TENHO CONVERSADO com muita gente. Ouvido atentamente o que me dizem e lido mais de uma vez tudo que me chega por e-mail, links no telefone, comentários avulsos ou queixas noturnas de alguns camaradas e amigos. Percebo e sou sensível às sua preocupações com o "nosso" Brasil. Para muitos sou um pessimista, para outros um frustrado, para mais outros um cara politicamente desencontrado, enfim, respeito todos estes predicados embora não concorde com nenhum deles. Para todos vocês que dedicam um pouco de atenção ao que escrevo aqui vão meus sinceros agradecimentos. Mas, vejamos.
OUVI DE UM CAMARADA que as MANIFESTAÇÕES provocaram a QUEDA DAS TARIFAS DE ÔNIBUS, provocaram a DERRUBADA ou o ARQUIVAMENTO DA PEC 37, fez a presidente Dilma Rousseff (PT) cancelar sua agenda política internacional, a fazer pronunciamento (a ter princípios de incêndio com o aliado PMDB) e mesmo que extemporânea e inconstitucionalmente convocar ou a, pelo menos, colocar em debate a ideia de uma nova CONSTITUINTE, a convocar um plebiscito mesmo que a CONSTITUINTE não seja possível. Então, indaga-me: e agora, diante de tudo isto não é esquisito que te mantenhas resistente à tuas ideias "anti-manifestações"? Resposta: NÃO.
Tenho cá minhas dúvidas e desconfianças. Tais manifestações fazem CÓCEGAS apenas no que se chama de GOVERNABILIDADE (o PT de fato está muito PREOCUPADO, mas com DILMA, LULA E 2014!) e nem de longe ARRANHA O SISTEMA por inteiro, PORQUE, pelo visto, nossos MANIFESTANTES DE RUA estão muito satisfeitos com o nosso SISTEMA POLÍTICO DE DEMOCRACIA; as tais MANIFESTAÇÕES exigem MUDANÇAS QUALITATIVAS e não ESTRUTURAIS ou CONCEPTUAIS. Talvez, alguém diga: O PROBLEMA NÃO É A ESTRUTURA, MAS A QUALIDADE Dos SERVIÇOS OFERECIDOS.
Enfim, penso agora que a Câmara Federal e o PODER EXECUTIVO deram juntos um GOLPE DE ESTADO (cf. Gabriel Naudé, por favor a este respeito). Li na imprensa LOCAL que os AGUERRIDOS DEPUTADOS estavam batendo pino. Achei uma análise simples, sem criticidade. Penso, então, que o que os deputados fizeram foi manter, conservar o seu poder, RE-EQUILIBRAR as forças políticas: ou seja, GOLPE. Não é medo da TURBA, nem da opinião pública, mas estratégia POLÍTICA de defesa. Isso faz parte das MANOBRAS POLÍTICAS dos GOLPES DE ESTADO: diante das ameaças fingir-se de CORDEIRINHOS E EMPRESTAR TODO TEMPO E ORELHAS PARA OUVIR OS RECLAMOS POPULARES.
A presidenta Dilma, certamente, fora orientada a fazer o mesmo. Estes são GOLPES que a população não enxergam, porque DEMONSTRAM fazer o BEM quando na verdade mantêm os MAUS no poder. A opinião pública acredita que está PRESSIONANDO os governos quando na verdade está dando MISSAS para o DIABO.
A ideia de DEMOCRACIA, verdadeira SÍNDROME DE ESTOCOLMO, "é um fato" e como tal, parece, NINGUÉM quer discuti-lo. É FILOSOFIA demais para uma TURBA que CLAMA por justiça social e ali, assim, NO CALOR DA HORA. Ridículo que QUEIRAMOS ESCOLHER (o ideal de Democracia que temos é este) quem vai nos GOVERNAR (Que tenhamos "decidido" pelo GOVERNO DEMOCRÁTICO), decidir por todos os rumos de todos; é ridículo que não PONHAMOS EM DEBATE ideias velhas sobre JUSTIÇA que, parece, é algo distante de todo CIDADÃO BRASILEIRO, porque me parece que a ideia de JUSTIÇA não transcende muito a aplicabilidade de determinadas LEIS a determinados casos.
AS MANIFESTAÇÕES, parece-me, têm um OBJETIVO: pleitear o ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL (Estado dos fracos). Transporte público de qualidade e a preço mínimo (senão livre), melhor QUALIDADE de educação (e aí aparece uma incógnita a respeito deste "MELHOR QUALIDADE"), avanços e melhorias nos serviços de saúde e segurança, efetivo controle do ESTADO em matéria de segurança pública. Todas as exigências, reivindicações passam NECESSARIAMENTE pelo debate sobre o nosso sistema político democrático ou, noutros termos, tudo isto se resume em efetivamente discutirmos sobre o que é DEMOCRACIA, mas este é considerado pela MAIORIA dos manifestantes um PAPO CABEÇA DEMAIS e que, no momento, não convém debater. A política das manifestações é esta: FICA-SE COM O SISTEMA QUE TEMOS, exigiremos apenas o que nos podem dar.
ENQUANTO os pequenos monstrinhos correm às ruas para MANIFESTAREM suas pífias insatisfações, nas GRANDES TORRES DO PODER CENTRAL os GRANDIOSÍSSIMOS MONSTROS articulam um jeito de entregar OURO DE TOLOS para TOLOS. Tenho dito!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário