todas as horas; e ao povo de Cabedelo peço perdão por não cumprir até o fim todas as promessas feitas. A todos, peço a compreensão para que não me julguem, apenas acreditem que está acima das minhas forças suportar o fardo que hoje carrego.

De cabeça erguida deixo a Prefeitura de Cabedelo nas mãos do companheiro Leto que tem toda a competência para levar adiante o novo tempo começamos a construir nesta cidade. Como cidadão, continuarei trabalhando pelo seu desenvolvimento. Peço o apoio da população e a ajuda da Câmara Municipal para que o companheiro Leto possa governar até o final da gestão. Entrego neste momento os destinos da minha querida Cabedelo ao vice-prefeito Leto que assumirá a titularidade a partir de agora conforme preconiza a Lei Orgânica do Município.

Se nessa jornada a alguém magoei ou prejudiquei, peço que me perdoe. Se alguém pude ajudar de alguma forma, fico feliz que não tenha sido em vão. A todos, estarei sempre de portas abertas em minha casa, no seio de minha família, como sempre estive. Fiquem com Deus.

José Maria de Lucena Filho (Luceninha)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

2 em 1: PLC 122 e o MEC de Mercadante

1 PLC 122 - O PL DA PIADA

BOM, depois de um tempo muito longo, de acertos e desacertos, amanhã, dia 20 (do corrente), quarta-feira, será levado para votação em plenário (no Senado) o FAMOSÍSSIMO PLC 122 que trata a respeito do PRECONCEITO HOMOFÓBICO. O texto que será apresentado foi BARGANHADO por determinadas instituições e dentre as tais a que mais saiu LUCRANDO - coisas indulgentes - foi a instituição religiosa: padres, pastores, bispos, arcebispos, até o PAPA no VATICANO poderá fazer CHURRASCO DE BICHA no púlpito. POR QUÊ? O novo texto - guarda-chuva - enfia nas mesmas especificações e tipificações NEGROS, PUTAS, DONZELOS, VELHOS, COXOS, MALANDROS e, claro, BICHAS, VIADOS E AS CAMINHONEIRAS, LEIDES E TRAVAS. O movimento negro NÃO GOSTOU MUITO DA IDEIA de ter sido misturado aos QUEERS (estranhos, esquisitos), mas, no fim, depois de muitas negociações, acabou entendendo que faz parte mesmo do GRANDE GUARDA-CHUVA que é agora este novo texto, este novo PL 122. Enfim, pastores, padres e correlatos diretos e indiretos poderão QUEIMAR AS BICHAS nas Igrejas, fazer até um churrasco de .... Fica a dica.


2 O MEC DE MERCADANTE

O ministro da EDUCAÇÃO resolveu dizer que os PROFESSORES brasileiros são pessimamente REMUNERADOS no Brasil e que, ao passo que seus SALÁRIOS NECESSITAM DE REAJUSTES REAIS e não apenas acompanhar a inflação, NECESSITAM MELHORAR A QUALIDADE DO QUE FAZ EM SALA DE AULA. Bom, tenho cá minhas dúvidas... Concordo em parte com o MINISTRO. Há professores que são, realmente, pessimamente remunerados e outros que são remunerados até demais. Os que são pessimamente remunerados? AQUELES QUE SE VOLTAM contra a PEDAGOGIA DO PAULO FREIRE, A PEDAGOGIA DA DIREÇÃO ESCOLAR E DOS SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO (EM SEUS ESTADOS E MUNICÍPIOS), DA MORAL E DOS BONS COSTUMES BRANCOS E PRECONCEITUOSOS, DA VIDA EDUCACIONAL COMO TRAMPOLIM PARA A VIDA MATERIAL, etc. Os outros? Ah, os outros são... Você entende, né?

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Da NOIA de Descartes ao IMPÉRIO DA RAZÃO acadêmica de hoje: nossa descoberta

NÃO IREI ME DELONGAR muito como costumo fazer. Não desta vez. Lembro que na escola primária, nos primeiros anos de de-formação intelectual as professorinhas - formadas pelo velho curso normal - ensinavam sem titubeios que NÓS, OS SERES HUMANOS éramos racionais e que isto nos elevava acima de toda a fauna. Ficávamos encantados em saber que de todo os bichos da fauna éramos os mais privilegiados, os mais importantes. 
Bom, até bem pouco tempo os cientistas acreditavam fatidicamente que o tamanho do cérebro era sinônimo de maior ou menor inteligência, racionalidade. De fato, estávamos na ERA DA PEDRA LASCADA do saber. Passamos agora para a ERA DA PEDRA POLIDA onde há muito mais MAQUIAGEM POLÍTICA em termos dos conhecimentos do que RAZÃO. Bom, o fato é que hoje em dia - contrariando a velha tese de que o ser humano era dotado com nada menos do que 100 bilhões de neurônios - os cientistas descobriram que não transcendemos aos 86 bilhões de "neuras". Nossa, grandessíssima descoberta! Na comparação com os cães, por exemplo, somos OS CARAS DA INTELIGÊNCIA. Tadinho dos nossos leais amigos... Possuem apenas em média 160 milhões de neurônios. Então, seguramente, muita gente acredita que é RACIONAL porque tem 86 bilhões de neurônios. Mas, e se a relação fosse um pouco invertida para descobrirmos a racionalidade, o que poderia acontecer? Será que a NOSSA TÃO VENERADA RACIONALIDADE não é em parte fruto de OCASIÃO POLÍTICA? Vejamos, então.
O que há de mais desenvolvido nos cães senão o seu FARO, isto é, o seu sentido olfativo? Vamos aos números... Os seres humanos, aqueles dos 86 bilhões de neurônios, têm apenas 5 milhões de células olfativas e um JUÍZO BEM GRANDE. Os cães possuem entre 200 a 220 milhões de células olfativas. Você sabe o que isto quer dizer? Que seria, então, de um SER HUMANO, se comparássemos em termos de racionalidade - percepção do mundo pelo olfato -? Os seres humanos tornar-se-iam SERES IRRACIONAIS e, na fauna, teriam um bem pequeno prestígio. A conclusão parece bem lógica: O QUE CHAMAMOS DE NOSSA RAZÃO E QUE NOS COLOCA NO TOPO DA FAUNA É APENAS FRUTO DE UMA ATIVIDADE POLÍTICA, não de uma superioridade natural. 

domingo, 10 de novembro de 2013

Sempre o velho FERREIRA GULLAR: não ter razão para inventar a paz

ACHO QUE TODOS SABEM que costumo ler a Folha de São Paulo - a versão gratuita - aos domingos. E como sou um pouco briguento costumo sempre pegar no pé do velho poeta Ferreira Gullar. Neste domingo que amanhece tão frio aqui em casa corri rápido para o computador para ler o poeta. Hoje ele resolveu escrever sobre "frases". Mas, o que me importa é menos suas frases do que suas tiradas racionalistas sobre a paz. Num parágrafo muito profundo de sua inteligência artística diz-nos o poeta que,

 Falando sobre o conflito entre palestinos e israelenses, observei que ambos os lados alegam estarem com a razão e, enquanto isso, vêm se matando há mais de 50 anos. Acho que eles deviam parar de ter razão --disse eu então-- e fazer um acordo de paz. E contei também como, certo dia, minha namorada veio me encontrar para irmos ao cinema, mas começou uma discussão entre nós, cujo desfecho foi ela pegar a bolsa e ir embora. Eu fiquei ali, cheio de razão, mas triste para cacete. Então disse a mim mesmo: o que importa não é ter razão, mas ser feliz.

Esta "frase" em negrito fora cunhada pelo poeta num colóquio da vida numa Flip (Feira/Festa Literária de Paraty). Este velho poeta nunca ouvira dizer que a paz é, de certa forma, a continuação da guerra de um modo um tanto mais silencioso ou impronunciável? Outro efeito desastroso que quer nos inocular o poeta é o fato de assumirmos o INVENTO - popular - de que a felicidade necessita de paz. Alguém por favor grite: A FELICIDADE SÓ PODE EXISTIR COMO UM FENÔMENO DA GUERRA. Pronto, falei. Se israelenses e palestinos cessarem fogo, chegarem a um acordo, firmarem a paz inevitavelmente chegarão ao estado espiritual do POVO BRASILEIRO: não ter pelo que lutar, então, engordarão e lotarão todos os consultórios de saúde mental de suas nações. Criarão Estados de dementes, ociosos, felizes e, claro, em PAZ.