A II Conferência Estadual LGBT começa nesta quinta-feira (10), no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa. O evento, que é realizado até sábado (12), tem o objetivo de discutir, propor e elaborar políticas públicas para o combate à pobreza e à discriminação, como também servirá à promoção dos direitos humanos e da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
A comissão organizadora da conferência é composta por representantes do movimento LGBT e do poder público estadual, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH). O tema central é "Por um país livre da pobreza e da discriminação: Promovendo a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis,
transexuais – LGBT”.
A cerimônia de abertura será nesta quinta, às 19h, no Hotel Ouro Branco, e na
sexta (11) e sábado (12) a programação acontecerá na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em Mangabeira. Um dos destaques do primeiro dia é a apresentação do "Tambores de Safo”, grupo de percussão formado por mulheres de Fortaleza (CE), que promove intervenções político-culturais a partir de uma consciência negra, feminista, lésbica e bissexual. A apresentação será às 22h, na Feirinha de Tambaú.
Dentre os principais temas a serem debatidos na Conferência estão a análise do cenário estadual, nacional e internacional; o diagnóstico das políticas públicas e do pacto federativo para o enfrentamento da pobreza, das violências e da vulnerabilidade relacionadas à população LGBT; a avaliação da implementação e execução do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT na Paraíba; e as diretrizes para a elaboração do I Plano Estadual de Políticas Públicas para a população LGBT.
De acordo com a secretária executiva da SEMDH, Gilberta Soares, a realização da Conferência Estadual LGBT é também um processo de sensibilização de gestores municipais em relação à homofobia no Estado. "O fato de que apenas quatro municípios – João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e Cajazeiras – tenham realizado a conferência é um indicativo do quanto ainda precisamos avançar no reconhecimento dos direitos de LGBT. Por isso, a comissão organizadora convidou representantes de outros municípios que têm movimento LGBT ou gestores sensíveis para participar da Conferência e fortalecer aqueles que, de alguma forma, estão comprometidos com a causa em seus municípios”, destacou.
PROGRAMAÇÃO Dia 10 (quinta-feira) – Hotel Ouro Branco
19h – Boas vindas e acolhimento
19h20 – Exibição de vídeo com temática LGBT
19h30 – Mesa de abertura e boas vindas das autoridades
20h40 – Conferência de Abertura
Por um país livre da pobreza e da discriminação: Promovendo a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – LGBT
21h20 – Coquetel
22h – Apresentação dos Tambores de Safo, na Feira de Artesanato de Tambaú
Dia 11 (sexta-feira) – Espep
8h – Credenciamento (de 8 às 12h)
9h – Aprovação do Regulamento Interno
10h30 – Mesa temática: Análise do contexto nacional e local em relação às políticas públicas para LGBT
Fernanda Benvenutty – Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra)
Luciano Vieira – Fórum de Entidades LGBT da Paraíba
Dida Figueiredo – SDH/PR
Gilberta Santos Soares – SEMDH
12h – Almoço
14h – Grupos de Trabalho (GT)
18h – Jantar
Dia 12 (sábado) – Espep
9h – Plenária para Apresentação das Propostas dos GT para aprovação
12h – Almoço
14h – Plenária Final – Leitura de Moções e Eleição de delegadas/os para "II Conferência Nacional LGBT”
17h – Encerramento
Secom-PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário